Início de uma Nova Era

Silvio Gomes Monteiro

Resumo


É com imensa satisfação que concluímos o primeiro fascículo eletrônico da Revista de Investigação Biomédica (RIB). A RIB é uma revista científica que abrange diversas áreas da saúde como Biomedicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Farmácia, Psicologia, Radiologia, bem como as subáreas das Ciências Biológicas, incluindo-se Genética, Ecologia, Biologia Molecular, Biodiversidade, entre outras.

Segundo Max Planck, a ciência é a aproximação progressiva do homem com o mundo real, e é com está visão que a Revista de Investigação Biomédica constitui-se no mais novo veículo de divulgação científica, no formato eletrônico, cumprindo o seu papel e permitindo assim que a população adquira conhecimento sobre ciência e conheça o quanto ela está presente ao seu redor.

A Revista de Investigação Biomédica foi criada em 2009 pelo então Centro Universitário do Maranhão, hoje Universidade CEUMA, para publicar contribuições científicas originais de todo e qualquer pesquisador da área das ciências biológicas e da saúde das diversas instituições e não apenas dos professores e alunos da Universidade. Ela surgiu de maneira bastante tímida, mas agora ela renasce com a expectativa de uma ampliação do acesso livre e uma maior abrangência nacional, pela sua iniciação no formato eletrônico.

Após um ano de muitas mudanças, intenso trabalho e dedicação, retornamos às nossas atividades sempre a favor da pesquisa científica, mediante a divulgação de trabalhos de pesquisa, análises teóricas, ensaios acadêmicos e revisões bibliográficas que possam subsidiar as atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para o desenvolvimento científico, social e cultural. É possível dizer com segurança que as mudanças realizadas contribuíram de forma edificante com a proposta de ocupar espaço significativo na divulgação da produção científica da área.

No presente número da RIB constam onze artigos, sendo dez artigos originais e uma revisão bibliográfica. Neste volume, abordamos temáticas relacionadas com a caracterização epidemiológica da tuberculose pulmonar no Estado do Maranhão, o conhecimento dos pacientes de clínica odontológica universitária, sobre doenças periodontais, gengivite em gestantes de São Luís-MA, avaliação periodontal em pacientes obesos de São Luís-MA, Influência do processo de esterilização e do hipoclorito de sódio na resistência torcional de lima rotatória protaper, entre outros artigos de interesse. O artigo de revisão aborda a aplicação de células-tronco na odontologia.

No conjunto, considerou-se a superação de mais um desafio, com saldo positivo para a produção científica e a disseminação de conhecimento. Claramente, há sempre espaço para melhorias e a política do corpo editorial é de aperfeiçoamento constante, razão pela qual, as sugestões dos leitores são sempre bem-vindas.

Para finalizar, gostaríamos de agradecer pelo empenho e dedicação de todos aqueles que participaram da elaboração deste fascículo e esperamos que o futuro nos agracie com a superação dos desafios que sempre se fazem presentes em projetos desta envergadura.

 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.24863/rib.v6i1.1

Apontamentos

  • Não há apontamentos.