Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A MELHOR UNIVERSIDADE DO MARANHÃO, SEGUNDO RANKING DO MEC

20 de abril de 2017, 19:12 - Por Vera Alice Pereira Moreira Lima

“Semana da Voz realizada pelo curso de Fonoaudiologia”

Em comemoração ao Dia Mundial da Voz, que ocorreu no último dia 16 de abril, o curso de Fonoaudiologia da Universidade Ceuma promoveu, no dia 17, um dia de palestras, cujo objetivo foi dar ênfase à importância da voz em dois âmbitos: na 3° idade e no ambiente profissional; a Semana da Voz, que é comemorada desde 2003, dá uma importância significativa a esse instrumento de comunicação.

O fonoaudiólogo e professor da Universidade Ceuma, Juarez Belmiro Moraes Júnior, explicou quais os tópicos abordados durante o evento. “Durante a Semana da Voz, foram desenvolvidas várias atividades com os alunos; dentre elas, ocorreram hoje, em comemoração ao Dia Mundial da Voz, várias palestras. Nelas enfocamos como a voz, na 3° idade, envelhece, e como pode ser retardado algum tipo de patologia durante o processo de envelhecimento vocal. Iremos falar ainda sobre a voz profissional em relação à estética vocal”.

O fonoaudiólogo e egresso da Universidade Ceuma, Leandro Carneiro Pires da Silva, palestrou sobre a “Presbifonia”, que é o envelhecimento vocal, causado pela idade. Participou ainda do evento, a fonoaudióloga da TV Mirante, Glenda Santiago Brito, com o tema: “Fonoaudiologia em telejornalismo”; ela explicou como funcionam os cuidados vocais com os jornalistas. “É um trabalho preventivo e de aperfeiçoamento vocal, pois trabalha o agravamento da voz para que ela fique mais grave, tendo mais credibilidade”, disse ela. Glenda falou também sobre a expressividade desses profissionais, como nas matérias e leituras dos offs, em que muita ênfase, pausas e curvas melódicas são necessárias.