A Efetividade da Lei de Licitações nos Municípios Maranhenses no período de 2010 a 2013

Vinicius Costa do Vale Correa, José Washington de Freitas de Freitas

Resumo


A licitação é o procedimento administrativo utilizado pelos gestores públicos para adquirir bens, obras e serviços, objetivando identificar a proposta mais vantajosa para o Poder Público e garantir que todos os participantes tenham a mesma oportunidade de serem selecionados dentre aqueles que pretendem contratar com a Administração Pública. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo principal verificar o comportamento das prestações de contas dos municípios maranhenses no período de 2010 a 2013, através das publicações de reprovações de contas públicas municipais no site do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA), e verificar o comportamento do grau de efetividade da lei de licitações nas prestações de contas dos municípios maranhenses. Para isso, serão utilizados procedimentos estatísticos sobre prestação de contas que foram reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão no período proposto. Nos resultados, constatou-se que o principal motivo de reprovações de contas municipais maranhenses é a desobediência aos mandamentos da Lei 8.666/93 por parte dos gestores públicos municipais e que o grau de efetividade da lei de licitações foi considerado relativo em nosso estudo.

PALAVRAS-CHAVE: Grau de efetividade. Licitações. Reprovação de contas públicas.

 


Texto completo:

PDF

Referências


CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 4 ed. São Paulo: Makron Books, 1996.

FILHO, V. A.. Importância das Licitações para Administração Pública. In: Juris Wai. Maio 2010. Disponível em: < http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=4072 >. Acesso em 05 de abril de 2016.

FILHO, B. T.. LICITAÇÕES: Comentários, teoria e prática. Rio de Janeiro: Editora Forense, 1998.

FREITAS, D. B.. E-procurement governamental e o fim das antigas formas de licitações. Disponível em: . Acesso em: 16 de junho de 2016.

GIL, A. C.. Métodos e Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2008

LIBERATO, C. dos S.. Fraudes em Licitações Públicas. In: Boletim Jurídico, n. 1118, Nov 2013. Disponível em: < http://www.boletimjuridico.com.br/m/texto.asp?id=2952>. Acesso em 05 de abril de 2016.

OBSERVATÓRIO DE GESTÃO PÚBLICA DE LONDRINA. O que é uma Licitação. Disponível em . Acesso em: 18 de maio de 2016.

SILVA, E. M. N.. Contratação direta na administração pública. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIV, n. 84, jan 2011.Disponível em: . Acesso em 07 de abril de 2016.

SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P.. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.




DOI: https://doi.org/10.24863/rccp.v28i2.50

Apontamentos

  • Não há apontamentos.