AS DIFICULDADES DOS IDOSOS COM DISPOSITIVOS MÓVEIS

Thielle Samai Santos Câmara, Gylnara Kylma Feitosa Carvalhêdo Almeida, Yonara Costa Magalhães, Will Ribamar Mendes Almeida

Resumo


Com o envelhecimento da população mundial surgem novas demandas para o uso de dispositivos móveis. A exclusão digital da terceira idade é provocada pela falta de equipamentos desenvolvidos especialmente para idosos, e com o celular não é diferente. Este trabalho tem como objetivo analisar e avaliar a usabilidade dos celulares para identificar as principais dificuldades que os idosos encontram ao utilizar um dispositivo móvel. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário que identifica o perfil sócio-tecnológico dos participantes da pesquisa. Concluiu-se que os celulares disponíveis no mercado não estão adaptados para os idosos e que as principais dificuldades são em relação ao excesso de informações disponíveis, as cores, os tamanhos dos ícones e fontes, assim como as terminologias utilizadas nos dispositivos.

Palavras -Chave: Chave: Idoso . Celular. Dispositivos móveis. Usabilidade.

 


Texto completo:

PDF

Referências


ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15250:2005: Acessibilidade em caixa auto-atendimento bancário. Brasil: ABNT, 2005.

______________________________________________________________. NBR ISO 9241 - 11. Requisitos ergonômicos para trabalho de escritório com computadores Parte 11 - Orientações sobre usabilidade. Brasil: ABNT, 2002.

BARROS, V. T. O. Avaliação da interface de um aplicativo computacional através de um teste de Usabilidade, questionário ergonômico e análise gráfica do design. Florianópolis: UFSC, 2003. 146 p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Engenharia da Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

BENYON, D. Interação Humano computador. São Paulo: Perason Prentice Hall, 2011.

BRANDÃO, E. R. Publicidade on-line, ergonomia e usabilidade: o efeito de seis tipos de banner no processo humano de visualização do formato do anúncio na tela do computador e de lembrança da sua mensagem. Rio de Janeiro: PUC-RIO, 2006. 400 p. Dissertação (Mestrado) – Departamento de Artes & Design – PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2006.

BRASIL. Organização Pan-Americana da Saúde. Envelhecimento ativo: uma política de saúde. Brasília-DF, 2005.

BRASIL. Lei nº 8.842, de 4 de janeiro de 1994. Dispõe sobre a política nacional do idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, 05 jan. 1994. p. 77.

BRASIL. Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, 19 dez. 2000.

IBGE. Sinopse do Censo Demográfico 2010. Disponível em: . Acesso em: 2 out. 2016.

MACEDO, M. K. B. Recomendações de acessibilidade e usabilidade para ambientes virtuais de aprendizagem voltados para o usuário idoso. Florianópolis: UFSC, 2009. 104 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

MACEDO, Roberto Gondo; ROSA, Paulo Cezar. A rede de comunicação internet com o ferramental para o fomento da qualidade de vida da terceira idade: uma análise do portal do envelhecimento. net. In: CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE COMUNICAÇÃO E SAÚDE –COMSAÚDE, 10, 2007, São Paulo. Anais. São Paulo, SP: Universidade metodista de São Paulo, 2007. P. 01-12.

MENDES, M.R.S.S.B.; Gusmão, J.L.; Faro, A.C.M.; Leite, R.C.B.O. A situação social do idoso no Brasil: uma breve consideração. Acta Paul Enferm.; vol.18, no.4, 2005.

PASSOS, R. F. O design da Informação em Interfaces de Hipermídias. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi. 86p. Dissertação 170 (Mestrado) – Programa de Pós- Graduação em Design. Universidade Anhembi Morumbi, 2008.REICHEL, William. Assistência ao Idoso. 5ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.

SILVA, Mauro Lopes Carvalho. Fundamentos da Computação Móvel. São Luís: IFMA, 2016. (Apontamentos de aula). Acesso em: 10.03.2016. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:jj56u1c6yKAJ:dai.ifma.edu.br/~mlcsilva/aulasprogmov/Aula%25202.pdf+&cd=4&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br.

SOUZA, J. H. B. de; SILVA, P. R. P. da. Desenvolvimento e avaliação do protótipo de interface de um aplicativo para tablets baseado na rede social Sow Life. 2013. 115 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2013.

WACHOWICZ, M. C. Segurança, saúde e ergonomia. Curitiba: Intersaberes, 2012.




DOI: https://doi.org/10.24863/rccp.v30i2.98

Apontamentos

  • Não há apontamentos.