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Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

Políticas do Acervo

1.1 Política de Atualização do Acervo

A Política de Atualização do acervo volta-se para o desenvolvimento de coleções bibliográficas e audiovisuais atualizadas e adequadas aos currículos dos Cursos de graduação e pós graduação da Instituição, aos projetos de pesquisa e às atividades de extensão. Para isso, as Bibliotecas devem reunir, em seu acervo, diferentes tipos de materiais bibliográficos e audiovisuais, tais como:

* Obras de referências (almanaques; Atlas; bibliografias gerais e especializadas; censos estatísticos; dicionários gerais e lingüísticos, literários e especializados; enciclopédias; mapas geográficos e históricos, etc.)

* Livros – básicos e complementares;

* Periódicos;

* Relatórios, Dissertações e teses;

* Multimeios (CD-ROM, fitas de vídeo, dvd´s, bases de dados);

* Folhetos;

* Relatórios técnico-científicos;

* Outras publicações compatíveis com os interesses da comunidade acadêmica.

Urge destacar, para tanto, a necessidade de sincronia desta com a Política de Expansão que envolve não somente o acervo em si, porém o espaço físico que o abriga também.

A Política de Atualização do acervo consiste em integrar os professores na seleção do acervo, uma vez que estes conhecem bem as necessidades do corpo discente da Instituição.

As bibliotecas do UniCEUMA possuem uma Política de Atualização com diretrizes de aquisição pautadas em compra, doação e permuta. O intercâmbio é feito através da troca de publicações da própria Instituição com outras Universidades e Entidades que são conveniadas. Depois de firmada a parceria interinstitucional, outros títulos são permutados. A compra de materiais informacionais (livros, periódicos e multimeios) é feita a partir da solicitação dos Departamentos de Curso da Universidade, os quais encaminham os pedidos do corpo docente à Biblioteca. Tal fato permite que haja uma integração entre os professores e a Biblioteca, no que concerne ao seu acervo e seus serviços. Depois de feita a cotação das obras indicadas, esta é encaminhada à Pró-Reitoria de Graduação para deliberação da compra.

Para uma atualização precisa do acervo, busca-se atender as solicitações das ementas dos programas de ensino e garantir a renovação de periódicos nacionais e estrangeiros.

Para manter a qualidade da coleção, os seguintes critérios de formação de acervo deverão ser considerados:

* Adequação do material aos objetivos educacionais da Instituição;

* Autoridade do autor;

* Nível de atualização do material;

* Equilíbrio e organização da obra à distribuição do conteúdo;

* Custo justificável, considerando-se a verba disponível e a possibilidade de substituição por outros itens já constantes do acervo;

* Idioma acessível aos usuários.

1.2 Política de Expansão do Acervo

Atualmente, com o crescimento do fluxo de informações, tornou-se necessário estabelecer critérios para uma Política de Expansão do Acervo das Bibliotecas UniCEUMA, que têm como objetivo adequar-se às demandas informacionais dos Cursos da Instituição, bem como a implantação da Política de Expansão do Acervo das Bibliotecas que serve de suporte para uma política de seleção, possibilitando de maneira clara, objetiva e controlando o processo de aquisição, doação, permuta de materiais especiais e bibliográficos das Bibliotecas. A Política de Expansão serve como subsídio para esta aquisição, ou seja, é essencial que se estabeleça uma política de seleção como processo de tomada de decisões, enquanto que a aquisição é o resultado da implementação das decisões tomadas. A política de expansão complementa a Política de Atualização do acervo.

O planejamento econômico-financeiro da Instituição contempla os recursos necessários à ampliação do acervo bibliográfico, ao aumento e capacitação dos recursos humanos, informatização e à ampliação das instalações físicas das Bibliotecas.

O plano de expansão e melhoria das Bibliotecas volta-se para os aspectos de espaço físico e acervo (bibliográfico e audiovisual), tendo por objetivo facilitar o acesso às fontes informacionais. Quanto ao sistema de Classificação dos materiais informacionais que compõem o acervo, as Bibliotecas adotam atualmente a Classificação Decimal Universal – CDU, e para a catalogação, o Código de Catalogação Anglo-Americano – AACR2.

