TRÁFICO DE PESSOAS NO ESTADO DO MARANHÃO: uma análise da sistematização dos dados à luz da afirmação dos Direitos Humanos.

Amanda Passos Ferreira, Thiago Allisson Nunes do Nascimento, Hilza Maria Feitosa Paixão

Resumo


O Tráfico de Pessoas é caracterizado pelo recrutamento, transporte, transferência ou recebimento de pessoas, utilizando variadas formas de coerção, como ameaça ou uso da força. Apesar de a Carta Magna versar quanto ao respeito à dignidade da pessoa humana, assim como o Código Penal que prevê punibilidades para o crime de Tráfico de Pessoas, seguindo os princípios e diretrizes dispostos no Protocolo Internacional assinado pelo Brasil, a prática de se comercializar seres humanos parece cada vez mais distante de se extinguir. Dessa forma é perceptível que existam obstáculos que impedem a eficácia da repressão, punição e prevenção, o que termina por ser um entrave à afirmação dos Direitos Humanos no estado do Maranhão, dentre esses obstáculos, se encontra a defasagem da sistematização dos dados que aduzem acerca do referido crime. Com o advento da novel lei 13.344/2016 o Tráfico de Pessoas ganhou um olhar mais amplo e acredita-se que modernizado. A partir disto objetiva-se analisar as consequências da não sistematização dos dados, bem como compreender e identificar a correspondência entre a não sistematização de dados sobre a problemática do Tráfico de Pessoas e o atual estado dos Direitos Humanos no Maranhão. Constatou-se que o estado do Maranhão, assim como o Brasil, ainda tem muito em que evoluir quanto ao tratar da problemática, deve-se, portanto buscar o intercâmbio de ideias e valorizar a intersetorialidade do mesmo modo que investir na capacitação dos profissionais que atuem frente as vítimas e publicizar a questão de modo que conscientize a população a denunciar e se precaver.

 

 

PALAVRAS-CHAVE: Sistematização; Direitos Humanos; Tráfico Humano.

 


Texto completo:

PDF

Referências


ARISTÓTELES. Metafísica. Bauru, São Paulo: Edipro, 2006.

BRASIL. Ministério da Justiça. Relatório da Rede de enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. São Luís, MA, 2014. 10p.

BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de Direito Penal. 17ª ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

CARNEIRO, T. O TRÁFICO DE PESSOAS EM TRÊS DIMENSÕES: EVOLUÇÃO, GLOBALIZAÇÃO E A ROTA BRASIL-EUROPA. Tese (Mestrado em Relações Internacionais) – Instituto de Relações Internacionais, Universidade de Brasília. Distrito Federal, 2009.

CKAGNAZAROFF, Ivan Beck; MOTA, Normaston Rodrigues. Considerações sobre a relação entre descentralização e intersetorialidade como estratégias de modernização de prefeituras municipais. Revista E & G Economia e Gestão, Belo Horizonte, v. 3, n. 6, p. 23-41, dez. 2003.

CUNHA, Rogerio Sanches. Tráfico de pessoas. Lei 13.344/2016 comentada por artigos. Salvador, Editora Juspodivm, 2017.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade, 2: O Uso dos Prazeres. 5.ed. Rio de Janeiro, Edições Graal, 1984a.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: A Vontade de Saber. Rio de Janeiro, Edições Graal, 1977.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade, 2: O Uso dos Prazeres. 5.ed. Rio de Janeiro, Edições Graal, 1984.

G1. Globo. Imigrantes à deriva são resgatados em São José de Ribamar. 2018. Disponível em: >https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/imigrantes-resgatados-em-barco- a-deriva-no-ma-pagaram-r-48-mil-diz-pf.ghtml

GRECO, Rogerio. Curso de Direito Penal. Parte Geral. 14ª ed. Rio de Janeiro. Impetus, 2017, vol. 2.

JUNQUEIRA, Luciano A. Prates. DESCENTRALIZAÇÃO E INTERSETORIALIDADE: A CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE GESTÃO MUNICIPAL. Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro, FGV,v.3,n.3,mar abr,1998.

LIMA, T. GÊNERO, TRÁFICO SEXUAL DE MULHERES E POLÍTICAS PÚBLICAS: uma análise da experiência da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR). Tese (Doutorado em Políticas Públicas) – Programa de Pós- Graduação em Políticas Públicas, Universidade Federal do Maranhão. São Luís, 2017.

NUCCI, Guilherme. Crimes contra a dignidade sexual. 5ª ed. Rio de Janeiro, Editora Forense, 2015.

Secretaria Nacional de Justiça, Departamento de Justiça. Tráfico de pessoas uma abordagem para os direitos humanos. Classificação, Títulos e Qualificação; organização de Fernanda Alves dos Anjos – 1.ed.Brasília : Ministério da Justiça, 2013.

TRINDADE, Jorge. Manual de Psicologia Jurídica para Operadores do Direito. 2ª ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2007.

UNODC, Global Report on Trafficking in Persons 2016. (United Nations publication, Sales No. E.16.IV.6).




DOI: https://doi.org/10.24863/rccp.v34i3.443

Apontamentos

  • Não há apontamentos.