EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA AO DEFICIENTE VISUAL: uma revisão integrativa

Talita Carine Feitosa Medeiros, Vivianne da Silva Braga Martins

Resumo


A Educação Física adaptada tem um papel importante no desenvolvimento global dos alunos com deficiência, auxiliando no desenvolvimento motor, intelectual e emotivo. O Deficiente visual tem condições de frequentar uma escola e ser bem estimulado, qualquer deficiente poderá se desenvolver no tempo correto. A Educação Física terá grande importância no desenvolvimento desse indivíduo, as aulas são adaptadas e oferecem recursos, de forma que, ele não fique sem o ensino. Este artigo trata-se de uma revisão integrativa, com artigos de 2010 a 2017, foram selecionados 11 artigos sobre o tema. O objetivo desta pesquisa é identificar os recursos e adaptações utilizados, observar as dificuldades encontradas pelos professores e a participação dos deficientes visuais nas aulas de Educação Física. Pode-se observar que existem vários recursos, como a bola com guizo, o braile, mas muitas escolas não possuem esse tipo de material, dificultando assim as aulas dos professores, a participação dos alunos depende muito da motivação e criatividade do professor.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Física adaptada; deficiência visual; inclusão.


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DOI: https://doi.org/10.24863/rccp.v30i2.153

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