Artigos

Infraestrutura

A Universidade CEUMA possui atualmente uma infraestrutura que comporta o desenvolvimento de pesquisas em Odontologia e áreas afins graças à manutenção e à disponibilização de novos laboratórios de pesquisa. Assim, atualmente contamos com 9 laboratórios, além de uma sala de cultura celular e um biotério, o qual foi totalmente reformado recentemente e inclui alas de criação, experimentação, quarentena e recuperação pós-cirúrgica. Além destes laboratórios, estão disponíveis o setor de documentação clínica e estrutura de apoio, que inclui laboratórios vinculados ao Centro de Ciências da Saúde. Em todos estes laboratórios os alunos de mestrado realizam pesquisas vinculadas aos seus projetos científicos e são desenvolvidas atividades de iniciação científica e estágios de alunos de Graduação. Os laboratórios dedicados ao Mestrado encontram-se descritos abaixo:

 

Laboratório de Pesquisa em Odontologia

Máquina de Ensaio Universal (EMIC); Diversos dispositivos para serem utilizados na Máquina de Ensaio Universal; Estereomicroscópio com sistema de captura de imagem e Tablet acoplado; Estereomicroscópio de bancada; Politriz programável; Máquina de corte simples; Máquina de corte ISOMET com disco de diamante; Balança analítica; Prensa hidráulica; Destilador; Freezer; Geladeira; Computadores All in One como ferramenta de pesquisa; Dispositivo para aquisição e análise de Fotografias para pesquisa; Camera Nikon D70 com lente 100 Macro; Impressoras; Sistema de Pressão intrapulpar; Máquina de Escovação; Termocicladora.  

 

Clínica de Odontologia

Trinta e cinco boxes com equipamentos para tratamento odontológico disponível para pesquisas clínicas; máquinas de solda a ponto; mesas clínicas de apoio; entre outros.

 

Laboratório de Técnica Ortodôntica e Cefalometria Manual

Bancadas contendo baias com negatoscópio; 1 aparelho aquecedor de água elétrico (Metal Vander); 1 tela para projetor e; 1 computador Pentium – Intel.

 

Laboratório de Farmacologia

Extrator químico; microscópios ópticos e estereoscópicos; balanças semi-analíticas; fotocolorímetro e; quimógrafo.

 

Laboratório de Histopatologia

Micrótomo; microscópios; geladeiras; freezer; sistema de fixação e; coloração de lâminas.

 

Laboratório de Biologia Molecular

Termocicladores; equipamento para eletroforese horizontal e vertical; trans-iluminador de UV e de luz branca; equipamento para transferência de proteínas; equipamento para análise de imagens de géis; espectrofotômetro UV/VIS; microcentrífuga (14.000 rpm); câmara de fluxo laminar; agitador magnético; balança analítica; potenciômetro; Esterilizador Infravermelho; 2 Agitadores magnéticos; 1 Colorímetro Fotoelétrico; 1 Máquina de gelo; 1 Autoclave; 1 Rotaevaporador; 4 Microscópios; 2 Bicos de Bunsen e; 6 refrigeradores.

  

Laboratório de Imunologia

Leitor de Elisa; equipamentos para eletroforese; Western-blot; fluxo laminar; microscópio ótico e de fluorescência; estufa de CO2; refrigerador; freezer -80oC e -20oC; banho Maria e 2 centrífugas; rotoevaporador; luminômetro com módulo de fluorescência GLOMAX; citômetro de fluxo Accuri C6 (BD), rotoevaporador e 2 freezers –86oC.

 

Laboratório de Microbiologia Oral

Equipamentos para cultura de bactérias de uma forma geral; contador automático de colônias; câmara de fluxo laminar; microscopia de campo claro; contraste de fase e de fluorescência; banho Maria termostático; balança analítica; centrífuga; Termociclador; 02 equipamentos para eletroforese horizontal; 02 Equipamentos de eletroforese vertical; transiluminador de UV e de luz branca; 02 fontes de eletroforese; equipamento para captura de imagens de géis; espectrofotômetro UV; Microcentrífuga (14.000 rpm); Máquina de gelo; freezer -20oC; Geladeiras; Phgâmetro; Autoclave; Estufa de secagem de material; Estufa bacteriológica e; Banho Maria.

