Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A MELHOR UNIVERSIDADE DO MARANHÃO, SEGUNDO RANKING DO MEC

10 de agosto de 2017, 21:53 - Por Assessoria de Comunicação

O livro “Jango e Eu” insere São Luis na rota de lançamentos de prestígio nacional

O lançamento de “Jango e Eu” movimentou o campus Renascença, na noite de 9 de agosto. O livro de autoria de João Vicente Goulart registra as memórias de exílio do pai, o ex-presidente João Goulart, que se refugiou no Uruguai durante os anos da ditadura militar. Foi assim que o Brasil viu se encerrar a trajetória incomum de um dos mais populares e queridos políticos brasileiros. “É importante falar desse homem que sonhava com um futuro grandioso para o Brasil. Principalmente quando, quarenta anos depois, estamos diante dessa crise e vemos ainda as mesmas injustiças sociais. João Goulart foi acusado de comunista… e ele só almejava a necessária reforma agrária que seria feita para uma pequena população de então dez milhões. Que seria feita quando apenas quarenta por cento dos brasileiros viviam no campo.” disse João Vicente em uma fala visivelmente emocionada.

O evento, que aconteceu no Salão Nobre da Biblioteca Presidente José Sarney, foi prestigiado por dezenas de autoridades, empresários, escritores, professores  e, em especial, por alguns políticos de uma geração que, de uma forma ou outra, foram testemunhas dos chamados “anos de chumbo”  Noites de autógrafos como essa – com extensa fila de leitores – já percorreram outras capitais brasileiras. São Luís é a décima segunda e, sempre que possível, João Vicente tem escolhido as universidades para falar do pai e da história que também marcou a ele, então, um garoto. “Contar para as gerações jovens que muito pouco conhecem do que se passou naqueles anos é o maior ganho dessa obra”, disse Verônica Goulart, que tem acompanhado o marido em todos os lançamentos e ficou incumbida de ler a singela mensagem de agradecimento enviada pela viúva de Goulart, Maria Tereza, impossibilitada de acompanhar a família até São Luís.

O lançamento faz parte do Plano de Eventos Institucionais do Grupo Ceuma, representado no evento pelo casal Mauro e Ana Lúcia Fecury. “Uma das permanentes ações da Universidade Ceuma é o incentivo à produção literária. Hoje,  ouvir o escritor João Vicente Goulart nesse relato tão tocante foi didático e, ao mesmo tempo, emocionante e nos serve de motivação. Para nós, professores e para nossos alunos”, declarou o Reitor Saulo Martins, no discurso de abertura, saudando os convidados e o autor, que já tem novo lançamento confirmado: será em setembro, em Recife.