Tradução:

Artigos

Infraestrutura

O programa de doutorado da parceria UNICEUMA-UFU conta com infraestrutura distribuída em ambas instituições e adequada aos objetivos propostos.

 

Laboratórios para pesquisa UNICEUMA
A UniCEUMA possui atualmente uma infraestrutura que comporta o desenvolvimento de pesquisas no Doutorado em Odontologia e áreas afins graças à manutenção e à disponibilização de novos laboratórios de pesquisa. Assim, atualmente contamos com 9 laboratórios, além de uma sala de cultura celular (10) e um biotério (11) com alas de criação, experimentação, quarentena e recuperação pós-cirúrgica. Em todos estes laboratórios os discentes realizam pesquisas vinculadas aos projetos de tese e também são desenvolvidas atividades de iniciação científica. Os laboratórios dedicados ao PPGO são descritos abaixo:

1) Laboratório de ensaios mecânicos: Possui Máquina de Ensaio Universal (EMIC); Estereomicroscópio com sistema de captura de imagem e Tablet acoplado; Estereomicroscópio de bancada; Sistema de Pressão intrapulpar; Máquina de Escovação; Termocicladora; Politriz programável; Máquina de corte ISOMET; Balança analítica; Prensa hidráulica; Destilador; Freezer; Geladeira; Dispositivo para aquisição e análise de Fotografias para pesquisa; Câmera Nikon D70 com lente 100 Macro; Computadores All in One como ferramenta de pesquisa; e Impressoras.

 

2) Clínica de Odontologia: Três clínicas com 35 (trinta e cinco) boxes cada, equipados para tratamento odontológico e disponíveis para o desenvolvimento de pesquisas clínicas.

 

3) Laboratório de Biologia Molecular de Microrganismos Patogênicos
Apresenta 3 termocicladores, 2 equipamentos para eletroforese horizontal e vertical, transiluminador, equipamento para transferência de proteínas, 2 fontes para eletroforese, fotodocumentador de géis, espectrofotômetro, microcentrífuga refrigerada, estufa de CO2, máquina de gelo, 3 freezers a -20ºC, freezer a -80ºC, 3 geladeiras, forno de microondas, capela de fluxo laminar Classe II A1, balança analítica, incubadora B.O.D., bicos de bunsen com gás encanado, jarras de anaerobiose, autoclave vertical, banho-maria com agitação, microscópio óptico, microscópio invertido, microscópio de campo claro, contraste de fase e fluorescência (Axio Imager Z2), estufa de secagem, pHmetro, agitador magnético, vórtex; banho-maria termostático; autoclaves, estufas bacteriológicas.

 

4) Laboratório de Patogenicidade Microbiana
Possui salas para cultivo celular e microbiológico, bem como para o preparo de materiais. Equipamentos: citômetro de fluxo (BD Accuri), fluorímetro/luminômetro, centrífuga não-refrigerada, centrífuga refrigerada (microplacas e tubos de 15 e 50 mL), 3 geladeiras, 4 freezers (-20ºC), fluxo laminar Classe II A1, microscópio óptico, cabine refrigerada tipo adega, estufa microbiológica e plataforma para eletroforese, Western blotting e imunodetecção de proteínas.

 

5) Laboratório de Microbiologia Aplicada
Possui salas para: preparo de materiais, manipulação e cultivo de microrganismos, PCR e autoclavagem. Equipamentos: capela de fluxo laminar Classe II A1, pHmetro, microscópio de luz, banho-maria com circulação, estufa de secagem, autoclave vertical, estufas microbiológicas, 4 geladeiras, 2 freezers (-20ºC), 2 balanças analítica, 8 bicos de Bunsen com gás encanado e incubadora "shaker".

 

6) Laboratório de Pesquisa em Odontologia
Possui salas equipadas com balança, balança analítica, rugosímetro, colorímetro, espectrofotômetro, agitador de tubos vortex, capela de fluxo laminar, pHmetro, máquina de escovação, máquina de corte, cicladora térmica, periotron, máquina de ensaio universal, freezers, geladeiras, dispositivo para aquisição e análise de fotografias, politriz, estufa bacteriológica, máquinas de solda, motor elétrico, microscópio, máquina de corte, placa magnética de agitação easyshade, oxímetro de pulso, pulp tester; fotopolomerizadores; lasers de baixa potência.

