Tradução:

Apresentação

 

 

O Mestrado Profissional em Gestão de Programas e Serviços de Saúde (Mestrado GPSS), oferecido pela Universidade CEUMA (UNICEUMA), iniciou suas atividades no ano de 2013, titulou até o ano de 2020 6 turmas. No período de 2020 demos início a 8º turma do mestrado. O caráter multiprofissional do Mestrado GPSS possibilitou a formação de profissionais do direito, do serviço social, da comunicação, da pedagogia, da educação física, da psicologia, enfermagem, fisioterapia, medicina e nutrição, ao logo desses anos, grande parte deles com inserção nos serviços públicos estaduais e municipais.

A criação do curso no Maranhão deu-se principalmente pelo fato de que a região Nordeste necessita de intervenções mais eficientes na área da saúde, o que necessariamente passa pela qualificação de recursos humanos no sistema público e privado da saúde, sobretudo na área de gestão dos programas e serviços de saúde. Esta importância guarda relação com a realidade empírica do Estado do Maranhão, que detém indicadores de saúde abaixo daqueles apontados como razoáveis pela Organização Mundial de Saúde e Organização Pan Americana de Saúde.

A carência do Estado pode ser analisada a partir dos dados sobre as precárias condições socioeconômicas, as quais podem ser evidenciadas pelas últimas posições no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos estados, apresentados nos últimos anos pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento do Brasil (PNUD), e mesmo pela sua localização e clima que favorecem a manutenção e a propagação de diversas doenças. Além disso, o Estado apresenta um quadro de persistência em relação a algumas doenças que acarretam desafios aos serviços de saúde, tais como Tuberculose, Hanseníase, Leishmaniose, dengue e Doenças diarreicas. Apresenta emergência concomitante de outras doenças como algumas viroses, havendo a necessidade de intervenção pelos sistemas locais de saúde, seja na fase de planejamento, programação ou execução das ações, seja contribuindo para a eficiência da gestão do sistema local de saúde.

A proposta do mestrado GPSS é trabalhar com linhas de pesquisa voltadas para a realidade do Estado do Maranhão, uma vez que há necessidade de implementação, qualificação e fortalecimento das muitas ações de vigilância em saúde, que em geral, devem estar atreladas aos programas de saúde. Outro aspecto a ressaltar, diz respeito à necessidade de melhorias na qualidade da assistência e na avaliação dos sistemas municipais de saúde, direcionando-os para as reais necessidades locais. Chama atenção, ainda, a fragilidade da sociedade no papel de controle junto ao Sistema Único de Saúde, necessitando de fortalecimento da capacidade de gestão dos serviços de saúde, onde o Estado do Maranhão encontra dificuldades em função das elevadas taxas de analfabetismo, baixa escolaridade e característica cultural de passividade.

Dentro desse contexto, verifica-se que as demandas referidas acima refletem o nível de importância regional e institucional da proposta do Mestrado Profissional em Gestão de Programas e Serviços de Saúde.

A UNICEUMA, dentro do seu papel social e de formação, tem atentado para as necessidades locais e regionais e em consonância com as diretrizes da Portaria do Ministério da Saúde GM/MS nº 1.996 (BRASIL, 2007), a qual dispõe sobre a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, como estratégia para o Sistema Único de Saúde, pretende contribuir com a formação e capacitação de recursos humanos em saúde que atuam em gestão, assistência e/ou desenvolvimento de programas e serviços de saúde, propondo o Mestrado Profissional em Gestão de Programas e Serviços de Saúde.

Com essa iniciativa, a IES pretende contribuir com a análise crítica e intervenção na área de programas e serviços assistenciais de saúde no Estado do Maranhão. Trata-se, assim, de preparar profissionais para intervenção em programas de saúde, desenvolvidos, sobretudo, no âmbito governamental, cujo objetivo é aprofundar o conhecimento técnico-científico desses profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde, no qual inserem-se as pesquisas operacionais e o desenvolvimento de processos, produtos e metodologias de interesse à saúde. Busca-se capacitar pessoal para a prática profissional avançada em saúde, com perspectiva de atuação transformadora (dos procedimentos e processos), por meio da incorporação do método científico, habilitando o profissional para atuar em atividades técnico-científicas e de inovação.

