Análise espacial das formas de ocupação da bacia hidrográfica do rio Bacanga

Sirlane Viegas Pereira, Denilson da Silva Bezerra, Kananda Costa Melo, Lorraine Freitas Gonzaga

Resumo


Devido ao desordenado crescimento urbano da ilha de São Luís (MA), este trabalho propõe analisar a influência do padrão de ocupação na bacia hidrográfica do rio Bacanga, assim como promover o mapeamento sócio-econômico-ambiental da bacia com o auxílio de uma imagem de satélite CBERS-2-CCD1XS e um banco de informações que disponibiliza dados do censo IBGE 2010. Estudos fitossociológicos pretendem levantar e caracterizar as principais formações vegetais e ciliares com o propósito de reafirmar os resultados das análises geradas por mapas temáticos gerados pela imagem de satélite e descrever os principais tensores ambientais de influência sobre a vegetação ciliar do rio. O padrão de ocupação da bacia fundamenta-se no avanço da população em direção às cabeceiras do Bacanga, ocupando primeiramente as áreas mais baixas da bacia em direção à sua nascente. O software SPRING foi utilizado para a criação de um banco de dados e definir os limites da área de estudo, enquanto o ESTATCART fará o cruzamento e o mapeamento de estatísticas e registros administrativos por setores censitários. Com base nesses resultados, pretendeu-se mostrar quais os tipos de vegetação ainda sobrevivem nessa área, quão urbanizada está a bacia e as principais consequências da crescente urbanização para as pessoas e o meio ambiente.
PALAVRAS-CHAVE: Ocupação Urbana; Bacia do Bacanga; Formações Vegetais


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012. Institui o novo Código Florestal.

CHRISTOFOLETTI, A. Geomorfologia. 2ª ed. Edgard Blucher, 2003. 200p.

COELHO, C. J. da C. Aspectos da disponibilidade e dos usos da água na bacia do rio Bacanga/ ilha do Maranhão (I. de São Luís) – MA. UFMA, 2006. 126p.

COUTINHO, L. A. Mapa da vulnerabilidade à ação antrópica em mangue seco e proximidades, Vitória, ES. UFES, 2004. Disponível em: . Acesso em: 05 de setembro de 2016.

CRISCUOLO, C. et al. Uso e ocupação da terra em 1965 e 1998. In: Espíndola, E.L.G. et al. A bacia hidrográfica do rio Monjolinho: uma abordagem ecossistêmica e a visão interdisciplinar. São Carlos: RiMa Editora, 2000. 104 – 113p.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico. 2010. Disponível em:. Acesso em: 15 de setembro de 2016.

MARANHÃO. Atlas do Maranhão. 2002. 44f. 2ed. Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, Gerência de Planejamento e Desenvolvimento Econômico – GEPLAN. São Luís, 2002.

MMT PLANEJAMENTO E CONSULTORIA. Programa de recuperação e melhoria da qualidade de vida da bacia do Bacanga. Relatório. São Luís, 2007.

OLIVEIRA, D.C.L. Uso do geoprocessamento na elaboração de diagnósticos e cenários de áreas sujeitas a enchentes no baixo curso do Rio do Bacanga São Luís- MA. UFMA, 2006. 54p.

OLIVEIRA, F. apud. Programa de recuperação e melhoria da qualidade de vida da bacia do Bacanga. MMT Planejamento e Consultoria. Relatório. São Luís, 2007.

SEMATUR, CVRD. Plano de manejo do parque estadual do Bacanga. Relatório. São Luís-MA, 1992.




DOI: https://doi.org/10.24863/rccp.v31i1.192

Apontamentos

  • Não há apontamentos.