PERCEPÇÃO DE CLIENTES EM RELAÇÃO ÀS NORMAS DE BIOSSEGURANÇA UTILIZADAS NOS CENTROS DE EMBELEZAMENTO E ESTÉTICA

Susanne Rafaelle Dutra França, Ellen Andressa Alencar, Solange Almeida Bacelar, Ludmila Rodrigues L. N., Ana Lourdes Avelar Nascimento, Patrícia Rodrigues Ferreira, Sarah Tarcisia Rebelo Ferreira de Carvalho

Resumo


A adequada prática da biossegurança garante a integridade física dos profissionais de estabelecimentos e de seus clientes. Neste contexto, esta pesquisa objetivou analisar a percepção de clientes em relação às normas de biossegurança utilizadas nos centros de embelezamento e estética. Realizou-se um estudo de caráter observacional, descritivo e transversal, com 48 clientes de centros de embelezamento e estética de São Luís-MA. Para a coleta de dados, utilizou-se questionário de Souza, Marchi e Bettega (2007) sobre normas de biossegurança, incluindo: uso de equipamentos de proteção, estrutura dos estabelecimentos, limpeza e sanitização do ambiente, gerenciamento de resíduos sólidos, assepsia, desinfecção e esterilização dos artigos. Constatou-se que 58% dos clientes observaram uso de máscaras pelos profissionais, 52,08% de jalecos, 75% de luvas, 58,33% não observaram existência de extintores e 85,42% de kits de primeiros socorros. Em relação à estrutura, 95% afirmaram que o local é ventilado, 97% que é iluminado e 48% que o local para a preparação de químicas é apropriado. Quanto à limpeza, 100% observaram limpeza do chão, 89,58% a limpeza de banheiros e 81,25% limpeza dos mobiliários em geral. Sobre o gerenciamento de resíduos, 60% não observaram separação do lixo e 33% observaram a existência de local adequado para armazenamento do lixo. 50% dos entrevistados indicaram uso de materiais descartáveis, e 22% a esterilização dos artigos antes dos procedimentos. 72,92% observaram a higienização das mãos dos profissionais. Desta forma, considera-se que o profissional de estética deve implantar e seguir as condutas de biossegurança em seu estabelecimento, esclarecendo-as aos seus clientes.

PALAVRAS-CHAVE: Equipamentos de proteção individual; Equipamentos de proteção coletiva; Centros de embelezamento e estética.


Texto completo:

PDF

Referências


ARDIONS, J. P.; NAVARRO, M. B. M. A.; CARDOSO, T. A. O. Biossegurança e sistemas de informação: a rede e o gerenciamento de risco. Caderno de saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 21, n. 3, p. 303 – 308, Set. 2013.

CARVALHO, C. M. R. S. et al. Aspectos de biossegurança relacionados ao uso de jalecos pelos profissionais de saúde: uma revisão da literatura. Texto contexto-enfim, Florianópolis, v. 18, n. 2, p. 355 – 360, Jun. 2009.

BORGES, C.; SANTOS, G. C.; BETTEGA, J. M. P. R. Avaliação da efetividade dos métodos de desinfecção e esterilização em alicates de manicure. 2002. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cosmetologia e Estética) - Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú.

CARDOSO, E. N. et al. Adesão dos profissionais às normas de biossegurança aplicadas aos procedimentos de manicure e pedicure em Juazeiro do Norte/ CE. Arquivo de clínica de saúde

Unipar, Umuarama, v. 18, n. 3, p. 157 -161, Dez.2014.

COSTA, W. M.; FONSECA, M. C. G. A importância do gerenciamento de resíduos hospitalares e seus aspetos positivos para o meio ambiente. Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Belo Horizonte, v.5, n.9, p. 12 – 31, Dez. 2009

EUFRASIO, B.; SANTOS, C.; NOVOTNY. V. R. O uso de EPI’s por profissionais de manicuro e pedicuro. 2011. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estética e Cosmetologia) - Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Piçarras.

