Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

1 de setembro de 2015, 17:00 - Por Conteudo Digital

Universidade Ceuma Participará do Projeto Rondon

Universidade Ceuma Participará do Projeto Rondon

O que é o Projeto Rondon? É um projeto coordenado pelo Ministério da Defesa, sendo projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes, ampliando o bem-estar da população.

O Projeto Rondon é realizado em parceria com diversos Ministérios e tem o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Conta, ainda, com a colaboração dos Governos Estaduais, das Prefeituras e de empresas socialmente responsáveis.

 As ações do projeto são orientadas pelo Comitê de Orientação e Supervisão do Projeto Rondon, é constituído por representantes dos Ministérios da Defesa que o preside, do Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Educação, Esporte, Integração Nacional, Meio Ambiente, Saúde e da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Na terça-feira, 25 de agosto, os  representantes do Ministério da Defesa visitaram a Universidade Ceuma para esclarecer a comunidade acadêmica acerca do Projeto.

O Coronel do Exército, Sr. Djalma Abrantes da Cru, lotado no Ministério da Defesa e gerente do Projeto Rondon esclarece que “ O Rondon é um projeto do Governo Federal que é orientado por oito Ministérios e a Secretaria Geral Da Presidência Da República, mas está sob a responsabilidade do ministério da defesa a execução do mesmo. O Projeto tem por objetivo levar às comunidades carentes do nosso país, projetos elaborados por universitários que visam proporcionar ao multiplicadores desses municípios, técnicas que serão disseminadas a todo o município. Em um segundo momento, outro objetivo é proporcionar ao universitário, o contato com o país, com essas comunidades de tal forma que esse contato se reverta em conhecimento para o universitário que, como profissional, possa realizar trabalhos em proveito dessas comunidades, conhecendo essas comunidades”.

O Tenente Coronel Alexander Fortes do Nascimento, que trabalha no Ministério Da Defesa falou a respeito do Projeto Bacuri. “O objetivo da nossa vinda aqui ao Maranhão é incrementar a participação das Universidades na Operação Bacuri, que vai ocorrer em janeiro de 2016. Então nós temos um edital, de chamamento publico aberto para as instituições de ensino superior e o nosso objetivo é apresentar os subsídios para que as universidades possam montar suas propostas de trabalho e enviar para o ministério da defesa para avaliação e uma possível participação na Operação Bacuri”.

Laércio José Carvalho Pereira, Superintendente de promoção de Politicas Publicas da Secretaria da Juventude do Estado que é articulador entre o Ministério da Defesa e Governo do Estado no Projeto Rondon, explicou o papel do Estado no Projeto Rondon.

“A articulação fica responsável por determinar o papel do Estado na operação, definir os Municípios, estabelecer os critérios para avaliação dos projetos, escolher as IES’s que iriam receber o ministério da defesa, negociar a prorrogação de prazos e ser a voz do Estado junto ao ministério da defesa”.

Para Laércio José o Projeto Rondon é um projeto de extensão. Como ele explica. “Acho que o Rondon é o maior projeto de extensão do Brasil. Universidades de todo o País se organizam, se mobilizam. Essa é uma edição especial, que só contempla as Universidades do Maranhão, para estimular a extensão universitária para que a juventude do Estado possa ser protagonista no processo de modificação. Os municípios que estão incluídos no plano mais IDH. Escolhemos somente municípios com IDH baixo para receber as ações, e esperamos que a Universidade Ceuma entre com sua estrutura, com sua maravilhosa capacidade de estruturação, e mobilize toda sua comunidade acadêmica, para que consigamos submeter planos de trabalho e  participemos com sucesso”.

Toni Guimarães, coordenador de Extensão da Universidade Ceuma, hoje  foi um dia muito relevante pois tivemos o Ministério da Defesa conosco. Foi feita uma palestra para esclarecimento do Projeto. “ É de estrema importância a UniCeuma participar do Projeto Rondon,  A Universidade já foi um agente ativo e agora estamos voltando com toda a força para entrar no projeto considerado de maior visibilidade na área de extensão no Brasil. O Projeto Rondon tem relevância no cenário nacional por seu grau de transformação, e nós queremos de fato dar as mãos as comunidades locais  neste projeto da Operação Bacuri, cuja área é o Estado do Maranhão