 

7) Biotério central
É composto por setores de quarentena, criação, manutenção, experimentação e recuperação animal, todos com exaustores de ar, controle de temperatura, controle de ciclo claro/escuro (12h/12h), além de setores para paramentação, estoque de ração e maravalha, depósito de materiais, lavagem, autoclavagem de material cirúrgico e, descontaminação e congelamento de carcaças. Os setores de criação e manutenção possuem 3 racks ALESCO com 105 micro-isoladores, estantes e gaiolas. Apresenta ainda, balanças, capela de fluxo laminar, bem como notebook com programas especializados para realização de eletrocardiograma e avaliação de outros parâmetros nos animais.

 

8) Infra-estrutura administrativa, salas de aulas, de estudo e para reuniões:

A infraestrutura do programa é composta por salas de aulas (com equipamento audiovisual), 1 sala de estudos e leituras (contém 20 computadores com acesso à internet e programas, e impressoras), duas salas de reuniões de/com discentes (equipada com duas mesas em cada uma), sala de reuniões para docentes, sala da coordenação, secretaria e auditório (capacidade para 220 lugares). Somam-se a eles, o laboratório de informática e a Biblioteca Central sediada no Campus Renascença da IES. Todos os ambientes são climatizados, arejados e de fácil acessibilidade.

 

Biblioteca
A Universidade do CEUMA conta com o mais completo sistema de bibliotecas no ensino superior do Maranhão, encontrando-se atualmente com a seguinte estrutura: Campus Renascença - Biblioteca Presidente José Sarney; Unidade Anil - Biblioteca Arthur Azevedo; Biblioteca da Unidade Turu; Biblioteca do Polo de EaD em Bacabal; e Biblioteca de Imperatriz. As Bibliotecas funcionam de segunda-feira a sábado: segunda a sexta das 8h às 21h30 e sábado das 8h às 13h.
Oferece serviços via internet e intranet, como pesquisa ao acervo, reserva de livros e renovação de empréstimo de material. Estes mesmos procedimentos podem ser efetuados por meio de computadores constantes em outros espaços da Universidade.
As seguintes bases de dados e serviços podem ser acessados: EBSCO, vLex, Portal de Periódicos da CAPES, Biblioteca Virtual Pearson, Biblioteca Virtual Minha Biblioteca, Target GedWeb, caixa de sugestões e atendimento ao aluno (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.), computadores para uso acadêmico; consulta local a periódicos informativos e jornais diários; solicitações de elaboração de fichas catalográficas, empréstimo domiciliar, empréstimo interbibliotecas (os usuários podem utilizar qualquer uma das Unidades), espaço para palestras, eventos e exposições, orientação a levantamentos bibliográficos, renovação e reserva on-line, salas de estudo em grupo, serviço de alerta, serviço de referência, visitas técnicas e rede sem fio.

 

Acervo físico da Biblioteca
É de acesso restrito. O sistema de classificação adotado para identificar o assunto é a Classificação Decimal Universal (CDU) e o Cutter – Sanborn para identificação de autor, que compõem juntos o número de chamada.
Conta com obras de filósofos antigos e contemporâneos, manuais de estudo e livros nas áreas dos cursos de graduação e pós-graduação do UniCEUMA; Coleção de Referências – enciclopédias, dicionários, vocabulários de termos técnicos, Atlas, etc.; Coleção de Reserva – denominado de exemplar CATIVO, todos os títulos da coleção possuem 1 (um) exemplar que permanece na Biblioteca para consulta local; Coleção de Teses, dissertações e monografias produzidas pela comunidade acadêmica do UniCEUMA.
O empréstimo e consulta de materiais são exclusivos para alunos, professores e funcionários com vínculo ativo na IES. Aos visitantes é permitido consulta local.

 

