Linhas de Pesquisa
- A equipe do programa é constituída de docentes das áreas de Dentística e Materiais Dentários, Endodontia, Ortodontia, Odontopediatria, Saúde Coletiva, Patologia Oral, Odontologia Hospitalar, Reabilitação Oral e Periodontia. Dessa forma, o programa apresenta uma natureza que aborda a saúde bucal em diferentes níveis, do celular-histológico até os aspectos epidemiológicos associados às demais áreas da saúde. Por isso, o programa possui uma aderência natural à área de concentração de Odontologia Integrada, em que a saúde bucal possui uma abordagem complexa e integrada aos aspectos da saúde geral das populações.
-
LINHAS DE PESQUISA:
-
1) Biomecânica aplicada à odontologia;
Esta linha visa a compreensão dos órgãos envolvidos no sistema estomatognático e materiais destinados a complementar e auxiliar os hábitos funcionais. A biomecânica associada a odontologia surge no intuito de facilitar o acesso a reabilitação, tratamentos simples e complexos relacionados ao cotidiano dos pacientes. -
2) Etiopatogenia, epidemiologia e diagnóstico das doenças do aparelho estomatognático;
- A epidemiologia é uma subárea da Saúde Coletiva voltada para investigar a prevalência e incidência de agravos em saúde, sua distribuição e os fatores determinantes para a ocorrência desses estados ou eventos e sua aplicação no controle dos mesmos visando a saúde da população. Além disso, visa desenvolver e validar métodos diagnósticos inovadores. Esta linha de pesquisa tem o intuito de investigar a distribuição e os determinantes das doenças e condições relacionadas ao sistema estomatognático e em populações específicas, por meio de estudos transversais, de caso-controle e longitudinais, e visando a geração de evidências científicas que orientem na construção de políticas públicas, promovem o diagnóstico precoce e melhorem a saúde bucal da população. Os resultados esperados incluem a identificação de populações vulneráveis, o desenvolvimento de protocolos diagnósticos eficientes e a redução da incidência de agravos em saúde bucal, contribuindo para a formação de profissionais e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
-
3) Propriedades e desempenho clínico dos materiais odontológicos e das estruturas dentais.
Esta linha de pesquisa visa avaliar as propriedades físicas, biológicas e microbiológicas dos materiais odontológicos e sua interação com as estruturas dentais e de suporte. Visa ainda estudar a aplicabilidade destes materiais no atendimento às demandas reabilitadoras e preventivas.