Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

29 de setembro de 2016, 18:15 - Por Vera Alice Pereira Moreira Lima

Sábado de descontração e basquete para 200 crianças

“O prêmio é participar”. Para o Professor  Eduardo Macieira, coordenador do XII Festival de Minibasquete, o brilho do projeto não é competir e vencer, mas o senso de equipe, a parceria e a brincadeira do jogo. Foi com esse espírito que 200 crianças de 6 a 12 anos de 8  escolas públicas e particulares de São Luís dividiram as quadras do Ginásio Ceuma, no campus Renascença, no sábado, 24 de setembro.

Aos “vencedores”, a premiação foi uma farra de sanduíche, refrigerante, pipoca e brindes. Vinte equipes participaram do Festival, que acontece a cada semestre. E teve  a parceira do curso de Fisioterapia, que esteve de suporte  para eventuais contusões dos miniatletas, e também do curso de Odontologia , que fez aplicação de flúor na criançada.

“Aqui não tem pódio nem medalha, eles jogam o basquete lúdico, pedagógico”, afirmou o Professor de Educação Física, que dividiu a coordenação do Festival com a Professora Daneila Flexa e mais os 120 alunos do curso. “Eles aprendem a organizar eventos esportivos de pequeno porte, vão lidar com isso na profissão”, afirmou Macieira.

Pra completar o sábado esportivo, a maranhense Iziane Castro, campeã brasileira de basquete,  pelo segundo ano foi a convidada de honra do evento. Ela e o Instituto que leva seu nome compareceram com 40 crianças do bairro da Liberdade. Aposentada do basquete profissional depois da olímpiada brasileira, agora se dedica integralmente ao projeto “Liberdade com Basquete”, que começou há dois anos em uma quadra que ela mesma ajudou  a montar com a lei de incentivo ao esporte. “Sou fã desse  projeto  da Universidade Ceuma, invisto totalmente na ideia de que o esporte  é educação”, afirmou a atleta.