FERNANDES, N. I.; SOUSA, A. F. Biossegurança nos estabelecimentos de beleza em Goiânia e região metropolitana. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG, CEPE, Goiânia, v. 3, n. 3, Out. 2016.

GARBACCIO, J. L. Conhecimento e adesão às medidas de biossegurança entre manicures e pedicures. 2013. 145f. Tese (Doutorado em Saúde e Enfermagem) – Escola de Enfermagem, Universidade de Minas Gerais, Belo Horizonte.

GARBACCIO, J. L.; OLIVEIRA, A. C. Biossegurança e risco ocupacional: revisão integrativa. Revista Eletrônica de Enfermagem, Belo Horizonte, v. 14, n. 3, p. 702 – 711, Jul/Set. 2012.

Disponível em: < https://www.fen.ufg.br/fen_revista/v14/n3/pdf/v14n3a28.pdf > Acessado em: 06 Mar. 2017.

GARCIA, D; MOSER, D. K.; BETTEGA, J. M. P.R. Biossegurança nos salões de beleza de Balneário Camboriú – Santa Catarina. 2007. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cosmetologia e Estética) – Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú.

GARCIA, K. A. P.; BENTO, C. F.; COSTA, F. K. Riscos ocupacionais de uma amostra dos profissionais da beleza do município de Goiânia. Revista visão acadêmica, Goiânia, p. 102 – 115, Nov. 2012.

GARCIA, L. P; RAMOS, B. G. Z. Gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde: uma questão de biossegurança. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 20, n. 3, p. 744 – 752, Jun. 2004.

LOVO, F.G. Biossegurança aplicada para a área da maquiagem. 2011. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Gestão de Beleza) – Universidade Luterana do Brasil, Canoas.

KUHN, C.; RENE, M. Percepção das manicures e pedicures frente às hepatites B e C e seus métodos de prevenção em salões de beleza na região metropolitana de Curitiba. 2012. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Estética e Imagem Pessoal) – Universidade Tuiuti do Paraná, Paraná.

MELLO, J. Biossegurança e Estética. Revista Científica INA, Blumenau, v. 3, n. 3, p. 5 – 45, Mar. 2011. Disponível em: < http://www.inainstituto.com.br/img_editor/revista.pdf > Acessado em: 19 Mar. 2017.

PINTO, C.; ABREU, D.; GALLAS, J. C.; Análise da percepção dos consumidores em relação à qualidade de atendimento: pesquisado em laboratório no sul de SC. 2008. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estética e Cosmetologia) – Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina.

QUEIROZ, M. L. S.; MEJIA, D. Biossegurança nas clínicas de estética e salões de beleza. 2015. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós – Graduação em Estética e Cosmetologia) – Faculdade Sul Americana, Goiânia.

SOBRINHO, H. M. R. et al. Avaliação do conhecimento e práticas de biossegurança em uma amostra de profissionais da beleza de Goiânia – Goiás. Revista do Instituto de Ciência da Saúde, Goiânia, v. 32, n. 4, p. 343 – 352, Out/Dez. 2014.

SOUZA, N. M. M.; MARCHI, P.; BETTEGA, J. M. P. R. Percepção dos Consumidores de Serviços de Beleza em Relação às Normas de Biossegurança Utilizados em Estabelecimentos de Beleza em Itajaí/SC. 2007. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cosmetologia e Estética) – Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú.

VIEIRA, D. C. G. Conhecimento e comportamento de mulheres universitárias sobre hepatites B e C em salões de beleza. 2013. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Faculdade de Ciência da Educação e Saúde, Brasília.

WARMELING, G.; MOREIRA, N.; BETTEGA, J. M. P. R. Implantação de um plano de gerenciamento de resíduos em um centro de beleza em Joinville SC. 2008. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estética e Cosmetologia) - Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina.




DOI: https://doi.org/10.24863/rccp.v30i2.155

Apontamentos

  • Não há apontamentos.