A QUALIDADE COMO FATOR DE VANTAGEM COMPETITIVA: um estudo realizado em uma indústria ceramista de Bacabeira/MA

Diego Reis Araújo, José Dácio Gomes de Castro Neto, Bruna de Cássia Licá Freitas, Weslley Phelix Silveira Rabelo

Resumo


O setor de cerâmica vermelha ao longo dos anos modificou-se com o aumento da competitividade, mudança no entendimento da qualidade no setor produtivo e nas percepções dos processos de fabricação. Este setor é representado principalmente por empresas geridas por familiares, quanto ao porte, caracterizam-se como de médio e pequeno porte. Leva-se em consideração o impacto negativo que causa sobre o meio ambiente vistos pelo uso do solo, vegetação, emissão de particulados, mas positivamente provoca geração de renda de forma direta e indireta, principalmente, nas regiões onde as indústrias atuam. Atrelado a essas mudanças, a qualidade tornou-se aspecto cada vez mais relevante nas operações de produção, devido utilização dos objetivos de desempenho e da filosofia da Gestão da Qualidade Total (TQM), pois a adoção dessas metodologias proporciona a melhor utilização dos recursos proporcionando assim redução de custos e aumento da qualidade no produto final. A elevação da competitividade exige a criação de estratégias mais assertivas e para isso a organização necessita analisar o mercado onde atua, buscando desenvolver ações que a façam obter vantagem competitiva. Tendo esse parâmetro, o presente trabalho buscou analisar de que forma a qualidade pode ser utilizada como fator de vantagem competitiva em uma indústria ceramista? Com isso o trabalho se propôs em analisar de que a qualidade poderia proporcionar a vantagem competitiva na indústria ceramista. Para isso fez um estudo de caso, com abordagem quantitativa e qualitativa utilizando-se o método dedutivo, quanto a técnica, caracterizou-se por descritiva e explicativa. A coleta de dados necessários para pesquisa, se deu por meio de aplicação de questionários estruturados com os clientes da empresa através da plataforma forms da Google, fazendo uso de escala Likert, e entrevista semiestruturada com o gestor organizacional. Os resultados ilustraram que a qualidade pode ser utilizada como vantagem competitiva através da capacitação do recurso humano tendo em vista as potencialidades que o mesmo proporciona através da melhoria dos processos, redução de custos de aumento da qualidade do produto.

 Palavras - Chave: Cerâmica; Qualidade; Estratégia.


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DOI: https://doi.org/10.24863/rccp.v38i2.488

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