PARADIGMAS DO ENSINO JURÍDICO E SUAS INFLUÊNCIAS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DO DIREITO

Nazaré Portilho Amaral Castro, Cláudia Regina de Oliveira Cantanhede

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar os paradigmas que norteiam o ensino jurídico no Brasil e as tendências necessárias à formação discente para o século XXI. Urge nos espaços em sala de aula o desenvolvimento e compromisso efetivo com práticas que superem a dimensão compartimentalizada, dogmática e procedimentalista do fazer o Direito. Foi realizado um estudo da literatura e da legislação federal que apontam a necessidade de formação profissional com ênfase na postura crítica e reflexiva para com a Ciência do Direito. Sugere-se a mediação dos saberes das temáticas jurídicas em sala de aula, utilizando-se as metodologias ativas do ensino. É necessária construção de processos de ensino calcados na busca constante do conhecimento e numa postura reflexiva que almeja a formação fundada nas habilidades e competências delineadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais.

 

PALAVRAS-CHAVE: Paradigmas. Ensino Jurídico. Legislação. Possibilidades Metodológicas.

 


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DOI: https://doi.org/10.24863/rccp.v29i1.62

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