 

Além dos laboratórios citados acima, outros laboratórios e setores da Instituição dão suporte às atividades do Programa, a saber:

Sala de cultura de células

Exclusiva para cultura celular conta com 01 capela de fluxo laminar; microscópio invertido; centrífuga; estufa de CO2; 2 refrigeradores frost free freezer e; 1 botijão de nitrogênio para a manutenção das linhagens celulares.

Biotério de animais

Com capacidade para criação e fornecimento de ratos e camundongos isogênicos e ratos; de acordo com a necessidade do projeto, dando suporte ao desenvolvimento da pesquisa científica na universidade. O Biotério da UNICEUMA foi o primeiro do Estado do Maranhão a se tornar credenciado pelo Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal (cfe. publicação no DOU - Diário Oficial da União – Seção 1 Nº 60, quinta-feira, 28 de março de 2013).

Setor de Documentação da Clínica

Armários de aço abertos, para modelos de gesso e pastas de pacientes e armários de aço fechados para pastas de pacientes.

 

Infra-estrutura administrativa e de apoio ao aluno disponível para o Programa de Pós-Graduação em Odontologia do UNICEUMA:

Sala para a coordenação com secretaria com material permanente adequado e microcomputadores conectados à internet e intranet;

Sala para os alunos com 6 computadores ligados à internet, uma impressora em rede e um scanner. Todos os computadores possuem aplicativos para edição de textos, para apresentações, planilha eletrônica, análises estatísticas e editores de imagens. Deve-se destacar os computadores da sala dos alunos de pós-graduação têm instalado o programa de cefalometria para digitalização e obtenção de medidas cefalométricas.

Além dos recursos de informática específica do PPG, os alunos podem utilizar as salas de informática da UNICEUMA que dispõem de 30 computadores cada, totalizando 180.

A Biblioteca Central do Campus I, onde está localizado o curso de Odontologia e os cursos de Pós-graduação, possui uma área construída de 2.161 m2, distribuída em dois pavimentos, dos quais o térreo abriga: a área do acervo (556 m2), administração, videoteca, área de recepção e de empréstimo, área de estudo individual e em grupo, sala de reprografia e terminais de consulta ao acervo. No pavimento superior está localizado: o setor de multimídia com 20 cabines com computadores com acesso a internet nos três turnos (das 08h as 22h), sala de projeção (áudio e vídeo), área para estudo individual e em grupo. Além disso, os produtos e serviços oferecidos pelas bibliotecas da UNICEUMA incluem: consulta e reserva on-line, acesso à base de dados on-line de periódicos ProQuest (área da saúde), organização de uma relação de periódicos nacionais e internacionais de acesso gratuito na internet (Periódicos on-line), levantamentos bibliográficos através do COMUT e da BIREME, orientação de normalização de trabalhos, confecção de fichas catalográfica e obtenção de ISBN, e publicações editadas no âmbito da instituição, entre outros.

Acervo Geral: O acervo é constituído de: 24.224 títulos de livros, com um total de 111.850 exemplares. Desses, 3.105 são de títulos de livros da área da Saúde, com 17.411 exemplares. Com relação a periódicos, a instituição possui 606 títulos de periódicos, com 8.049 exemplares.  

Acervo específico da Área de Odontologia: 649 títulos, sendo 631 títulos de livros e 18 títulos de periódicos. No total são 5.348 exemplares de livros e 985 exemplares de periódicos. Acervo Específico Da Área De Odontologia: 649 títulos, sendo 631 títulos de livros e 18 títulos de periódicos. No total são 5.348 exemplares de livros e 985 exemplares de periódicos.

A partir de março de 2009, o UNICEUMA foi selecionado para receber o acesso ao Portal de Periódicos da CAPES. Este acesso gratuito, às bases de dados Scopus e Science Direct foi obtido em conjunto com outras 74 instituições de ensino superior, públicas e privadas. Destaca-se o fato de ao todo terem sido convidadas 101 instituições de ensino, das quais 75 passaram nos critérios de análise de mérito para receber o acesso. Deste modo, o PPG em Odontologia atualmente conta com uma extraordinária ampliação de acesso aos periódicos. Este fato representou um importante incentivo à formação acadêmica nos diferentes níveis de ensino para o UNICEUMA.

 

 

cnpq