O conhecimento dos trabalhadores sobre a importância do uso do equipamento de proteção individual para a saúde auditiva

Rachel Costa Façanha, Geice Ribeiro Azevedo

Resumo


A Perda Auditiva Induzida pelo Ruído (PAIR) é do tipo neurossensorial sem características de reversão e por muitas vezes por apresentar-se bilateral. Esse tipo de perda não costuma ultrapassar 40dB em frequências baixas e 75dB em altas. O presente estudo teve como objetivo descrever o conhecimento dos funcionários sobre a importância do uso do equipamento de proteção auditiva individual, os benefícios que trazem a sua utilização e os malefícios decorrentes do não uso constante. Este estudo foi de natureza descritiva, transversal com enfoque quantitativo, com coleta de dados efetuada no período entre julho e agosto de 2014. Foi aplicado um questionário antes e após uma palestra sobre conservação auditiva, contendo variáveis relacionadas ao conhecimento dos trabalhadores sobre a importância do uso de equipamento de proteção auditiva individual, que teve como público-alvo 70 funcionários da área operacional de uma empresa no ramo de bebidas, DIBRASA LTDA, em Pinheiro Maranhão. Os resultados apontaram que 57,1% não fazem uso do equipamento de proteção auditiva e apenas 21,4% já realizaram teste auditivo. 78,5% não têm conhecimento sobre o ruído e o que ele pode causar. 45,7% tiveram alguma orientação sobre a utilização do equipamento de proteção auditiva e 67,1% acham que o equipamento poderá trazer benefícios ao longo de sua rotina de trabalho. Concluiu-se que a grande maioria não faz uso do equipamento de proteção individual e não tem conhecimento sobre o que o ruído poderá causar, havendo uma necessidade de implantação e implementação de um programa de conservação auditiva por parte da empresa.


Texto completo:

PDF

Referências


DE PAULA, U.S. Ruído Riscos e Prevenção. 3rd ed. São Paulo: Hucitec; 1999.

MESSIAS, T.S. Manual Prático de Avaliação e Controle do Ruído. 2nd ed. São Paulo: LTR; 2001.

NUDELMANN, A.A; DA COSTA, A.E; SELIGMAN, J; IBAÑEZ, R.N. PAIR- Perda Auditiva Induzida Pelo Ruído. 2nd ed. Rio de Janeiro: Revinter; 2001.

GRECA, A.L; MARTINS, M.. Conhecimento dos Trabalhadores de uma empresa de Manutenção Industrial em relação à Proteção Auditiva. São paulo: 2010.

CONSELHO REGIONAL DE FONOAUDIOLOGIA.Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado do Rio de Janeiro. [Online].; 2010 [cited 2014 Abril 23. Available from: HYPERLINK "http://www.crefono1.gov.br. Disponível em: http://crefono1.gov.br/img/Arq/Downloads/CFFa_n%C2%BA_162_-_2014_-_Envia_Boletins_da_Fiocruz_sobre_PDVRT/BOLETIM%20n%C2%BA%201,%20JAN-ABRIL%202010.pdf .

FEDERAL, G. Ministério do trabalho e Emprego. [Online].; 1997/2008 [cited 2014 Abril 23. Available from: HYPERLINK 1. Disponivel em: http://portal.mte.gov.br/legislacao/norma-regulamentadora-n-15-1.htm.

SILVA, C.B. Avaliação do Conhecimento de Trabalhadores sobre medidas de Controle após Treinamento de Conservação Auditiva. 2008.

VIVIAN, A.G. Conhecimento dos Trabalhadores de uma Empresa de Alimentos sobre Ruído e Perda Auditiva. UTP-Universidade Tuiuti do Paraná.Curitiba, 2007.

VIEIRA, G.R. Equipamento de Proteção Auditiva: UM estudo na Empresa de Florianópolis. In. Itajaí:CEFAC: Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica; 2000

MORATA, T.C. Conhecimento de Trabalhadores sobre Ruído e seus Efeitos em Indústria Alimentícia. International Archives of Otorrinolaryngology. vol.12. n.01. Janeiro/Março 2008.




DOI: https://doi.org/10.24863/rccp.v31i1.183

Apontamentos

  • Não há apontamentos.