Acervo virtual da Biblioteca
Atualmente o acervo virtual é composto por bases de dados (livros, periódicos, jurisprudências, normas, etc.); Coleção Multimeios ( CD-ROMs, fitas VHS, mapas e DVDs); Coleção de Periódicos, nacionais e internacionais, em meio virtual, em todas as áreas do conhecimento; Bibliotecas virtuais, que perfazem um total de 30.596 livros eletrônicos, 25.775 periódicos eletrônicos abrangendo todas as áreas do conhecimento científico, conforme quadro descritivo por plataforma: 1. EBSCO (Base de periódicos científicos): Academic Search Elite (17.845), Dentistry & Oral Sciences Source (371), Engineering Source (3.015) e Base de Medicina Baseada em Evidências: Dynamed; 2. MEDLINE Complete (2.233); 3. Vlex Brasil e Global (13.350): Base de dados Jurídica, de conteúdo nacional e internacional; 4. Biblioteca Virtual MINHA BIBLIOTECA: (LIVROS/Multidisciplinar) – Composta por títulos nas diversas áreas do conhecimento. Agrupa editoras dos grupos GEN e grupo A, Saraiva, Elsevier, Érica, Manole, Zahar, Cengage Learning, etc.; 5. Portal CAPES: 126 coleções disponíveis com acesso aberto. Base parcialmente disponível para as Instituições do Grupo CEUMA; e 6. Target GedWeb (base de normas, resoluções e documentos técnicos): Acesso ilimitado a normas ABNT, ISO dentre outros documentos técnicos. Disponibiliza atualmente mais de 16.886 documentos para acesso irrestrito. Total de quantidades de periódicos e e-books de 55.349 na Base da Plataforma (Relatório de BV e Bases, 2021).
Possui também periódicos semanais de informação, como revistas e jornais de grande circulação em meio on-line e também impresso.
No que se refere ao sistema de gerenciamento do acervo, consolida-se em 2020 a implantação do Sistema Pergamum no Grupo Educacional CEUMA, iniciada em 2019.2, no qual iniciou o cadastro das monografias da graduação, as dissertações e as teses do Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade CEUMA, além de publicações reconhecidas via ISBN e ISSN dos docentes da IES. Com base em Regulamento, Portaria e via Termo de autorização do autor, as produções acadêmicas estão lançadas para pesquisa púbica. Garantindo, assim, a eliminação de barreiras arquitetônicas, atitudinais, pedagógicas e de comunicação, e informação a fim de cumprir os requisitos legais de acessibilidade, proporcionando a pessoa com deficiência, quer sejam alunos/funcionários e/ou comunidade, condições de permanecer na Universidade e de se formar com qualidade, assumindo seu compromisso com o ensino, pesquisa, extensão e responsabilidade social.
Quanto a acessibilidade no sítio eletrônico, acervo virtual e softwares, é disponibilizado no site da IES recursos de acessibilidade que seguem as diretrizes do e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico), conforme as normas do Governo Federal, em obediência ao Decreto N. 5.296, de 2/12/2004; Disponibilização de computadores com sincronizador de voz para que os clientes possam realizar pesquisas e acessarem a internet; Nas Plataformas Virtuais, dispõe-se de integração com softwares de acessibilidade que realizam a leitura em voz, contraste, visão noturna, aumento de fonte para baixa visão; Sistema de Controle da Biblioteca, bem como todas as interfaces acessadas dentro da biblioteca tem leitura pelo software NVDA; Assinatura para acesso a periódicos locais e nacionais com leitora pelo software NVDA; Aquisição de Livros em braile via doações de Instituições parceiras; Teclado acessível; Utilização de aplicativos de acessibilidade para qualquer demanda de urgência, a exemplo o Hand Talk, instalado em tabletes disponível nos balcões de atendimento das bibliotecas; contamos também com intérpretes da Instituição e funcionários com Curso de Língua Brasileira de Sinais básico.
Na estrutura física, temos piso tátil, direcional e alerta em toda área externa e interna da biblioteca, rampas de acesso, cabines, balcões e mesas acessíveis e sinalizadas para cadeirantes, identificação em tinta e braile em corrimão, e portas de acesso a biblioteca, bem como títulos em braile disponíveis para empréstimo.

 

Laboratório para pesquisa UFU
A partir de 2008, a FOUFU priorizou, por meio de planejamento estratégico, investimentos em bens permanentes para atender exclusivamente as demandas da Pós-Graduação. A infraestrutura do programa envolve laboratórios de pesquisa, salas de aulas e de defesas, salas de convivência para os discentes equipadas com computadores e ambiente de secretaria, além de ambientes compartilhados onde são desenvolvidas atividades de práticas de ensino.
Em 2013, foi entregue a construção de um novo prédio que congregou toda a Faculdade de Odontologia em único ambiente (3.000 m2). No ano de 2014 foi o momento de consolidação da organização estrutural deste complexo com uma nova e decisiva conquista, o quadro de recursos humanos. Conseguimos junto a Universidade e com a parceria do Hospital Odontológico 3 técnicos administrativos para atuação exclusiva no CPBio – Centro de Pesquisa de Biomecânica, Biomateriais e Biologia Celular. Foram contratados um Engenheiro Mecânico; um Técnico em mecânica; e uma Técnica de laboratório com formação em biomedicina. Estes três colaboradores ampliaram muito a capacidade de melhor gerir o espaço coletivo para a pesquisa. Em 2017 foi inaugurado o novo Laboratório de Patologia que possibilitou ampliação de atividades de pesquisa e interação com a sociedade. Em 2019 foram inaugurados dois novos Laboratórios, de Histologia Oral e de Fotopolimerização, que foram financiados por captação de recursos junto a iniciativa privada, ao CTINFRA e de Recursos da Parceria de Doutorado Interinstitucional.

