PROPOSTA DE AMBIENTAÇÃO DE INTERIORES PARA UMA MICROEMPRESA DE ORTOPEDIA: um estudo de caso em São Luís/MA

Myrian Gamita Cintra, Gylnara Kylma Feitosa Carvalhêdo Almeida, Karoline de Lourdes Monteiro Guimarães, Will Ribamar Mendes Almeida

Resumo


O mercado de venda de produtos e serviços de ortopedia enfrenta a concorrência crescente e cada vez mais acirrada de empresas do setor. Neste contexto, propõe-se o desenvolvimento de uma pesquisa de cunho exploratório, cujo resultado final consiste na elaboração de uma proposta de ambientação de interiores que possibilite um ambiente confortável e que atenda as necessidades de funcionários e clientes neste ramo de negócio. Na pesquisa, foi estudada uma empresa em atividade localizada na região central da cidade de São Luís, Estado do Maranhão, que atua há muitos anos no mercado. Para a pesquisa, foi utilizado o método proposto pela arquiteta Mirian Gurgel, que parte da elaboração do perfil do cliente, para compor o programa de necessidades, seguido do estudo das características do espaço e geração de proposta, além do uso dos softwares AutoCAD para o desenvolvimento da planta de layout e Sketchup para a representação tridimensional da ambientação proposta. Os resultados alcançados com a aplicação do projeto mostraram que as necessidades identificadas foram atendidas.

PALAVRAS-CHAVE: Loja de Ortopedia, Design de Interiores, Projeto de Ambientação.


Texto completo:

PDF

Referências


ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução - RDC nº 26, de 18 de março de 2002. Regulamento Técnico para as Empresas de Ortopedia Técnica, Empresas de Confecção de Palmilhas e Calçados Ortopédicos e as Empresas de Comercialização de Artigos Ortopédicos.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050:2015: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.

DIAZ, M; TALAVERA, G. Dicionário Santillana para estudantes. 2.ed. São Paulo: Moderna, 2008.

GURGEL, M. Projetando espaços: design de interiores. 4. ed. São Paulo: Senac. 2011.

._________. Projetando espaços: guia de arquitetura de interiores para áreas residenciais. 7. ed. São Paulo: Senac. 2013.

MANCUSO, C. Arquitetura de interiores e decoração: a arte de viver bem. 8. ed.Porto Alegre: Sulina. 2010.

PARENTE, J. G. Varejo no Brasil: gestão e estratégia. São Paulo: Atlas, 2000. v. 1. 470p.

POSITIVO, 2010. Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. São Paulo: Editora Positivo.

RAMOS, R. R.. A Experiência do Cliente no Ponto de Venda Varejista. 2009, 143p. Dissertação (Mestrado – Administração) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2009. Disponível em:< http://dominiopublico.qprocura.com.br/ dp/107510/ Experiencia-do-cliente-no-ponto-de-venda-varejista.html?aliases=Experiencia-do-cliente-noponto devendavarejista&id=107510>. Acesso em: 03 abr. 2016.

TEIXEIRA, R. R. G. Iluminação Comercial – Módulo I. 2012. Disponível em: . Acesso em: 12 mai. 2016.

TOLEDO, G E (UFPR); CÁRDENAS, O. F. (UNFV). Análise dos efeitos visuais e não visuais da iluminação não natural: benefícios e estratégias. Pós Graduação. 2013.

TOLEDO, G. B. Integração de Iluminação Natural e Artificial: métodos e guia prático para projeto luminotécnico. 2008. Pós-Graduação.

VAL, F. L. do. Manual de técnica radiográfica. Barueri: Manole, 2006.




DOI: https://doi.org/10.24863/rccp.v30i2.104

Apontamentos

  • Não há apontamentos.