PERCEPÇÕES DOS PAIS SOBRE OS SINTOMAS DO TDAH EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DIAGNOSTICADOS COM TEA

Elma Dayana Moura dos Santos, Ana Flávia Lima Teles da Hora

Resumo


O transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) tem sido alvo de inúmeros questionamentos na contemporaneidade, visto que este acarreta um comprometimento em diversos aspectos da vida do sujeito. A presente pesquisa caracteriza-se como um estudo preliminar, de cunho exploratório e caráter quantitativo, tendo como objetivo identificar a percepção dos pais no que tange aos sintomas do TDAH em crianças e adolescentes com diagnóstico de TEA (Transtorno do Espectro Autista). Esta foi aplicada na clínica escola Ana Lúcia Chaves Fecury, da Universidade CEUMA, localizada em São Luís – MA. O critério de escolha dos participantes consistiu em pais que possuem filhos com idade de 6 a 12 anos com o diagnóstico clínico de TEA. Na coleta de dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: a Escala CBCL/6-18 (Child Behavior Checklist) e o questionário SNAP-IV (Swanson, Nolan e Pelham – versão IV). No processo de análise de dados foi utilizado o software SPSS (Statistical Package for Social Sciense), versão 22.0. Os resultados encontrados sinalizam para a existência de sintomas de desatenção em crianças e adolescentes autistas de acordo com a percepção dos pais. A pesquisa contribuiu para a ampliação dos estudos concernentes à temática TDAH, assim como para apontar possíveis correlações existentes entre o TEA e o TDAH. Sugere-se, para futuras pesquisas, a realização de estudos referentes à prevalência do TDAH como transtorno comórbido do TEA, bem como a ampliação da amostra clínica.

PALAVRAS-CHAVE: Autismo; Pais; CBCL.


Texto completo:

PDF

Referências


ACHENBACH, Thomas M. Integrative guide for the 1991 CBCL/4-18, YSR and TRF profiles. 1. ed. Vermont: Burlington, 1991.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-5: manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

LEYFER, Ovsanna T. et al. Comorbidades Psiquiátricas em Crianças com Autismo: Desenvolvimento de Entrevista e Taxa de Transtornos, Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 36, n. 7, 2006. Disponível em: . Acesso em: 13 out. 2017.

MISSAWA, Daniela D. A.; ROSSETTI, Claudia B. Psicólogos e TDAH: possíveis caminhos para diagnóstico e tratamento. Construção Psicopedagógica, São Paulo, v. 22, n. 23, p. 81-90, 2014. Disponível em: . Acesso em: 25 set. 2017.

PONDÉ, Milena P.; NOVAES, Camila M.; LOSAPIO, Mirella F. Frequência de sintomas de déficit de atenção e hiperatividade em crianças autistas. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, São Paulo, v. 68, n. 1, p. 103-106, 2010. Disponível em: . Acesso em: 15 set. 2017.

ROHDE, Luís A. et al. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Revista Brasileira de Psiquiatria, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 7-11, 2000. Disponível em: . Acesso em: 07 set. 2017.

SOUZA, Izabella G. S. et al. Dificuldades no diagnóstico de TDAH em crianças. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, Rio de Janeiro, v. 56, n. 1, p. 14-18, 2007. Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2017.




DOI: https://doi.org/10.24863/rccp.v30i2.107

Apontamentos

  • Não há apontamentos.