Autoavaliação do programa
O processo de autoavaliação do PPGO é um instrumento fundamental para a garantia da qualidade e excelência do programa. No contexto, esse processo assume um papel estratégico, pois permite identificar pontos fortes, oportunidades de melhoria e desafios a serem superados. Através de uma análise não somente crítica, mas também reflexiva, a autoavaliação contribui para o aprimoramento contínuo das atividades de ensino, pesquisa e extensão, alinhando o programa às demandas da sociedade.
Nosso processo de autoavaliação tem sido bem estruturado e participativo pontos essenciais para que os resultados sejam efetivos e transformadores. A participação de todos envolvidos — docentes, discentes, técnicos-administrativos e egressos — enriquece a análise, garantindo diferentes perspectivas e um diagnóstico mais abrangente. Essa abordagem colaborativa fortalece o compromisso coletivo com a qualidade e promove um senso de pertencimento e responsabilidade compartilhada.
Além disso, a autoavaliação nos conduz a construção de um ciclo virtuoso de melhoria contínua. A partir dos dados e reflexões gerados, é possível estabelecer metas claras, planos de ação realistas e mecanismos de monitoramento via indicadores que garantam a implementação das mudanças, mas também a efetividade das mudanças implementadas. Dessa forma, o PPGO a UNICEUMA tem atendido às exigências das avaliações externas e se consolidado como uma referência em excelência acadêmica e inovação na área na região norte e nordeste.
Outro ponto a ser destacado, é como se deu o preparo da autoavaliação. Nesse sentido, o Comitê de Autoavaliação coordenado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da instituição, iniciou o planejamento das ações para a avaliação interna dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em 2019, tendo em vista as Portarias MEC nº 321/2018 e 148/2018 para Avaliação de Entrada e Avaliação de Permanência para Programas de Pós-Graduação e constituição de Grupo de Trabalho para Ficha de Avaliação. O resultado foi a elaboração do Projeto de Autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu. O Projeto de Autoavaliação para os Programas de Pós-Graduação stricto sensu considerou relevante a formação do Comitê de Autoavaliação e a determinação dos eixos centrais para o desenvolvimento da Autoavaliação em tais programas da UNICEUMA, além de considerar as últimas avaliações externas quadrienais e fatores de qualidade e identidade dos programas. A padronização da autoavaliação do PPGO se baseia sobretudo no relatório publicado em 2019 pelo Grupo de Trabalho da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para Autoavaliação de Programas de Pós-graduação. Ainda, Leis, Portarias, Diretrizes e documentos institucionais podem e são utilizados como instrução complementar para a padronização da autoavaliação do PPGO.
Como estratégia para a autoavaliação do PPGO, o método/ferramenta utilizado é via formulário on-line de coleta das informações, sendo requisitado o consentimento do(a) respondente no início do preenchimento. Os formulários são preenchidos com garantia de anonimato do(a) respondente.
Os itens avaliativos presentes no formulário on-line são definidos pelo Colegiado do PPGO, com participação dos docentes e representantes discentes, permitindo respostas abertas e fechadas, para posterior metodologia de análise quali-quantitativa.
A periodicidade da autoavaliação é anual, sendo realizada, de preferência, ao final de cada ano. Além disso, a avaliação de cada disciplina ocorrerá após a sua conclusão via sistema acadêmico.
O planejamento do programa se alinha com o PDI, assim os resultados da autoavaliação são utilizados no ajuste do planejamento estratégico do PPGO, ou seja, a autoavaliação institucional é utilizada como ferramenta essencial na criação de indicadores para os processos decisórios, tanto os administrativos quanto os acadêmicos. Além disso, ressalta-se que o planejamento estratégico do PPGO se encontra vinculado ao PDI, visto que o Projeto de Autoavaliação Institucional da UNICEUMA o qual é executado pela CPA, que é composta com a participação de representantes dos segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, capazes de conduzir os processos das avaliações interna e externa da Instituição, bem como de sistematizá-los através de relatórios. A partir da inclusão da Autoavaliação na Pós-Graduação stricto sensu, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa estabeleceu parceria com CPA da UNICEUMA, com a participação da Coordenadoria de Pesquisa e Coordenadorias de Programas de Pós-Graduação stricto sensu para a institucionalização do Projeto de Autoavaliação, visando a melhoria contínua dos serviços educacionais prestados em âmbito de pós-graduação, constituindo-se em permanente processo de gestão, ferramenta estratégica, criteriosa e participativa. Como princípios basilares da Autoavaliação nos programas de pós-graduação são considerados:
A Autoavaliação atua como um processo de monitoramento da qualidade do programa, em todos os níveis de atuação, sendo sua aplicação voltada para a participação de todos os atores envolvidos com os programas, seu processo formativo, produção de conhecimento, atuação e impacto político, educacional, econômico e social.
