A DEFESA DO MEIO AMBIENTE LABORAL E A ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO NA PREVENÇÃO E REPARAÇÃO DOS DANOS CAUSADOS POR ACIDENTES DE TRABALHO

Katleen Soares Pinheiro, Adriana Mendonça da Silva

Resumo


A atuação do Ministério Público do Trabalho na defesa do meio ambiente laboral exsurge de grande importância na garantia do direito à saúde e à segurança do trabalhador, sobretudo, para a tutela de medidas preventivas e reparadoras dos danos causados por acidentes de trabalho. Pode-se conceituar o meio ambiente como o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. O direito ao meio ambiente apresenta uma dimensão transindividual e, nessa perspectiva, a sua preservação está correlacionada ao direito à vida, à dignidade da pessoa humana e, portanto, uma vida saudável advém de seu equilíbrio. Diante disso, o meio ambiente do trabalho é o local em que se realiza a função laborativa, abrangendo as condições de trabalho, a sua organização e as relações intersubjetivas presentes. A Constituição Federal de 1988 incumbe ao Ministério Público a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, e a Lei Complementar 75/93, destaca as funções institucionais do MP para a proteção do patrimônio 

público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos. Entretanto, apesar do Brasil possuir uma das mais avançadas legislações em matéria de proteção à saúde e segurança laboral, registra-se um dos maiores índices de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, o que evidencia o desrespeito ás normas, aumentando sobremaneira os danos. Com vistas a isso,  a Súmula 736 do Supremo Tribunal Federal afirma a competência da Justiça do Trabalho para julgar as ações que tenham como causa de pedir o descumprimento de normas trabalhistas relativas à segurança, higiene e saúde, e, com isso, podem ser destacados os instrumentos de atuação para a tutela do meio ambiente equilibrado ao trabalhador, como o Inquérito Civil, a Ação Civil Pública e o Termo de Ajustamento de Conduta visando à adoção de medidas preventivas e reparadoras causadas por acidentes de trabalho.

Palavras-Chaves: Acidentes de Trabalho. Meio Ambiente do Trabalho. Ministério Público do Trabalho.


Texto completo:

PDF

Referências


AMADO, Frederico. Legislação Ambiental Comentada. 2 ed., v. 1. Salvador. Editora Jus Podivm. 2018.

BARROS, Alice Monteiro de. Curso de Direito do Trabalho. 9.ed. São Paulo: LTR, 2013.

BELCHIOR, Germana Parente Neiva. Hermenêutica Jurídica Ambiental. São Paulo: Saraiva, 2011. p. 208 e seguintes.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho – AEAT. Disponível em https://ces.ibge.gov.br/base-de-dados/metadados/mps/anuario-estatistico-de-acidentes-do-trabalho-aeat Acesso: 23.out.2018.

FREDIANI, Yone. Direito do trabalho. Barueri: Manole. 2011.

GARCIA, Gustavo Filipe Barbosa. Acidentes do trabalho: doenças ocupacionais e nexo técnico epidemiológico. 4. ed. São Paulo: Método, 2011.

GOMES, Jardim Philippe. Entre a vida e a norte: a atuaçao do Ministerio Publico do Trabalho pelo banimento do amianto no Brasil. Estudos aprofundados MPT–Ministério Público do Trabalho. Bahia: Jus Podium, 2015.

LEITE, Carlos Henrique Bezerra Leite. Ministério Público do Trabalho: doutrina, jurisprudencia e prática. São Paulo: Saraiva, 2017.

MANCUSO, Rodolfo de Camargo. Ação civil pública trabalhista. 5. ed. São Paulo: RT, 2002. p. 59.

MELO, Raimundo Simão. Reforma trabalhista poderá aumentar os acidentes do trabalho no Brasil. Disponível em https://www.conjur.com.br/2017-set-29/reflexoes-trabalhistas-reforma-trabalhista-aumentar-acidentes-trabalho-brasil Acesso: 23.out.2018.

________. Direito do Trabalho e a Saúde do Trabalhador. 3.ed. São Paulo: Editora LTR, 2008.

________. Constitucionalismo, trabalho e seguridade social e as reformas trabalhista e previdenciária. São Paulo: Editora LTR, 2017

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO. OBSERVATÓRIO DIGITAL DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO. Disponível em: https://observatoriosst.mpt.mp.br/ Acesso: 25.out.2018.

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO. Disponível em: http://radio.mpt.gov.br/wps/portal/portal_mpt/mpt/sala-imprensa/mpt+noticias/fa2500ec-7b03-4f54-abc2-2a7582d98df0/ Acesso: 25.out.2018.

NIGRO, Hugo Mazilli. Regime Jurídico do Ministério Público do Trabalho. 2.ed. São Paula: Editora Saraiva, 1995.

OLIVEIRA, Sebastião Geraldo de. Proteção Jurídica à Saúde do Trabalhador. 6.ed. São Paulo: LTR, 2011.

OLIVEIRA, Sebastião Geraldo de. Indenizações por acidente do trabalho ou doença ocupacional. 5. ed. rev., ampl. e atual. São Paulo: LTr, 2009.

Pereira, R J. Ação Civil Pública no Processo do Trabalho. Salvador: Editora Jus Podivm, 2016.

RUSSOMANO, Mozart Victor. Comentários à Consolidação das Leis da Previdência Social. 2. ed. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 1981.




DOI: https://doi.org/10.24863/rccp.v34i3.436

Apontamentos

  • Não há apontamentos.