APRESENTAÇÃO

Ramiro Corrêa Azevedo

Resumo


O avanço da Ciência perfaz-se não somente na produção do conhecimento científico, mas também na popularização dos saberes para a sociedade. Em sua 31ª edição, a Revista Ceuma Perspectivas promove a divulgação do conhecimento produzido para a melhoria da qualidade de vida, da saúde e da garantia de direitos fundamentais, isto é, a presença do saber acadêmico na sociedade.  

Discentes do ensino superior, de cursos de graduação ou de pós-graduação, professores e diversos egressos da Universidade Ceuma, compõem o rol multidisciplinar de autores na presente edição.

Mais uma vez, temas relevantes foram eleitos para publicação, em ampla e franca concorrência acadêmica e científica, com destaque para abordagens sobre o crime de Feminicídio; contribuintes individuais e a Previdência Social; implicações jurídicas de mudança de tipologia em unidades de conservação; custo monetário e teor protéico em suplementos à base de whey protein; propriedades farmacológicas da romã; acretismo placentário; uso de EPI´s e saúde auditiva; epidemiologia e aspectos imunopatológicos do vírus da imunodeficiência humana (HIV); efeitos dos impactos da economia brasileira sobre a carga tributária nacional; uso e a representação da identidade cultural local na publicidade; valoração ambiental de serviços ecossistêmicos culturais do bumba meu boi; Seleção de fungos quanto à capacidade de utilização de corantes; análise físico-química de cimentos comercializados em São Luís/Ma; fitorremediação como solução para solos contaminados por metais pesados; análise espacial das formas de ocupação da bacia hidrográfica do rio Bacanga.

Cidadania, saúde, meio ambiente, sustentabilidade e tecnologia são grandes temas tratados na presente edição. Boas leituras!


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.24863/rccp.v31i1.190

Apontamentos

  • Não há apontamentos.