Apresentação

Ramiro Corrêa Azevedo

Resumo


A Revista Ceuma Perspectivas completou 22 anos de existência!

Oriunda de um gesto pioneiro do primeiro Reitor, Dr. José Maria Cabral Marques, em 1995, com o título de Revista do Ceuma, essa publicação deu curso aos informes científicos. Coube ao Dr. Raimundo Medeiros Lobato dar continuidade, em termos de responsabilidade editorial, a essa Revista, tendo sido intitulada Ceuma Perspectivas pelo presente editor.

Após mudanças editoriais, aspectos gráficos e redimensionamento, a Revista Ceuma Perspectivas firmou a periodicidade em duas edições por ano, tendo acolhido estudos e pesquisas, incluindo-se a iniciação científica dos cursos de graduação, incentivando, inclusive, a coautoria de alunos em orientação com professores das mais diversas áreas das Ciências.  O mais recente avanço ocorreu com o lançamento da versão eletrônica no primeiro semestre deste ano.  

Esta edição, prezado leitor, contempla um naipe de assuntos interessantes e relevantes para a sociedade, estando disponibilizado ao broad public, em versão eletrônica, no portal da Universidade CEUMA, com artigos que tratam sobre a aplicação da lei penal a serviço da democracia; a efetividade da lei de licitações nos municípios maranhenses; o perfil antropométrico dos dependentes químicos em tratamentos na Casa de Acolhida - Chácara São Miguel Arcanjo em São José de Ribamar/MA; a construção dos círculos restaurativos como mecanismo alternativo de resolução de conflitos no âmbito dos Juizados Especiais Criminais; o nível de conhecimento em primeiros socorros dos professores de Educação Física das escolas de São Luís/MA; e sintomas osteomusculares relacionados ao trabalho em manicures e pedicures.

Deseja-se, portanto, que essa edição possa contribuir com a ampliação do conhecimento científico e resultados sociais, produzidos na pesquisa, no ensino e na extensão dos cursos de graduação.  Boas leituras!

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.24863/rccp.v28i2.47

Apontamentos

  • Não há apontamentos.