Reflexões teóricas sobre o uso e a representação da identidade cultural local na publicidade

Natália Pereira Ripardo, Polyana Amorim Chagas

Resumo


O presente trabalho é um recorte de um estudo monográfico que aborda a representatividade de elementos de uma cultura local na criação de uma marca ou campanha publicitária. O objetivo da pesquisa é mostrar de que modo a cultura local de um povo pode ser representada na identidade de uma marca e o efeito que essa representatividade pode causar. Para chegar a tal fim, foi feita uma pesquisa bibliográfica, além de se apresentar os principais conceitos, que permeiam o debate: representação, identidade cultural, cultura e publicidade, e relacioná-los.


Texto completo:

PDF

Referências


BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

BRASIL, Marcus Ramúsyo de Almeida. O reggae no Maranhão: sociologia da cultura e produção simbólica. Aurora: revista de arte mídia e política, São Paulo, n. 2, 2011. Disponível em: . Acesso em: 3 maio 2017.

CARVALHO, Nelly de. Publicidade: a linguagem da sedução. São Paulo: Ática S.A, 1996.

CERTEAU, M. de A invenção do cotidiano: artes de fazer. v.1. Petrópolis: Vozes, 1994

FAGGIANI, Kátia. O poder do design: da ostentação à emoção. Brasília: Thesaurus, 2006.

FERNANDES, José David Campos. Introdução à semiótica. In: ALDRIGUE, Ana Cristina de Sousa; LEITE, Jan Edson Rodrigues (Org.). Linguagens: usos e reflexões. 1. ed. João Pessoa: UFPB, 2011. v.8. Disponível em: < http://www.cchla.ufpb.br/>. Acesso em: 29 abr. 2017.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro. 7. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

MEDEIROS, Ítalo Jorge Menezes; DÉDA, Talita de Azevedo. A importância da semiótica na publicidade para a projeção dos significados: uma análise do anúncio da Mitsubishi Pajero Full. Interfaces Científicas - Humanas e Sociais, Aracaju, v. 2, n. 2, p. 45-54, fev. 2014. Disponível em: . Acesso em: 10 maio 2017.

MORIGI, Valdir Jose; ROCHA, Carla Pires Vieira da; SEMENSATTO, Simone. Memória, representações sociais e cultura imaterial. Morpheus, Revista eletrônica em ciências humanas, ano 9, n. 14, p. 182-191, 2012. Disponível em: . Acesso em: 2 maio 2017.

MUYLAERTE, Roberto. Marketing cultural & comunicação dirigida. 4.ed. São Paulo: Globo, 1995.

NASCIMENTO, Fabio Santiago. Relações entre a teoria dos signos de Saussure, a semiótica de Peirce e a gramática visualde Kress & Van Leeuwen. Expressão, Revista do Centro de Artes e Letras, Santa Maria, v. 1, n. 2, p. 115-123, jul./dez. 2009. Disponível em: < https://www.academia.edu/>. Acesso em: 29 abr.2017.

OLIVEIRA, Marcio de. Conceito de representações coletivas: uma trajetória da divisão do trabalho às formas elementares. Debates do NER, Porto Alegre, v. 2, n. 22, p. 67-94, jul./dez. 2012. Disponível em: . Acesso em: 2 maio 2017

PEREZ, Clotilde. Signos da marca: expressividade e sensorialidade. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2004.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Cultura e representações, uma trajetória. Anos 90, Porto Alegre, v. 13, n. 23/24, p. 45-58, jan./dez. 2006. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2017.

PICHLER, Rosimeri Franck; MELLO, Carolina de Iuva. O design e a valorização da identidade local. Design e Tecnologia, v. 2, n. 4, p. 1-9, dez. 2012. Disponível em: < https://www.ufrgs.br/>. Acesso em: 17 maio 2017.

PIEDRAS, Elisa Reinhardt; JACKS, Nilda. A contribuição dos estudos culturais para a abordagem da publicidade: processos de comunicação persuasiva e as noções “articulação” e “fluxo”. E-compós, Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, ago. 2006. Disponível em: . Acesso em: 15 maio 2017.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

REVERTÉ, F. G.; IZARD, O. M. The role of social and intangible actors in cultural event planning in Catalonia. International Journal of Event and Festival Management, v. 2, n. 1, p. 37-53, 2011.

SANTAELLA, Lúcia. Semiótica aplicada. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

SANTI, Heloise Chierentin; SANTI, Vilso Junior Chierentin. Stuart Hall e o trabalho das representações. Revista Anagrama, Revista Interdisciplinar da Graduação, São Paulo, v. 2, n. 1, set./nov. 2008. Disponível em: . Acesso em: 29 abr. 2017.

SANTOS, Saulo Ribeiro dos; RIBEIRO, Geyza Antônia de Souza Ribeiro; SANTOS, Protásio Cézar dos. Percepção dos ludovicenses sobre a identidade cultural da cidade de São Luís (MA). In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM TURISMO DO MERCOSUL, 7., 2012, Caxias do Sul. Anais eletrônicos... Caxias do Sul: UCS, 2012. Disponível em: < https://goo.gl/ExqQEX >. Acesso em: 18 mar. 2017.

SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2009.




DOI: https://doi.org/10.24863/rccp.v31i1.186

Apontamentos

  • Não há apontamentos.