A SATISFAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO E SUA INFLUÊNCIA NA QUALIDADE DE ATENDIMENTO AO CLIENTE

Jessica Oliveira Mota, Samuel Duarte Kzam, Adriana Santos da Silva, Danilo Jose Menezes Pereira

Resumo


O presente artigo foi elaborado tendo como tema de pesquisa a satisfação no ambiente de trabalho e sua influência na qualidade de atendimento ao cliente. Este artigo trata de uma pesquisa bibliográfica e de campo. Quanto aos meios e quanto aos fins, a pesquisa é descritiva e aplicada e, como problema de pesquisa, buscou-se analisar a satisfação no ambiente de trabalho e a influência na qualidade de atendimento ao cliente no Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão. Para esse feito, alguns livros e artigos, que versam sobre motivação, satisfação no ambiente de trabalho, qualidade no atendimento ao cliente e prestação de serviços foram explorados. As informações e dados foram coletados através de um questionário aplicado aos servidores e aos profissionais de enfermagem por meio do Google Docs. Os servidores receberam um questionário da Escala de Satisfação do Trabalho a (EST) e os profissionais receberam o questionário da Servqual. Através do estudo, foi possível compreender que o tema estudado revela que ambos os lados precisam de atenção e que a organização deve equilibrar a qualidade das 5 dimensões da satisfação dos funcionários, como também o bem-estar dos clientes, saciando seus anseios nos 5 fatores que determinam a qualidade em serviços.

 Palavras-chave: Satisfação. Motivação. Prestação de serviço.


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DOI: https://doi.org/10.24863/rccp.v38i2.492

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