As políticas e os programas de saúde necessitam de modelos flexíveis onde o processo de descentralização e participação social seja mais evidente e objetivo. Trata-se de favorecer de modo mais efetivo as denominadas parcerias interinstitucionais. A gestão técnica contemporânea, portanto, fundamenta-se em princípios basilares: descentralização, participação social e intersetorialidade. Nesse sentido o programa tem sido construído, visando atender, de fato, a uma demanda real, possibilitando atender regiões próximas, que são tão carentes das políticas de educação permanente no SUS ou no setor privado.

No intuito de concretizar a aproximação entre o programa e as instituições de saúde locais, no primeiro semestre de 2019 foi realizado o “Seminário de Vigilância em Saúde e Atenção Básica: um caminhar compartilhado em busca de soluções” com o objetivo de promover um debate sobre a integração entre a Vigilância em Saúde e a Atenção Básica com a participação de importantes atores dos serviços de saúde do SUS e Universidade Ceuma – Uniceuma. No segundo semestre foi realizado o Ciclo de estudos “Gestão com Ciências SUS” com o objetivo de discutir: Governança Pública da Saúde: avanços e desafios no Estado do Maranhão. O evento contou com a participação de gestores locais do setor da saúde, egressos, discentes e docentes do programa, além dos cursos de graduação da instituição. Em decorrência do estado de pandemia Mundial em 2020, os eventos de interlocução com as instituições de saúde locais foram transferidos para 2021.

Tendo em conta a necessidade de formação de profissionais que trabalhem diretamente (assistência à saúde/gestão de serviços de saúde) ou indiretamente (criação de campanhas de saúde, direito sanitário, tecnologias em saúde) com a saúde e o perfil dos candidatos que procuram esse programa de mestrado para se especializarem, o colegiado do programa repensou as estratégias de inserção social do que é desenvolvido pelos discentes e docentes dentro do programa. Desde o processo seletivo de 2017 os candidatos precisam apresentar uma proposta de produto técnico interligado ao objeto de estudo do projeto de mestrado, para que esse seja apresentado como trabalho de conclusão de curso, juntamente com um artigo científico. Até então, o mestrado GPSS adotava o formato dissertação para como produto final.

O Mestrado está sendo desenvolvido com orientação pedagógica modular e problematizadora, com o uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, tendo por cenários de prática e observação uma região com condições sociais e indicadores de saúde propícios e, sobretudo, carente de projetos de intervenção a partir de uma gestão por resultados. Toda a implementação da linhas de atuação do metrado, estruturação dos eventos e das metodologias de ensino foram acompanhada de políticas institucionais de investimentos em infraestrutura, expansão e qualificação de recurso humanos, contempladas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no Plano Pedagógico Institucional (PPI) da UNICEUMA.

O Programa pretende servir, portanto, a um processo de redefinição de cenários de aprendizagem no âmbito em que, tanto as políticas de saúde quanto a formação humana, vêm sendo pensadas. Pretende fincar seus fundamentos e linhas de pesquisa na realidade regional, mas não sem incentivar a interlocução e o intercâmbio permanente com outros Programas de Pós-Graduação e grupos de investigação em outras regiões, dentro e fora do país. As linhas de pesquisa inter-relacionam-se e complementam-se, a fim de contribuir, de forma efetiva, para o desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar. A oferta do mestrado profissional ênfase na aplicabilidade técnica e flexibilidade operacional, visando a aplicação dos conhecimentos, o exercício da inovação e a valorização da experiência profissional, considerando o perfil diferenciado do aluno do mestrado profissional que está inserido no serviço e produz transformação, unindo o saber e o saber-fazer.

Em relação aos indicadores de distribuição de publicações científica e técnica observa-se-á um aumento das publicações dos docentes e dos mesmos junto aos discentes, assim como o de projetos desenvolvidos com financiamento e ao fortalecimento dos egressos no mercado de trabalho. Essa modificação do quadro, comparado ao quadriênio anterior, deve-se aos planos de ação desenvolvidos pelos dirigentes junto ao colegiado do programa com base no planejamento estratégico.

 

cnpq