Centro de Pesquisa Clínica
Esse espaço está em processo de reforma para construção de um amplo, moderno e bem equipado CENTRO DE PESQUISA CLÍNICA. Haverá ampliação do espaço de 50 m2 com 4 consultórios, para um espaço de 150m2.

 

Centro de Pesquisa de Biomecânica, Biomateriais e Biologia Celular - CPBio
O CPBio possui 600m2 de área e é composto pela convergência em único ambiente de todos os laboratórios de pesquisa da FOUFU. O CPBio é um centro de pesquisa multiusuário de caráter multidisciplinar que dá suporte a atividades de pesquisa, ensino e extensão na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia. Serve ainda para parceria com diferentes unidades da UFU e de outras instituições de ensino e pesquisa do país e do exterior. O CPBio conta com 10 laboratórios:

- Laboratório de Histologia Oral
Atender a estudos vinculados a análise imunohistoquimica, histomorfomética e histológica básica de tecidos dentais e tecidos ósseos.

 

- Laboratório de Fotopolimerização
Acomoda os equipamentos altamente específicos para o desenvolvimento de análise de fontes polimerizadoras e da polimerização de materiais poliméricos. O Laboratório está equipado com sistema de mensuração de contração de polimerização, sistema de beam-profile para análise por meio de câmera CCD a laser a medição da irradiância distribuída em fontes polimerizadoras. Espectrofotômetro MARC para medir energia, irradiância e espectro de luz.

- Laboratório de Elementos Finitos
Tem como objetivo principal servir como instrumento de pesquisa na área de Biomecânica em Odontologia, permitindo estudos relacionados, sobretudo, à análise de tensões e deformações em materiais restauradores e em estruturas anatômicas, no intuito de prever falhas e otimizar desempenho de materiais e procedimentos odontológicos. O Laboratório de Elementos Finitos está equipado com workstation de alta capacidade de resolução e linha integrada de softwares que envolve modelagem como o MIMICS, 3 Matric, Dsign, Rhinoceros que integrados a programas específicos de elementos finitos como o MARC, PATRAN e ANSYS permitem o desenvolvimento de forma altamente precisa destas análises.

- Laboratório de Biomimetismo Celular
Dá suporte às pesquisas na interação biológica de diferentes materiais odontológicos. As pesquisas realizadas são direcionadas a biologia celular aplicada à superfície de implantes, osso irradiado, armazenagem de dentes avulsionados. Para os estudos in vitro são utilizadas células imortalizadas de diferentes linhagens: fibroblastos, osteoblastos, monócitos. Os testes aplicados buscam caracterizar adesão, viabilidade e proliferação celular, e ensaios imunohistoquímicos. Os estudos in vivo analisam características histomorfométricas em diferentes condições experimentais.

- Laboratório de Bacteriologia
Tem como objetivo principal servir como instrumento de pesquisa na área de microbiologia em Odontologia. Está equipado com capelas de anaerobiose, freezers, estufas e geladeiras especiais para cultivo de cepas de bactérias empregadas na análise de microinfiltração em implantes dentais, procedimentos restauradores e análise de processos de esterilização.

 

-Laboratório de Preparo de Amostras
É equipado com bancadas e equipos odontológicos que auxiliam os pesquisadores no preparo de diferentes tipos de amostras para serem testadas em outros laboratórios. Possui cortadeira de precisão, máquina padronizadora de preparo, aparelhos de fotoativação, politrizes de bancada, balanças digitais e diversos equipamentos de apoio na construção, preparo e modificação de amostras experimentais. Possuem ainda máquinas de simulação do processo mastigatório; para realização de fadiga termomecânica e fadiga térmica.

 

- Laboratório de Microimagens
É equipado com aparelhos que possibilitam a análise em nível microscópico de diversas estruturas dentais, ossos e materiais odontológicos. O Equipamento FTIR, operado por meio de espectrofotometria, permite a análise da composição de estruturas mineralizadas e não mineralizadas evidenciadas por meio da decomposição em ondas do complexo eletromagnético. Possui ainda microscópio de luz polarizada que possibilita o estudo de amostras de tecidos mineralizados e não mineralizados.

 

- Laboratório de Ensaios Mecânicos
É equipado com máquina de ensaio universal para ensaios de tração, compressão e flexão de diferentes estruturas; equipamento de microtração para realização de ensaios de resistência adesiva à microtração e microcisalhamento. Ainda, um equipamento de simulação de teste de impacto que possibilita o estudo de protetores bucais, capacetes e produtos de proteção para o esporte e os traumas da face; e um equipamento que caracteriza a contração de polimerização e seus efeitos na estrutura dental e nos materiais odontológicos.

