Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

17 de agosto de 2015, 15:20 - Por Conteudo Digital

Professores e mestranda da UniCeuma participaram de Congresso da ABRASCO

Professores e mestranda da UniCeuma participaram de Congresso da ABRASCO

A mestranda Pilar Bacellar Palhano Neve, o Prof. Me. Diogo Gualhardo e Prof. Me. José Antônio Fecury.

O Prof. Me. Diogo Gualhardo Neves e o Prof. Me.José Antônio Fecury, juntamente com a aluna do mestrado em Gestão de Saúde, Pilar Bacellar Palhano Neves, participaram entre os dias 28 de julho e 1° de agosto de 2015 na Universidade Federal de Goiás – UFG, do XI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. O congresso foi promovido pela ABRASCO, uma associação multidisciplinar que trata da saúde coletiva.

O Prof. Me. Diogo Gualhardo apresentando o trabalho

O Prof. Me. Diogo Gualhardo apresentou artigo científico sobre uma pesquisa desenvolvida aqui na Universidade Ceuma. Como explica este docente: “Nós submetemos um artigo, depois transformado em resumo. O titulo do trabalho é “A política Nacional de Saúde Mental e a Responsabilidade Civil do Estado”. “Como o próprio nome diz, fala da responsabilidade civil do Estado em reparar danos que eventualmente os pacientes da politica de saúde mental sofrerem durante o curso do tratamento, ou a simples ausência do tratamento. Essa pesquisa foi desenvolvida aqui no Núcleo de Direito e Municipalidade da Universidade Ceuma, e é fruto objetivo da pesquisa desse”.

O docente explicou ainda que a principal indicação da pesquisa foi a ausência do devido tratamento a doentes mentais na cidade de São Luís. “O Estado brasileiro tinha uma politica chamada ‘hospitalocêntrica’ ou ‘manicomial’, cujo centro se dava em torno do chamado ‘manicômio’. No final da década de 70 e durante da década de 80, por razões mais econômicas do que teóricas, houve uma mudança nessa politica. Então abandonou-se  o manicômio ou hospital para se buscar alternativas de tratamento, que hoje são desenvolvidas pelo sistema CAPS”, explanou. O problema central é que o sistema CAPS basicamente comete o mesmo erro do sistema manicomial, tendo sido implementado de forma precária e aquém das exigências da Constituição em matéria de pleno atendimento da Saúde.

A pesquisa desenvolvida pelo Prof. Diogo ocorreu em  conjunto com outros colegas do núcleo de pesquisa: a Profa. Edite Maria Barbosa Ramos, o Prof. Márcio Antônio Pinto de Almeida Filho e o Prof. Roberto de Carvalho.

Prof. Me. José Antônio Fecury

O Prof. Me. José Antônio Fecury, que também participou do XI Congresso da ABRASCO, apresentou trabalho com o título, “A gestão da tecnologia de informação do programa Brasil Sorridente em São Luís – MA”, nele demonstra a avaliação da utilização da gestão da tecnologia de informação no âmbito do Programa Brasil Sorridente que é o programa de saúde publica bucal do Governo em São Luís, MA.

O docente explicou as diretrizes do trabalho apresentado. “ Esse trabalho fez a avaliação de como essa tecnologia está sendo utilizada dentro de São Luís. Foi evidenciado através desta pesquisa, que não há capacitação suficiente dos operadores de sistema de informação em saúde e outro setores” declarou o Prof. José Antônio.

Segundo o Professor José Antônio, no XI Congresso, houve uma discussão em cima dos indicadores apresentados pelos resultados do trabalho apresentado por ele, assim como  de outros trabalhos de característica similar . “ Nesta discussão, que foi elaborada com base nos resultados do meu trabalho assim como o de outros similares, evidenciou-se a falta de gestão, planejamento e capacitação dos operadores de sistema de saúde a qual causam grandes problemas para a coleta de dados e a transferência de dados na área de saúde”, declarou.

Pilar Bacellar Palhano Neves, advogada e aluna do mestrado em Gestão de Programas e Serviços de Saúde da Universidade Ceuma, discorreu sobre o trabalho apresentado. “Tive a oportunidade de compartilhar dos resultados da pesquisa do mestrado com vários estudiosos da judicialização da saúde no Brasil, abordando a percepção geral do Poder Judiciário maranhense sobre o tema”. O objetivo da pesquisa foi saber como o Judiciário percebe sua atuação nessa área, o impacto de suas decisões, quais os parâmetros utilizados para esse tipo de demanda e quais as possibilidades de melhoria.

Os dois professores, Diogo Gualhardo e José Antônio Fecury, assim como a mestranda Pilar Bacellar Palhano Neves, disseram que o apoio da Universidade Ceuma foi fundamental: “Queremos agradecer especialmente a Universidade Ceuma, ao ex-reitor Prof. Marcos Barros, e ao atual Reitor, Prof. Saulo Martins, pela política de incentivo à Pesquisa e por sempre disponibilizar aos docentes e discentes editais de apoio para a participação em eventos dessa natureza”.