Atividade leishmanicida de metabólito produzido por Streptomyces sp. frente a Leishmania amazonensis

Kamila Carvalho Nogueira, Carlos Drielson da Silva Pereira, Rita de Cássia Mendonça de Miranda, Amanda Silva dos Santos Aliança

Resumo


A Leishmaniose tegumentar é uma doença tropical e subtropical infecciosa não contagiosa causada por protozoários do gênero Leishmania, é transmitida ao homem vetorialmente por fêmeas infectadas do mosquito do gênero Lutzomia. Clinicamente a Leishmaniose tegumentar está subdividida em: cutânea, cutânea difusa e muco cutânea. A forma cutânea é a apresentação mais comum de leishmaniose, responsável por mais de 90% dos casos do Brasil. O objetivo do projeto foi avaliar a atividade leishmanicida, atividade citotóxica e atividade hemolítica do metabólito W.T produzido por Streptomyces sp. frente a Leishmania amazonensis. Formas promastigotas da Leishmania amazonensis foram cultivadas em meio Schneider até alcançarem fase exponencial, quando foram submetidas a ensaios de atividade leishmanicida na presença de concentrações diferentes do metabólito W.T. Foram realizados testes de citotoxicidade com células HEp-2. Para a atividade hemolítica preparou-se solução de hemácias e solução de trabalho para montagem dos testes. O metabólito W.T apresentou IC50 de 9,0±0,9 µg/ml frente a Leishmania amazonensis e inibição de 100% do crescimento parasitário nas três maiores concentrações. A CC50 calculada para o metabólito W.T foi de 226,2 µg/ml. O índice de seletividade (IS), teve valor igual a 24,85 e foi mais seletivo aos parasitas do que as células de mamífero. Em todas as concentrações testadas o metabólito não apresentou atividade hemolítica, e não houve uma discrepância estatística entre os resultados. O metabólito W.T demonstrou resultados satisfatórios e promissores de atividade leishmanicida, o que faz dele um forte candidato para fabricação de novos compostos no combate a leishmaniose.

Palavras-chave: Leishmaniose; Leishmaniose tegumentar; Leishmania amazonensis; Produtos naturais.


Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS

ALIANÇA, Amanda Silva dos Santos. et al. Estudo da atividade biológica de produtos naturais de macroalgas no litoral nordestino sobre Leishmania amazonensis. 2012. Tese de Doutorado. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães.

BASANO, Sergio de Almeida; CAMARGO, Luís Marcelo Aranha. Leishmaniose tegumentar americana: histórico, epidemiologia e perspectivas de conrole. Rev. Bras. Epidemiol. Vol. 7, N°3, 2004.

BOMFIM, Sâmea Mesquita. ISOLAMENTO DE METABÓLITOS ANTIFÙNGICOS DE Streptomyces sp. UFPEDA 3347, ÉNDOFITO DE Momordica charantia L. (Cucurbitaceae). Progama de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas. Recife, 2008.

GONTIJO, Bernardo; CARVALHO, Maria de Lourdes Ribeiro de. Leishmaniose tegumentar americana. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. 36(1):71-80, jan-fev, 2003.

MACHADO, Michelle Menezez. ANÁLISE DE DIFERENTES CEPAS DE Leishmania (Leishmania) amazonensis E Leishmania (Viannia) braziliensis QUANTO A INFECTIVIDADE/VIRULÊNCIA E PERFIL DE CITOCINAS E QUIMIOCINAS PRODUZIDAS POR MACRÓFAGOS MURINOS INFECTADOS. Mestrado em Programa de Pós-Graduação Biologia Parasitária. FUNDAÇÃO OSWALDO CRUS. INSTITUTO OSWALDO CRUZ. Rio de Janeiro, 2014.

PEREIRA, Bernardo Acácio Santini. Leishmania (Leishmania) amazonensis: Participação de fatores do hospedeiro e do parasito no curso da infecção experimental em camundongos. Pós-Graduação em Biologia Parasitária. INSTITUTO OSWALDO CRUZ. Rio de Janeiro, 2010.

SZABO, Ellis Marina. Estudo fitoquímico e atividades biológicas (antioxidante, antimicrobiana, tóxica e hemolítica in vitro) de Cestrum intermedium Sendtn. (Solanaceae).

TUNES, Luiza Guimarães et al. Investigação da Atividade e Mecanismos de Ação Leishmanicida e/ou Tripanocida de Produtos Naturais e um Derivado. 2015. Tese de Doutorado.

VASCONCELOS, Jairla Maria. et al. Leishmaniose tegumentar americana: perfil epidemiológico, diagnóstico e tratamento. Revista RBAC. Vol. 50, N° 03, 2018. Pp




DOI: https://doi.org/10.24863/rccp.v37i2.496

Apontamentos

  • Não há apontamentos.