A Autoavaliação é coordenada por profissionais com expertise em avaliação, tendo a coordenação da CPA, da Coordenação de Pesquisa, dos coordenadores dos programas de pós-graduação, representantes discentes dos programas de pós-graduação e corpo técnico-administrativo. Adicionalmente, a autoavaliação é realizada de forma sistemática permanente com consulta à comunidade interna, cujas informações obtidas são processadas, analisadas e expostas aos atores envolvidos por meio de sugestões para reparação dos problemas, assegurando-lhes engajamento no processo;
A Autoavaliação é conduzida no sentido do aperfeiçoamento da missão pedagógica com foco na formação discente pós-graduada na perspectiva da inserção social e/ou científica e/ou tecnológica e/ou profissional; na formação de profissionais críticos, com capacidade técnica e humana; com propósito social, no sentido de atender as necessidades da população e empoderá-las em saberes que promovam qualidade de vida. Desta forma, a Autoavaliação não se traduz em um instrumento punitivista dos atores envolvidos no processo.
As análises e as recomendações da Autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação, como processo integrado, levam em conta o contexto institucional, local, regional, nacional e mundial, de forma a caracterizar os aspectos críticos e as soluções desejadas e possíveis. Por fim, o Programa de Avaliação Institucional (PAI) da Universidade CEUMA (UNICEUMA) sendo concebido como um processo permanente desenvolvido e utilizado como instrumento para identificar deficiências, promover melhorias nas fragilidades observadas e introduzir as mudanças que significarem uma melhoria imediata da qualidade da educação, e é utilizado como uma ferramenta que auxilia na evolução institucional a partir dos processos de planejamento e avaliação institucional. Respeitada a missão institucional da UNICEUMA o PAI tem dois objetivos centrais: a) Avaliar a IES como uma totalidade integrada que permite a autoanálise valorativa da coerência entre a missão e as políticas institucionais efetivamente realizadas, visando a melhoria da qualidade acadêmica e o desenvolvimento institucional; e b) Privilegiar o conceito da autoavaliação e sua prática educativa para gerar na comunidade acadêmica autoconsciência de suas qualidades, problemas e desafios para o presente e o futuro, estabelecendo mecanismos institucionalizados e participativos para a sua realização.
A avaliação inclui além das atividades acadêmicas as atividades administrativas, com o objetivo de proporcionar o autoconhecimento institucional, visando a melhoria da qualidade acadêmica e o desenvolvimento institucional.
Resultados
Os resultados da avaliação advindos da CPA, foram discutidos em reuniões de planejamento realizadas a cada início de semestre letivo com docentes e técnicos administrativos do PPGO-UniCeuma. Reuniões com discentes também foram realizadas, a fim de discutir fraquezas/, fortalezas potencialidades e melhorias apontadas pelo corpo acadêmico. A partir da autoavaliação os seguintes aspectos foram detectados e passaram a ser alvos de ações específicas no nosso planejamento estratégico:
1. Infraestrutura dos laboratórios específicos para as atividades de pesquisa;
2. Serviço da secretaria da Pós-graduação;
3. Divulgação do processo seletivo do programa no site da Universidade;
4. Apoio a permanência do discente no programa;
5. Internacionalização – oferta de palestras com professores de instituições estrangeiras;
6. Integração do programa com a graduação
Evidencia-se, através dos resultados apresentados neste relatório, a expressiva e crescente participação ao longo do quadriênio de discentes, docentes, técnico-administrativos e coordenadores do Programa avaliado, cujos percentuais de participação foram respectivamente 58,14%, 71,43%, 75% e 100% em 2022 e 90%, 93, 100% e 100% em 2023. Por outro lado, observamos a necessidade de sensibilização para participação de egressos nos próximos ciclos de Autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da UNICEUMA, público que não aderiu ao formulário específico.