A conservação e preservação do acervo bibliográfico estão baseadas em uma política segura quanto aos recursos adequados e as técnicas apropriadas para prolongar a vida útil dos suportes de informação, garantindo a integridade física desse patrimônio e visando sua preservação. Assim, a Política de expansão das Bibliotecas surgiu da necessidade de ampliar e melhorar a prestação de serviços de Informação. O espaço físico atual e projetado das Bibliotecas, interligadas entre si e integradas, pode ser descrito como tendo ambiente adequado ás atividades de serviços e informação, sendo que a iluminação, ventilação, acústica, tonalidade do ambiente, comunicação visual, arranjo físico, mobiliário, equipamentos, entre outros itens, atendem aos padrões vigentes. Para segurança e escoamento dos usuários, o local possui saída de emergência e extintores de incêndio, de tal modo que haja completa proteção no ambiente. Há, inclusive, acesso aos portadores de necessidades especiais. O espaço físico projetado está preparado para atender às necessidades dos usuários como permanência para estudo, reflexão, pesquisa, estudos em grupo, entre outras atividades de leitura e atualização. O ambiente atual, como o projetado, conta com materiais e acabamentos que estão dentro dos padrões utilizados para grande fluxo de pessoas, apresentando uma arquitetura moderna.

O sistema de bibliotecas do UniCEUMA é composto por 4 bibliotecas (3 em São Luís e 1 núcleo EAD em Bacabal), sob a direção da Bibliotecária Alicianeide Nunes .

Hoje, com a necessidade de expansão bibliográfica dos documentos, as bibliotecas têm por objetivo ampliar e melhorar as estruturas existentes, projetando espaços futuros para novas instalações físicas. Atualmente o acervo da Biblioteca Presidente José Sarney do Campus Renascença, possui um espaço físico de 556,03 m² com projeção de 652,03 m²; a Biblioteca Gonçalves Dias possui uma área de 142,37 m² com projeção de 182,37 m²; e a Biblioteca Arthur Azevedo possui uma área de 70,00m² com projeção 110,00 m²,e o acervo da Biblioteca do pólo de EAD em Bacabal possui uma área de 40 m², num total atual de 808,40 m², e projeção de 944,40 m² para um período de dois anos. O total do acervo é de 33.730 títulos correspondentes a 256.320 exemplares de livros e 975 títulos e 14.828 exemplares de periódicos. O material multimídia corresponde a diferentes itens, com o total de 1.419 títulos e 3.947 exemplares.

Portanto, cabe a Política de Expansão do Acervo das Bibliotecas complementar a Política de Atualização para que os bibliotecários possam definir critérios e responsabilidades para organização destes documentos, objetivando:

a) Prestar apoio e assistência às pesquisas, projetos e atividades acadêmicas desenvolvidas pela instituição;

b) Identificar os elementos nos campos de interesse da Biblioteca;

c) Possibilitar o crescimento racional e equilibrado do acervo;

d) Determinar os itens de informação compatíveis com a formação da coleção versus interesses da instituição;

e) Estabelecer critérios mínimos para a duplicação de títulos;

f) Estimular programas cooperativos de aquisição;

g) Traçar diretrizes para a avaliação do acervo;

h) Estabelecer parâmetros para o descarte de material;

i) Organizar e preservar a memória da instituição, assim como toda produção intelectual.

A consecução de tais objetivos exige como condição sine qua non que todas as solicitações de compra de material informacional (bibliográfico e audiovisual) seja centralizada na Biblioteca, única forma de controlar a formação da coleção, considerando fatores intervenientes, tais como:

a) Os objetivos e os programas de ensino e pesquisa do UniCEUMA, o que demanda acompanhamento sistemático das reformulações dos cursos já implementados, bem como atenção especial às perspectivas de criação de novos cursos;

b) Condições atuais da coleção das Bibliotecas, o que pressupõe reconhecimento das áreas satisfatórias e/ou deficitárias;

c) Conhecimento do acervo das Bibliotecas do Estado Maranhão e de São Luís, em particular, bem como da possibilidade de acesso a elas;

