Epidemiologia e estratégias de prevenção do câncer de pênis no estado do Maranhão

Gissela Santos Lindoso, Ercínia Gomes Duailibe Barros, Lise Feitosa Novais Miranda, Bruno Carvalho Campelo, Karol Cristina Fonseca Moura, Leandro de Assis Freitas, Giovanna Valeria Belo Cordeiro

Resumo


Dentre os diversos tipos de câncer e suas mais variadas formas está o câncer de pênis (CP), com níveis de incidência mais elevados em países em desenvolvimento.  O CP é uma neoplasia rara, cujo tratamento, muitas vezes mutilante, causa efeitos devastadores aos pacientes. Logo, o objetivo desse estudo foi avaliar por meio de uma revisão sistemática o perfil epidemiológico do CP no Brasil e as principais estratégias de prevenção. Foi realizada uma prospecção de fontes tradicionais de conhecimento (como livros), artigos de periódicos eletrônicos obtidos do PUBMED/Medline, Scielo, CAPES e Lilacs publicados até 2018. Foram utilizados os descritores: câncer de pênis, epidemiologia e prevenção, sendo encontrados 23 artigos que atendiam aos critérios de inclusão. Normalmente o CP ocorre associado à fimose, tabagismo, DSTs, hábitos inadequados de higiene e resistência masculina em procurar assistência médica. Portanto, o câncer de pênis é uma doença de grande relevância para a saúde pública, uma vez que há um crescimento vertiginoso dos casos, que podem ser minimizados através de campanha de conscientização masculina.

 

Palavras-chave: Câncer de Pênis. Epidemiologia. Estratégias de Prevenção    

Texto completo:

PDF

Referências


Costa S, Rodrigues R, Barbosa L, Silva J, de Caldas Brandão JO, de Medeiros CSQ. Câncer de pênis: epidemiologia e estratégias de prevenção. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-FACIPE. 2013;1(2):23-33.

Pompeo ACL, Heyns CF, Abrams P (eds). Penile Cancer. Montreal: Société Internationale d’Urologie (SIU), 2009.

Barnholtz-Sloan JS, Maldonado JL, Pow-sang J, Giuliano AR. Incidence trends in primary malignant penile cancer. Urologic Oncology 2007; 25(5): 361-67.

Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Estimativa 2012: incidência de câncer no Brasil. Coordenação Geral de Ações Estratégicas, Coordenação de Prevenção e Vigilância. Rio de Janeiro: Inca; 2011. 118 p.

Brasil. Ministério da Saúde. Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais. Previna-se. Por que usar camisinha. Disponível em:< http://www.aids.gov.br/pagina/2010/42967> Acesso em: 29/05/2017.

Brasil. Instituto Nacional do Câncer 2017. Disponível em: http://www1.inca.gov.br/. Acesso em: 2




DOI: https://doi.org/10.24863/rib.v10i3.331

Apontamentos

  • Não há apontamentos.