- Laboratório de MicroCT e Escaneamento
É equipado com scanner a laser que possibilita reconstrução de diferentes estruturas sólidas. Acoplada a este, encontra-se impressora e fresadora 3D que gera modelos de prototipagem digital destas estruturas possibilitando a geração de réplicas fiéis para o estudo de alterações de estruturas do aparelho estomatognático. Possui ainda um Microtomógrafo de alta capacidade operacional (última geração); um sistema de carga acoplado ao MicroCT que possibilita análise tomográfica das estruturas e materiais em tempo real. Este laboratório está equipado com dois computadores de alta resolução com softwares de reconstrução e análise virtual das estruturas escaneadas.

 

- Laboratório Integrado de Biologia e Patologia Oral - LIBIPO
O Laboratório Integrado de Biologia e Patologia Oral - LIBIPO, ocupa espaço de 44 m2 e nele são executados procedimentos que visam à extensão universitária (processamento histológico de biópsias e exames citopatológicos recebidos para diagnóstico), ao ensino (produção de coleções didáticas de lâminas histopatológicas) e, em especial, à pós-graduação e à produção científica.

O sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Uberlândia é estruturado com acervo bibliográfico amplo e diversificado. O Sistema de Bibliotecas - SISBI, centraliza todas as atividades de aquisição e processamento técnico.
1. Biblioteca do Campus Santa Mônica - Biblioteca Central (Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias, Linguística, Letras e Artes) - 5.800 m², distribuídos em três pavimentos.
No endereço http://www.bibliotecas.ufu.br/, o Virtua proporciona aos usuários a consulta ao acervo, autogestão na administração de seu cadastro e recebimento de notificações eletrônicas, via e-mail, alertando sobre disponibilidade/expiração de suas reservas. O SISBI utiliza outros softwares, desenvolvidos localmente, para o gerenciamento de atividades administrativas gerais. Podem se inscrever nas bibliotecas: alunos, docentes e técnicos-administrativos. Para estes usuários são oferecidos os seguintes serviços e produtos: 1. acesso aberto a todo o acervo; 2. acesso aos catálogos on-line para recuperação de informações do acervo, através dos equipamentos da biblioteca e pela internet; 3. acesso a coleção de livros mais usados da bibliografia básica, reservados para consulta local por um determinado período; 4. empréstimo domiciliar; 5. acesso às salas 24h, destinadas ao estudo livre, com entrada independente das demais áreas das Bibliotecas Santa Mônica e Umuarama; 6. solicitação de material bibliográfico existente em outras bibliotecas do país, que prestam o serviço de empréstimo entre bibliotecas; 7. localização e obtenção de cópias de documentos não existentes no acervo das bibliotecas da UFU, em outras bibliotecas, através dos serviços COMUT, SCAD e LIGDOC; 8. treinamentos e orientação para: utilização da biblioteca; normalização de trabalhos técnicos-científicos e pesquisa automatizada em fontes de informações científicas eletrônicas (bases de dados, periódicos e outros); Acesso às Informações (Base de Dados, Internet). O SISBI oferece acesso a vários serviços para obtenção de informações, através de Bases de dados e Periódicos eletrônicos, de acesso público e, acesso restrito, nos terminais dos Campi da UFU; com destaque, para o Portal CAPES que disponibiliza gratuitamente acesso aos textos selecionados além de bases de dados com resumos de documentos que cobrem todas as áreas do conhecimento. O SISBI assina bases de dados em algumas áreas e participa ainda de serviços cooperativos que facilitam o acesso a informações e documentos:
Os laboratórios, recursos de informática e bibliotecas são compartilhadas entre a UNICEUMA e UFU.

O Comitê de Ética em pesquisa do UNICEUMA funciona desde sua fundação em 2007, analisando projetos de pesquisa da universidade e de instituições parceiras. Tem uma composição multidisciplinar de 16 membros, seguindo as normativas do sistema CEP/CONEP. Tem funcionamento com atendimento aos usuários e pesquisadores de segunda a sexta, das 14:00 as 18:00hrs. O número do Registro é 5084 – Centro Universitário do Maranhão – UniCEUMA.
O Comitê de Ética do Uso de Animais da UNICEUMA funciona desde 2011, analisando projetos de pesquisa com uso de animais da universidade e de instituições parceiras. A comissão é constituída de biólogos, médicos veterinários, docentes e pesquisadores de áreas especificas, além de representante da sociedade, seguindo as normativas da CONCEA.

cnpq