Nível de conhecimento em Primeiros Socorros dos Professores de Educação Física das Escolas de São Luís/MA

Onier do Carmo Costa, Luiz Alexandre de Menezes Nunes

Resumo


Primeiros socorros são definidos como uma série de procedimentos simples que têm como meta resolver situações de emergência. O objetivo deste estudo foi verificar o nível de conhecimento em primeiros socorros dos professores de Educação Física das escolas de São Luís/MA. A pesquisa foi feita com 15 professores (3 mulheres e 12 homens) de escolas privadas (66.7%), públicas-municipais (20%) e públicas-estaduais (13.3%), e realizada de fevereiro a maio de 2014. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário semi-estruturado. Dentre os principais resultados, 66.7% afirmaram estar pouco satisfeitos com o curso de primeiros socorros visto na graduação e 80% responderam errado quanto à preocupação com a segurança na situação de emergência. Diante disto, conclui-se que parte dos professores não possui conhecimento suficiente com relação ao uso de primeiros socorros no ambiente escolar, necessitando de cursos de reciclagem para melhor aprendizado e atendimento em situações de emergência.

PALAVRAS-CHAVE: Primeiros Socorros. Professores. Educação Física.


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DOI: https://doi.org/10.24863/rccp.v28i2.51

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