O DESENVOLVIMENTO DO PERFIL EMPREENDEDOR: Academia x movimento empresa júnior

Hudson Carlos Lobato Facuri, Paulo Roberto Campelo Fonseca e Fonseca, Samuel Duarte Kzam, Jose Antonio Fecury Ferreira

Resumo


O objetivo desse artigo é perceber de que forma se evidencia o perfil empreendedor de maneira mais eficiente na educação superior apenas ou com a experiência no movimento empresa júnior. Nessa proposta, aplicou-se um formulário como método de coleta de dados contendo escala para os construtos que formam o perfil empreendedor. Os resultados tiveram tratamento no programa SPSS 25.0, programa estatístico específico para pesquisa de ciências sociais aplicadas. As análises aplicadas foram a estatística descritiva, análise fatorial exploratória e as comparações das médias que se possa verificar a diferença entre as percepções acerca dos construtos estudados. A análise multimétodos forneceu a possibilidade, primeiramente, de realizar a caracterização dos entrevistados por meio da aplicação de análise da estatística descritiva. Logo em seguida, a análise fatorial exploratória, concedeu a sustentação que se necessitava para a validação do formulário aplicado entre os estudantes. Nesse teste foram encontradas cargas fatoriais que correspondiam aos parâmetros necessários e os construtos apresentaram relações positivas entre os itens da escala. Para finalizar a análise dos dados, o teste de t de Student, apresentou como resultado uma diferença significativa em três construtos do perfil empreendedor dos participantes do movimento empresa júnior, de São Luís do Maranhão, que são: a habilidade de liderança, a persistência e o potencial para detectar oportunidades latentes a sua volta, com relação aos acadêmicos não participantes do movimento em questão.

 Palavras-Chave: Movimento Empresa Júnior; Perfil Empreendedor; Educação Empreendedora.


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DOI: https://doi.org/10.24863/rccp.v38i2.491

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