Pesquisar apesar da crise

Silvio Gomes Monteiro

Resumo


A atual crise política, econômica e moral que passa o Brasil tem os seus reflexos em vários setores da sociedade brasileira, seja de maneira direta ou indireta. Como por exemplo na pesquisa científica do País. Após um belo início de grandes investimentos do governo brasileiro como por exemplo o Programa Ciência sem Fronteira, onde milhares de estudantes foram se aperfeiçoar em outros países e os altos recursos das agências estaduais e federal de amparo a pesquisa nos diversos Estados, a crise que enfrentamos de uma certa forma, e de uma só vez, quebrou as "duas pernas" da pesquisa no País. As Universidades públicas e os Institutos de pesquisas estão mais e mais sucateados e as Fundações de Amparo à Pesquisa dos estados, que dependem do CNPq e da CAPES reduziram os seus financiamentos. É nesse atual panorama que os nossos bravos pesquisadores fazem as suas pesquisas tentando heroicamente contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade, algo bem esquecido pela atual classe política do nosso País.

No presente volume 8 da Revista de Investigação Biomédica (RIB), constam sete artigos originais e duas revisões da literatura. Neste volume, estão sendo abordados os seguintes temas originais: A situação vacinal das crianças em São Luís; O risco de queda e da demanda atencional em idosos; As dores osteomioarticulares em profissionais do transporte público em São Luis; As infecções relacionadas à assistência à saúde numa UTI; As enteroparasitoses em chupetas de crianças em comunidade carente de Vitória de Santo Antão-PE; Perfil de resistência microbiana dos principais patógenos isolados em amostras provenientes de hospitais de Colatina - ES; Análise dos sintomas e das alterações otológicas em pacientes com sintomatologia dolorosa na articulação temporomandibular. E as duas revisões abordam os temas sobre o uso popular da sucupira no tratamento de doenças reumáticas e o diagnóstico e tratamento das doenças do HTLV.

Assim a RIB através dos esforços dos seus pesquisadores vem mais uma vez contribuir para o avanço da ciência, apesar das diversas dificuldades que o nosso País vem atravessando. Desta forma, vale ressaltar o enorme agradecimento a todos que contribuem para a publicação de mais este volume da Revista de Investigação Biomédica. e que possamos seguir adiante melhorando cada vez mais.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.24863/rib.v8i1.24

Apontamentos

  • Não há apontamentos.