d) Demandas e necessidades dos usuários em potencial, incluindo discentes docentes e o corpo técnico-administrativo;

e) Acompanhamento da produção bibliográfica nas diversas áreas do conhecimento humano através de contato sistemático e permanente com editores e distribuidores brasileiros;

f) Previsão dos recursos financeiros anuais assegurados em forma de orçamento;

g) Situação dos cursos em vigor, no que concerne ao seu reconhecimento e às normas impostas pelo Ministério da Educação e do Desporto (MEC), por meio de Secretaria de Ensino Superior(SESu). Comissões de Ensino de Especialistas(CEE) em cada curso.

1.3 Política de seleção

Como primeiro passo para operacionalização da Política de Seleção, foi constituída a Comissão de Seleção, com objetivo de evitar que o acervo se transforme em agrupamento desajustado de documentos. Sendo formada por:

a) Docente representante de cada Curso, designado pelos Coordenadores de cada área, responsável em intermediar o processo de seleção entre a Biblioteca e os demais membros do corpo docente, no sentido de apresentar os pedidos selecionados para aquisição, dentro de prazos e normas preestabelecidos pela própria Comissão, a cada início do ano letivo;

b) Aluno representante do Corpo discente, a quem compete encaminhar as Coordenações de seus respectivos cursos sugestões do alunado;

c) Coordenação Geral dos Bibliotecários responsável pelo processo de seleção.

1.3.1 Atribuições da Comissão de Seleção

A Comissão de Seleção se reúne na primeira quinzena de cada trimestre, em data pré-definida. E tem como atribuições:

a) Manter atualizada a política de seleção e descarte do material bibliográfico e/ou audiovisual;

b) Traçar plano anual para seleção e aquisição, por curso, de acordo com as políticas estabelecidas;

c) Analisar os pedidos selecionados para aquisição, condições do acervo, disciplinas a serem oferecidas e quantitativo de alunos em sala de aula;

d) Avaliar a incorporação dos títulos ao acervo, adquiridos por doação e permuta.

De forma mais específica, compete ao Coordenador Geral dos Bibliotecários, integrante da Comissão, as seguintes funções:

a) Avaliar o acervo, segundo orientação contida neste documento;

b) Manter atualizados catálogos de editores e livreiros;

c) Enviar catálogos de editores e livreiros, junto com formulário de sugestões a todos os Coordenadores de Curso, a cada início do semestre letivo;

d) Verificar no catálogo geral da Biblioteca, a necessidade dos títulos sugeridos com suas respectivas quantidades a fim de fundamentar a decisão final da Comissão de Seleção.

1.4 Formação do Acervo

Para formação do acervo são adotados os seguintes critérios:

a) Adequação do material aos objetivos educacionais da instituição;

b) Autoridade do autor e/ou editor;

c) Atualização do material;

d) Equilíbrio e organização da obra quanto à distribuição do conteúdo;

e) Qualidade técnica do ponto de vista gráfico e/ou sonoro;

f) Custo justificável, considerando a verba disponível e a possibilidade de substituição por outros itens já constantes do acervo;

g) Idioma acessível aos usuários.

O acervo das Bibliotecas do UniCEUMA estão formados por diversos tipos de materiais:

a) Obras de referências (almaques, bibliografias gerais e especializadas, censos estatísticos, dicionários lingüísticos, literários, bibliográficos e especializados);

b) Enciclopédias, mapas geográficos e históricos e atlas;

c) Livros;

d) Periódicos (abstracts, revistas especializadas e gerais, jornais etc.);

e) Toda produção intelectual da instituição;

f) Trabalhos finais de conclusão de curso (independente de sua natureza) produzidos pelo corpo discente;

g) Multimeios (DVD, CD -ROM, fitas cassete e de vídeo);

h) Outras publicações de interesse da Instituição.

