DA SIMBOLOGIA DO PRINCÍPIO DA MOTIVAÇAO AO DISCURSO REAL DOS ATORES JURISDICIONAIS NO PROCESSO PENAL DA “GUERRA ÀS DROGAS”

Caio Fernando Mattos de Souza, Thayara Castelo Branco

Resumo


O presente estudo procura analisar a relação que existe entre o princípio da motivação das decisões judiciais e o processo penal brasileiro, dando ênfase ao papel da testemunha policial única nos processos relacionados ao tráfico de drogas. Percebe-se que a presunção de veracidade, a qual é dada às testemunhas únicas policiais, aproxima o processo penal brasileiro do modelo inquisitorial, afasta os direitos e princípios fundamentais que devem ser garantidos a qualquer acusado e “justifica” o fato de que muitos juízes não fundamentam suas decisões. Esse contexto está intimamente ligado ao chamado processo penal da guerra às drogas. 

PALAVRAS-CHAVE: Processo Penal. Guerra às drogas. Princípio da motivação.


Texto completo:

PDF

Referências


ÁVILA, Gustavo Noronha de. Falsas Memórias e Sistema Penal: A Prova Testemunhal em Xeque. 1. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2013.

BOITEUX, Luciana; et al. Tráfico de drogas e Constituição: um estudo jurídico-social do art. 33 da Lei de Drogas diante dos princípios constitucionais-penais. Rio de Janeiro/Brasília: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)/ Universidade de Brasília (UnB), 2009.

CASARA, Rubens R. R. Mitologia processual penal. São Paulo: Saraiva, 2015.

CASARA, Rubens R.R. Processo Penal do Espetáculo: Ensaios sobre o poder penal, a dogmática e o autoritarismo na sociedade brasileira. 1ª ed. Florianópolis: Editora Empório do Direito, 2015.

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Levantamento dos Presos Provisórios do País e Plano de Ação dos Tribunais. 2017. http://www.cnj.jus.br/noticias/cnj/84371-levantamento-dos-presos-provisorios-do-pais-e-plano-de-acao-dos-tribunais. Acesso em: 10 de setembro de 2017.

CORDERO, Franco. Procedimiento Penal. Santa Fé de Bogotá: Temis, 2000. Tomo 1.

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2016. São Paulo: 2016.

GIACOMOLLI, Nereu José. O Devido Processo Penal. Abordagem conforme a Constituição Federal e o Pacto de São José da Costa Rica. Cases da Corte Interamericana do Tribunal Europeu e do STF. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2015.

GOMES FILHO, Antonio Magalhães. A motivação das decisões penais. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001.

GOMES FILHO, Antonio Magalhães. Notas sobre a terminologia da prova (reflexos no processo penal brasileiro). In: Yarshel, Flávio Luiz e Zanoide de Moraes, Maurício (org), Estudos em homenagem à Professora Ada Pellegrini Grinover. São Paulo: DPJ Editora, 2005.

JESUS, Maria Gorete Marques. Prisão Provisória e Lei de Drogas no Brasil: identificando os obstáculos e oportunidades para maior eficácia. São Paulo: Núcleo de Estudos da Violência – Universidade de São Paulo, 2011.

LOPES JR, Aury. Fundamentos do Processo Penal – Introdução Crítica. 3° ed. – São Paulo: Saraiva, 2017.

LOPES JR, Aury. Sistema de nulidades “a la carte” precisa ser superado no processo penal. 2014. http://www.conjur.com.br/2014-set-05/limite-penal-sistema-nulidades-la-carte-superado-processo-penal. Acesso em: 10 de setembro de 2017.

LOPES JR, Aury. Direito Processual Penal e Sua Conformidade Constitucional. 5. ed., rev. e atual. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.

TÁVORA, Nestor; ALENCAR, Rosmar Rodrigues. Curso de Direito Processual Penal. 8° ed. rev. ampliada e atual. Salvador: JusPODIVM, 2013.

VALOIS, Luís Carlos. O direito penal da guerra às drogas. 2ª ed. 1ª reimp. Belo Horizonte: Editora D’Plácido, 2017.




DOI: https://doi.org/10.24863/rccp.v30i2.100

Apontamentos

  • Não há apontamentos.