COMPARAÇÃO ENTRE SOFTWARES COMERCIAIS E LIVRES PARA ENSINO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ATRAVÉS DA SIMULAÇÃO DE CIRCUITOS ELETROELETRÔNICOS

Maria Eduarda Ribeiro, Thamara Pereira Verde, Victor Silva Alves Bezerra, Marco Antonio Reis Ramos

Resumo


Softwares de circuitos eletroeletrônicos têm sidos utilizados para ensino de engenharia elétrica desde o desenvolvimento de modelos de simulação computacional para tal fim. Há evidente vantagem na simulação computacional de tais circuitos, uma vez que se economizam tempo e recursos financeiros que seriam desprendidos na construção de circuitos reais. A simulação computacional também permite o compartilhamento de resultados com a comunidade acadêmica da forma mais ágil e eficiente. Atualmente, é possível encontrar uma grande quantidade de softwares comerciais e softwares livres para essa finalidade. Esse artigo compara algumas características de softwares comerciais e livres, utilizando um exemplo de cada tipo.

 

PALAVRAS-CHAVE: Simulação Computacional; Softwares Livres; Ensino de Engenharia Elétrica


Texto completo:

PDF

Referências


ALEXANDER, C.K.; SADIKU, M.N. Fundamentos de circuitos elétricos. AMGH Editora; 2013.

BRINSON, M. E. ; JAHN, S. QUCS: A GPL software package for circuit simulation, compact device modelling and circuit macromodelling from DC to RF and beyond. International Journal of Numerical Modelling: Electronic Networks, Devices and Fields, 2009.

DUARTE, C.; TAVARES, V.G; MENDONÇA, H. Simulação de Circuitos com MULTISIM. Disponível na plataforma Moodle da Universidade do Porto. 2016.

DORNELES, P.F.; ARAUJO, I.S.; VEIT, E.A. Simulação e modelagem computacionais no auxílio à aprendizagem significativa de conceitos básicos de eletricidade: Parte I–circuitos elétricos simples. Revista Brasileira de Ensino de Física. 2006.

MACÊDO, J.A.; DICKMAN, A.G. Simulações computacionais como ferramentas auxiliares ao ensino de conceitos básicos de eletricidade. SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA. 2009




DOI: https://doi.org/10.24863/rccp.v34i2.451

Apontamentos

  • Não há apontamentos.