Mestrado Profissional em Gestão de Programas e Serviços de Saúde

Valorizando o seu diploma! Se a instituição vai bem, seu currículo também vai!

Apresentação

gestao-da-saude

Mestrado profissional em Gestão de Programas e Serviços de Saúde

A criação do curso de Mestrado em Gestão de Programas e Serviços de Saúde no Maranhão justifica-se, principalmente, pelo fato de que a região Nordeste necessita de intervenções mais eficientes na área da saúde, o que necessariamente passa pela qualificação de recursos humanos no sistema público de saúde, sobretudo na área de gestão dos programas e serviços de saúde.

Nesta proposta, trabalharemos com linhas de pesquisa voltadas para a realidade do Estado do Maranhão, uma vez que há necessidade de implementação, qualificação e fortalecimento das muitas ações de vigilância em saúde, que em geral, devem estar atreladas aos programas de saúde.

Outro aspecto a ressaltar, diz respeito à necessidade de melhorias na qualidade da assistência e na avaliação dos sistemas municipais de saúde, direcionando-os para as reais necessidades locais.

 Objetivos

Compreender os estudos dos processos de formulação, implementação, planejamento, avaliação e crítica das políticas, dos programas e práticas dos serviços de saúde. É importante que a pesquisa realizada pelo aluno seja plenamente caracterizada como pesquisa estratégica ou tecnológica, ou seja, pesquisa voltada para a produção de conhecimento e, principalmente, para a solução de problemas relativos ao campo de atuação profissional, ou para o desenvolvimento de novas tecnologias em saúde pública.

Linhas de Pesquisa

  1. Serviços e Programas de Saúde (Assistência)

Esta linha de pesquisa envolve diferentes abordagens teóricas e metodológicas e tem como objetivo principal a produção de conhecimento que contribua para a melhora da efetividade, eficiência e qualidade de políticas, sistemas e programas e intervenções em saúde. As investigações desta linha compreendem as etapas de definição e priorização de problemas, das intervenções e estratégias de abordagem escolhidas, seus determinantes, os recursos envolvidos, os resultados alcançados, esperados e não esperados, bem com a influência do contexto nos rumos de todo o processo, que inclui a formulação, planejamento, implementação, regulação, monitoramento e avaliação de políticas e programas de saúde. Esta linha também abrange estudos sobre a utilização, a qualidade, os custos dos serviços e tecnologias em saúde, propostas para uso clínico individual ou em programas de saúde, bem como a estudos de validação de métodos diagnósticos e instrumentos de medida em saúde em geral. Articula-se no sentido de produzir aplicações em programas e políticas de saúde através da busca, análise e síntese de evidência científica para fundamentar escolhas de intervenções seguras e eficazes.

  1. Ações de Vigilância em Saúde

Esta linha de pesquisa aborda o conjunto de ações capaz de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde com o intuito de prevenir riscos à saúde (vigilância sanitária e biossegurança). Sua ação abrange todas as etapas do processo de produção/consumo, e, para além da ação nos determinantes químicos, físicos, biológicos, lida com a desigualdade inerente nos processos de produção/consumo e trabalho/saúde. As pesquisas relacionam-se, por um lado à discussão das políticas de vigilância sanitária, epidemiológica, ambiental e saúde do trabalhador e ao arranjo institucional para a regulação sanitária, o seu planejamento e gestão, e à avaliação das ações e de serviços, tecnologias e programas de saúde. Por outro lado, relacionam-se à identificação, gestão e comunicação do risco buscando a participação social, a transformação das práticas sociais e a melhoria da qualidade de vida.