Cobertura vacinal do esquema básico em menores de um ano em um centro de saúde do município de São Luís, MA

Nayanna Láyza Oliveira de Sousa, Francisca Maria Ferreira Noronha, Márcia Cristina Aguiar Mendes Machado, Marinete Rodrigues de Farias Diniz, Djayna Serra Nunes

Resumo


A vacinação das crianças menores de um ano é fundamental para a prevenção de várias doenças transmissíveis e é um dos fatores associados com a redução da taxa de mortalidade infantil. O presente trabalho teve por objetivo caracterizar a cobertura vacinal do esquema básico em menores de um ano em um Centro de Saúde do município de São Luís-MA. Estudo de caráter descritivo, prospectivo, com análise quantitativa de dados, no período de abril a maio de 2012. Realizou-se a pesquisa no setor de imunização de um Centro de Saúde do município de São Luís-MA, os dados foram coletados em formulários, livro de registros e questionários. Do total de 50 crianças, observou-se que 52% eram do sexo feminino; 32% estavam na faixa etária entre 6 a 8 meses. Em relação à frequência da cobertura vacinal das crianças, a vacina BCG apresentou uma cobertura de 100%, em que 88% estavam com a situação vacinal em dia e 12% em atraso vacinal. Quanto ao conhecimento do responsável sobre as vacinas que devem ser administradas em menores de um ano e qual proteção essas conferem, 56% mencionaram a vacina hepatite B. Quanto ao conhecimento do responsável sobre o esquema vacinal das crianças, 84% afirmaram que as mesmas estão com a vacinação em dia e 72% receberam orientações do profissional de saúde sobre a importância da vacinação. Conclui-se que, apesar da alta cobertura vacinal, há a necessidade de intervenções de educação em saúde com a comunidade.

 

Palavras-chave: Vacinação. Cobertura Vacinal. Conhecimento.


Texto completo:

PDF

Referências


Coura JR. Dinâmica das doenças infecciosas e parasitárias. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de Imunizações 30 anos. Brasília, DF, 2005.

Alexandre LBSP, David R. Vacinas: orientações práticas. 2. ed. São Paulo: Martinari, 2010.

Perry H, Weierbach R, El-Arifeen S, Hossain I. A comprehensive assessment of the quality of immunization services in one major area of Dhaka City, Bangladesh. Trop. Med. & Int. Health, 1998; 3 (12): 981-92.

Malagutti W. Imunização, imunologia e vacinas. Rio de Janeiro: Rubio, 2011.

Gilio AE. Manual de imunizações: Centro de Imunizações Hospital Israelita Albert Einstein. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

Faria RM, Andraus LMS, Rosso CFW, Barbosa MA. Situação Vacinal das crianças do Estado de Goiás. [Internet]. 1999 [citado 2006 out 30]; 1(1): Disponível em: http://www.fen.ufg.br/revista/revista1_1/ vacina..

Brasil. Ministério da Saúde. Manual de procedimentos para vacinação. 4. ed. Brasília, DF: Ministério da Saúde; Fundação Nacional da Saúde, 2001.

Aguiar ZN, Ribeiro MCS. Vigilância e controle das doenças transmissíveis. 3. ed. São Paulo: Martinari, 2009.

Ohara ECC, Saito RXS. Saúde da família: considerações teóricas e aplicabilidade. 2. ed. São Paulo: Martinari, 2010.

Molina AC. Situação vacinal de crianças em unidade básica de saúde de Botucatu-SP: características individuais e familiares. 2005. 101 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Medicina, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2005.

Gonçalves ML, Almeida MCP, Gera SC. A municipalização da vacinação em Ribeirão Preto - São Paulo. Cad. Saúde Pública. 1996; 12: 79-87.

Queiroz LLC. Inquérito domiciliar sobre a cobertura vacinal do esquema básico até o segundo ano de vida, São Luís, Maranhão. 2005. 51 f. Dissertação (Mestrado)- Programa de Pós-Graduação em Saúde Materno-Infantil, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2005.

Silva AAMD, Gomes UA., Tonial SR, Silva RAD. Cobertura vacinal e fatores de risco associados à não-vacinação em localidade urbana do Nordeste brasileiro 1994. Revista de Saúde Pública, 1999; 33(2), 147-56.

Centro de estudos Augusto Leopoldo Galvão. Inquérito de cobertura vacinal no município de São Paulo, 2002. São Paulo: CEALAG, 2002. 1 CD-ROM.

Moraes JC, Ribeiro MCSA, Simões O, Castro PC, Barata RB. Qual é a cobertura vacina real? Epidemiol. Serv. Saúde, 2003; 12(3): 147-53.

Diniz JA, Santos KHLS. Vacinação da criança durante o primeiro ano de vida: conhecimento das mães em uma Unidade Básica de Saúde. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Centro Universitário do Maranhão, São Luís, 2007.

Carvalho AO, Carvalho MTS, Rocha SS, Rodrigues TMM, Madeira MZA. Avaliação da cobertura vacinal em crianças menores de um ano acompanhadas por uma equipe de saúde da família. 2010. Disponível em: . Acesso em: 15 jun. 2012.

França ISX, Simplício DN, Alves FP, Brito VRS. Cobertura vacinal e mortalidade infantil em Campina Grande, PB, Brasil. Rev. Bras. Enfermag, 2009; 62 (2): 258-264.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Vigilância dos eventos adversos pós-vacinação: cartilha para trabalhadores de sala de vacinação. Brasília, DF, 2003.




DOI: https://doi.org/10.24863/rib.v6i1.9

Apontamentos

  • Não há apontamentos.