O Trabalho infantil doméstico e suas consequências

Daírles Vieira Mendes, Claudia Regina de Oliveira Cantanhede

Resumo


A finalidade deste trabalho consiste em analisar a evolução da sociedade em relação ao respeito aos direitos da criança e do adolescente, fortalecendo uma maior percepção da exploração do trabalho infantil, que ainda persiste de forma absurda na sociedade brasileira. O trabalho infantil não é um problema específico do Brasil. Só que com diferenças de intensidade e de gravidade, sendo esse talvez um dos enigmas que o tornam tão difícil de erradicar. Milhares de crianças ainda deixam de ir à escola e de terem seus direitos preservados, e trabalham desde a mais tenra idade na lavoura, campo, fábrica ou casas de família, em regime de exploração ou quase de escravidão.

Palavras-chave: sociedade; trabalho infantil; proteção; exploração.


Texto completo:

PDF

Referências


ACIOLY FILHO, Antônio Carlos. Lineamentos históricos acerca do trabalho infantil no Brasil e no mundo. Disponível em: . Acesso em: 23 mai 2015.

AMIN, Andréa Rodrigues. Curso de direito da criança e do adolescente: aspectos teóricos e práticos. Coordenadora Kátia Regina Ferreira Lobo Andrade Maciel. IBDFAM/ LUMEN JURIS: Rio de Janeiro, 2006.

A Situação do trabalho no Brasil na primeira década dos anos 2000 / Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. São Paulo: DIEESE, 2012.

Boas Práticas: Integração de gênero nas ações contra o trabalho infantil – Organização Internacional do Trabalho – Programa Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil (IPEC) – Genebra, 2004.

BRASIL. Constituição Federal (1988). 9. ed. São Paulo: Vade Mecum, Saraiva, 2010.

__________. ECA (1990). Estatuto da Criança e do Adolescente. 9. ed. São Paulo: Vade Mecum, Saraiva, 2010.

___________. Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente Trabalhador. 2 ed. – Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2011.

__________. O Trabalho Infantil Doméstico no Brasil. Avaliação a partir dos microdados da PNAD (2008 - 2011). FNPETI, 2013.

_________. O Brasil e o Trabalho Infantil no início do séc. 21. Brasília: OIT, 2004.

Crianças Invisíveis: o enfoque da imprensa sobre o trabalho infantil e outras formas de exploração. Coord. Veet Vivarta. São Paulo: Cortez , 2003.

LIMA, Danilo Chaves. Trabalho infantil doméstico. Revista Jus Navigandi, Teresina, ano 20, n. 4208, 8 jan. 2015. Disponível em: . Acesso em: 27 maio 2015.

Mapa de Indicativos do Trabalho da Criança e do Adolescente. 3. ed. Brasília: TEM, SIT, 2005.

Oficina Sistema de Garantia de Direitos e a Erradicação do Trabalho Infantil. Fundação das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, Brasília, 2004.

Trabalho Infantil Doméstico: Não deixe entrar na sua casa. Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil do Maranhão – FEPETIMA, São Luís, 2009.




DOI: https://doi.org/10.24863/rccp.v27i1.43

Apontamentos

  • Não há apontamentos.