ATENDIMENTO E GESTÃO COMO INDICADOR DE QUALIDADE NO SERVIÇO DE EMERGÊNCIA: REVISÃO DE LITERATURA

Jose Nazareth Barbosa Santos Filho, Isabella Froes Sousa, Stefane e Silva Lima, Nailde Melo Santos, Daniela Bassi, Ilana Mirian Almeida Felipe

Resumo


O acolhimento com classificação de risco é a ferramenta preconizada pelo Ministério da Saúde nos serviços de emergências para facilitar o tempo de atendimentos e as prioridades de acordo com o grau de gravidade de cada situação. Assim, a avaliação e o monitoramento da qualidade dos serviços de acolhimento na urgência e emergência são indispensáveis na melhoria do atendimento ao usuário que procura o serviço hospitalar de emergência. A revisão incluiu estudos do tipo artigos e periódicos publicados entre 2013 e 2017, indexados nas bases de dados do Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os resultados demonstram uma nova realidade de ambientes e parâmetros de trabalho, identificando aspectos de condições inadequadas e ausência de prioridades em atendimentos graves. Destacando a gestão do cuidado por equipes multiprofissionais, ampliando responsabilidades. Dentre os principais enfoques abordados na realidade encontrada, é de suma importância a identificação de necessidades da estrutura física e de capacidade profissional, priorizando o usuário dentro de uma gestão com qualidade no atendimento.


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DOI: https://doi.org/10.24863/rib.v10i1.210

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