Psicologia

Kaline Silva Azevedo

Resumo


MAISTO, Alberto A. et al. São Luís: Universidade CEUMA  /PEARSON, 2013, 173p.

 

A Universidade CEUMA estabeleceu, em seu percurso acadêmico, a coautoria e promoção de trabalhos científicos, não só dos seus pesquisadores quanto também de estudiosos de outras instituições, inclusive, um trabalho de parceria com as editoras.  Este é o caso da parceria com a Editora PEARSON.

O trabalho PSICOLOGIA, em tão boa hora editado, vem servindo o Curso de Psicologia e áreas afins. Trata-se, então, de uma obra escrita por um grupo de autores americanos, de consagrado conceito internacional.

Maisto, Morris, Sobral, Robbins e Judge expõem, com refinamento didático, todo um conjunto epistemológico sobre a Ciência da Alma. E o fazem de modo interessante e instrutivo.

O livro contém três unidades e vinte e quatro itens que se distribuem em conteúdos que perpassam pelos métodos de pesquisa em psicologia, ética, carreiras em psicologia, tipos de equipes, características do trabalho e outros assuntos importantes. 

 Cento e setenta e três páginas, um largo anexo com referências, boxes com estudos de caso, tópicos para exercícios em grupo, questões para revisão, “ponto e contraponto”, constituem o estofo epistemológico do trabalho. Também algumas páginas em que os autores discutem tópicos ilustrativos, a exemplo de “mito ou ciência”, comportamento organizacional, diferenças culturais no trabalho etc.

Um ponto interessante consiste na utilização de fotografias pertinentes aos assuntos trabalhados. Deste modo, fotografias obtidas nos próprios ambientes estudados, além daquelas que ilustram consagrados experts da Psicologia.  

Este trabalho é bastante indicado para interessados em Psicologia, cultura laboral e relacionamento humano.

 

¹ Psicóloga especialista em Psicologia Geriátrica, Mestranda em Psicologia em Educação para a Saúde, ex-chefa do CRAS – Colinas/MA. Professora na Universidade CEUMA.  


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.24863/rccp.v28i2.54

Apontamentos

  • Não há apontamentos.