A construção da gestão: uma perspectiva da ciência da administração.

Kaline Silva Azevedo Costa

Resumo


A produção intelectual da Universidade CEUMA se distribui entre estudantes, pesquisadores e colaboradores, como convém a uma Instituição de ensino superior. Deste modo, os trabalhos intelectuais dos professores encontram vez e voz em suas publicações destinadas ao grande público, colaborando não só com seus leitores especializados quanto também aqueles que se revelam interessados. Este é o caso de A CONSTRUÇÃO DA GESTÃO, escrito por um grupo de pesquisadores vinculados à área da Administração. Também, entre esse naipe de intelectuais, situam-se outros que fazem parte de instituições irmãs ou associadas.

13 capítulos, uma apresentação, 59 tabelas e gráficos, uma capa com designer gráfico muito sugestiva, uma contracapa explicando o teor do trabalho, quatro microbiografias e duas orelhas. Com este material, os autores, Professores Mestres e Doutores, lavram seus saberes com competência, clareza de ideias e acuidade de manejo científico dos assuntos, interessantes e instrutivos. Deste modo, todo um arcabouço da Administração é exercitado.

Vanessa Santos, Josmar Costa, Marcelo da Silva, Thiago Ferreira, Tamara Garcia, Leila Oliveira, Geysa Chaves, Danielli Silva, Nehemias Bandeira, Tônia Cavalcante, Ana da Silva, Robsson Pereira, Paulo Pires, Antônio Moraes, José Silva, Saymon Sousa, Ícaro Agostino, Rialberth Cutrim, Thais Diniz, Lucas Batista, Ana Barbieri, Othon Bastos Filho, João Madeira, Julho Maciel, Jailson Nunes, Erika Reis, Rita Fernandes, Edson Filho, Ana Oliveira, Haroldo Fontoura, Fabiana Lobato, Vanessa Pereira, Leila Oliveira, José Mendes e Paulo Carneiro emprestam colorido e sapiência a este alentado trabalho intelectual que esmiuça os labirintos da Administração.

A ciência, tecnologia e cultura são decifrados por nossos pesquisadores, principalmente se considerarmos que já estamos na Era da Nanotecnologia e da Biogenética. Reforça-se, então, pelos textos que estão vazados neste precioso trabalho intelectual, o cabedal de arte e conteúdo dessa ciência da gestão administrativa tão admirada nos dias de hoje.

Como não poderia deixar de ser, a gestão da qualidade, a gestão de pessoas, a administração clássica, Taylor, Ford, Fayol, Kotler, Ballou, Armstrong, Closs, Pizzolato, Bateson e tantos outros mais dão suporte aos constructos epistemológicos que norteiam as coerências e coesões lavradas nos textos. Assim é que indústrias, serviços, consumidores, produtos, empresas, orçamentos, preços, etc, são considerados pelos autores supracitados.

A leitura de A CONSTRUÇÃO DA GESTÃO faz-se necessária, principalmente para estudantes e professores da área da Administração.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.24863/rccp.v27i1.45

Apontamentos

  • Não há apontamentos.