1.4.1 Conteúdo

Em se tratando de uma biblioteca vinculada a uma instituição em desenvolvimento, a priori, deve privilegiar as áreas de conhecimento concernentes aos Cursos de Graduação e Pós Graduação, Pesquisa e Extensão em funcionamento e/ou em processo de criação. Para cada campo de conhecimento devem ser analisados, com rigor, os seguintes tópicos:

a) Demanda de oferta da matrícula por curso;

b) Número de professores por curso;

c) Grade curricular;

d) Demanda por disciplina.

1.4.2 Fontes de Informação para Seleção

Para a formação do acervo, a Comissão de Seleção, além de traçar o perfil da instituição e de seus usuários em termos de demanda informacional, necessita de conhecimentos mínimos acerca dos próprios materiais a serem adquiridos, o que só é possível via estudo de fontes de informação para seleção, com destaque para os (as):

a) Materiais distribuídos por editores, distribuidores e livrarias – catálogos e listagens;

b) Resenhas e anuários de periódicos;

c) Bibliografias gerais e especializadas;

d) Guias de literatura gerais e especializados;

e) Catálogos, listas de novas aquisições e boletins de outras bibliotecas;

f) Visitas à livrarias, exposições literárias, feiras de livros e eventos similares;

g) Informações coletadas através de redes eletrônicas de informação, com ênfase para a Internet;

h) Publicações de entidades diversificadas, como a Fundação da Biblioteca Nacional, o Sindicato Nacional de Editores de Livros e a Câmara Brasileira do Livro e Similar;

i) Lista de periódicos especializados com base na relação da Quallis CAPE.

1.4.3 Duplicação de Títulos

Diante da inexistência de uma medida padrão, a duplicação de títulos deve ser determinada pela demanda de cada título em particular, o que exige estatística de uso e análise da possibilidade de utilização de outras publicações de conteúdo similar. No entanto, é de suma relevância verificar se a demanda é apenas transitória, decorrente da indicação de um determinado professor ou de um evento específico, o que não justifica a duplicação de títulos. Por outro lado, é preciso também seguir o parâmetro ditado pelas CNE/MEC, que prevê livros/texto em quantidade suficiente para atender aos alunos, idealmente da ordem de um exemplar para cada dez alunos. Para os periódicos, a previsão é de 15 títulos nacionais e três internacionais, por curso. Este número é considerado como mínimo, estando a coleção de periódicos, permanentemente, em desenvolvimento.

1.5 Aquisição

1.5.1 Compra

No caso dos itens aprovados, compete ao Coordenador Geral dos Bibliotecários acompanhar o processo de compra, seguindo os seguintes passos:

a) Receber a solicitação dos Coordenadores dos Cursos;

b) Realizar levantamentos dos títulos e verificar a existência destes no acervo;

c) Encaminhar os títulos selecionados ao Pró-Reitor de Graduação, para efetivar a compra;

d) Informar ao solicitante, formalmente, o andamento da aquisição;

e) Receber o material adquirido, mediante conferência com as notas fiscais emitidas, formalizando, se for o caso, possíveis falhas, e/ou declarando o recebimento, no verso das notas fiscais, mediante data e assinatura;

f) Remeter ao setor responsável as notas fiscais recebidas e conferidas;

g) Acompanhar, sistematicamente e de forma contínua, o recebimento dos fascículos das publicações periódicas, sobretudo, no caso de compra, considerando, essencialmente, sua periodicidade (diária, semanais, quinzenais, mensais, bimestrais, semestrais etc);

h) Encaminhar ao processamento técnico.

1.5.2 Doação

Sistematicamente, a cada início de ano, a Biblioteca deve encaminhar ofício circular às instituições-editoras de livros e periódicos (outras Faculdades/ Universidades, Embaixadas, Órgãos Governamentais Federais, Estaduais e Municipais; Institutos de Pesquisa, Associações e /ou Sindicatos de Classe; Organizações Não-Governamentais), solicitando o encaminhamento das publicações sob sua responsabilidade, excluindo-se, obviamente, as editoras comerciais.

