Gestão do conhecimento como modelo de gestão de pessoas para uma microempresa do Setor Moveleiro de São Luís

Washington Silva do Espirito Santo, Yonara Costa Magalhães, Will Ribamar Mendes Almeida

Resumo


Este trabalho mostra a gestão do conhecimento como conjunto de ações para uma microempresa do setor moveleiro na cidade de São Luís. Apresenta um modelo de gestão de pessoas utilizando práticas da gestão do conhecimento. Desta forma, a pesquisa foi de caráter analítico e explicativo, na qual o objeto de estudo foi explicar fatores que contribuem para o seu comportamento. Quanto às fontes utilizadas na coleta de dados, foi realizada uma pesquisa de campo, tendo em vista que os dados para a composição deste trabalho foram feitos in loco (observação direta), conjugada à pesquisa bibliográfica para a composição da fundamentação teórica. Como resultado de modelo de gestão de pessoas para microempresas do setor moveleiro de São Luís, serão apresentadas práticas de geração de conhecimento criado pela interação entre os participantes do processo produtivo moveleiro, assim como suas características, agentes envolvidos, tipos de conhecimento encontrados no processo de negócio e um modelo de gestão de pessoas, utilizando práticas da gestão do conhecimento que são vitais para o crescimento da microempresa. A relevância para realização desta pesquisa deve-se ao fato desse tema ser de pouco conhecimento por parte dos microempresários e, como isso, pode ser um fator que traga um diferencial no mercado, podendo ser o início de uma longa jornada para estudantes e universidades interessados em explorar o tema, a fim de expor a grupos de interesse e, com isso, estimular o crescimento de pequenos negócios em nossa cidade.

Palavras-chave: Gestão do Gestão de Pessoas. Microempresas.


Texto completo:

PDF

Referências


ABDUCH SANTOS, J. A. Licitações e o Estatuto da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. Curitiba: Juruá, 2009.

AGÊNCIA SEBRAE. Setor moveleiro maranhense está em franca

expansão. Disponível em:. Acesso em: 13 maio 2015.

BUKOWITZ, W. R.; WILLIAMS, R. L. Manual de Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2002.

CARBONE, Pedro Paulo. Gestão por Competências - Uma nova metodologia de gerenciamento do capital humano. Disponível em: . Acesso em: 13 maio 2015.

CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. - 3.ed, Rio de Janeiro: Elsevier ,2008.

DAVENPORT, T. H.; DAVID, W.; BEERS, M. C. Successful knowledge management projects. Sloan management review, v. 39, n. 2, p. 43-57, 1998.

DAVENTPORT, T. H.; LAURENCE, P. Conhecimento Empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. – 14ª edição.

FILEMON, A.; URIARTE, J. Introduction to Knowledge Management. ASEAN Foundation, Jakarta, Indonésia, 2008.

FREITAS, A. Gestão de Competências: Uma proposta para garantir que sua empresa seja cada vez mais competente. Clube de Autores, 2005.

LARA, C. R. D. A atual gestão do conhecimento: a importância de avaliar e identificar o capital humano nas organizações. São Paulo: Nobe l,2005.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre – RS: Bookman, 2012.

MENDES, Alexandre. Gestão do Conhecimento - A espiral do conhecimento. Disponível em: . Acesso em: 13 maio 2015.

NÓBREGA BARBOSA, M.F. (2006) Gestão das microempresas do comércio de Sousa – Paraíba. Edição electrónica. Texto completo em: www.eumed. net/libros/2006b/mfnb2/

OLIVEIRA, J. O. Pequena empresa no Brasil: Um estudo de suas características e perspectivas. Disponível em: Acesso: 20 abril 2015. Portal Gestão. O que é o capital intelectual? Disponível em: . Acesso em: 13 maio 2015.

PARADIGMA INTERNET. Gestão do Conhecimento na prática. Disponível em: . Acesso em: 13 maio 2015.

REIS, C. Aprendizagem Organizacional e Gestão do Conhecimento. Disponível em: http://institutopharos.com.br/aprendizagem-organizacional-e-gestao-do-conhecimento/. Acesso em: 28 maio 2015.

SANTOS, A. L.; KREIN, J. D.; CALIXTRE, A. B. Micro e pequenas empresas: mercado de trabalho e implicação para o desenvolvimento. Rio de Janeiro: IPEA, 2012.

SIQUEIRA, M. C. Gestão Estratégica da Informação. Rio de Janeiro: Brasport, 2005.

TAKEUCHI, H.; NONAKA, I. Gestão do conhecimento. Porto alegre RS: Bookman, 2008.

SEBRAE. A Gestão do Conhecimento na Pequena Empresa. Disponível em: . Acesso em: 13 janeiro 2015. SEBRAE. Como montar uma loja de móveis planejados. Disponível em:. Acesso em: 13maio 2015.




DOI: https://doi.org/10.24863/rccp.v27i1.41

Apontamentos

  • Não há apontamentos.