No caso de doações remetidas sem solicitação, é fundamental que a Biblioteca possa dispor livremente das obras recebidas, integrando ao acervo somente o que interessa e evitando exigências incompatíveis com a expansão ordenada de Bibliotecas Universitárias, tais como a de armazenar a doação, em separado. É recomendável que profissionais de informação procedam a uma seleção prévia do material in loco. De forma geral, as etapas que devem ser seguidas são:

a) Enviar agradecimento do material recebido;

b) Fazer a seleção do material;

c) Encaminhar, para permuta ou doação com outras instituições, os materiais considerados inadequados aos interesses da Instituição;

d) Encaminhar ao processamento técnico.

1.5.3 Permuta

Além de se incorporar a novos programas cooperativos que visam à permuta de material e que se tornam gradativamente comuns a quaisquer bibliotecas, a Biblioteca deve preparar, a cada ano, uma lista de duplicata e de demanda. Quanto aos passos de operacionalização, no caso da permuta, estes são similares à doação, sendo os seguintes:

a) Agradecer o recebimento do material recebido;

b) Colocar à disposição da Comissão de Seleção itens sobre os quais restam dúvidas sobre sua adequação;

c) Encaminhar para permuta ou doação a outras instituições, os materiais considerados inadequados aos interesses da Instituição;

d) Encaminhar para processamento técnico.

1.6 Avaliação da Coleção

Dentre as atividades das bibliotecas, uma das mais importantes é a avaliação da coleção. A comparação sistemática e contínua entre o solicitado e o existente permite a formação e manutenção de uma coleção atualizada, completa e adequada às necessidades dos usuários, o que torna a avaliação, elemento essencial para o desenvolvimento da coleção. Sua consecução pressupõe os seguintes passos:

a) Levantamento detalhado do acervo atual, o que pressupõe análise quantitativa e qualitativa;

b) Registro acerca do uso do material existente;

c) Levantamento da documentação sobre o status quo dos temas preferenciais, além do acervo;

d) Contato com a Comissão de Seleção a fim de determinar interesses e expectativas da comunidade acadêmica.

1.7 Política de Descarte

A seleção do material a ser adquirido e o descarte dos itens que devem ser expurgados é parte integrante do processo de formação do acervo, esta deve ocorrer, no mínimo, a cada dois anos. Os responsáveis pelo descarte designados pela Comissão de Seleção devem observar os seguintes requisitos:

a) Analisar o conteúdo dos documentos de acordo com os objetivos de cada Curso da Instituição;

b) Obsolescência do material;

c) Desgaste de exemplares (pelo tempo e manuseio);

d) Desuso do material.

1.8 Política de Informatização

Atualmente, as bibliotecas adotam o sistema de automação de gerenciamento (SCB – Sistema de Controle de Biblioteca) desenvolvido pelo NTI – Núcleo de Tecnologia em Informática, o qual contempla os principais serviços de rotina de uma biblioteca, funcionando de forma integrada às três unidades, perpassando desde a aquisição ao empréstimo. A utilização deste sistema permite ao usuário a localização da informação por qualquer um desses elementos: autor, título ou assunto, e ainda disponibiliza os mais variados tipos de relatórios estatísticos: de controle diário, de processamento técnico, de empréstimo e consultas do acervo entre outros.

Para completar esse processo, desenvolvem-se os serviços de atribuição do tombo (registro), de catalogação, classificação e indexação dos documentos. Serviços automatizados que propiciam a recuperação imediata das informações após a geração das etiquetas, com códigos de barra.

Com o intuito de subsidiar as atividades de ensino e pesquisa as Bibliotecas do UniCeuma dispõem de equipamentos que viabilizam a operacionalização do Sistema e a acessibilidade ao acervo, tais como:

* Microcomputadores para os procedimentos de empréstimo, devolução e renovação, incluindo impressoras para emitir o controle de empréstimo (cupom);

* Leitoras digitais para o código de barras dos materiais informacionais;

* Leitoras de códigos de barras para as rotinas de empréstimo e devolução;

* Terminais de consulta para pesquisa ao acervo, disponibilizando todos os títulos cadastrados no Sistema;

* Sala de internet com terminais para pesquisa;

* Sistema wireless de internet, vislumbrando maior praticidade aos usuários, bem como sua comodidade;

* Sala de pesquisa às monografias em suporte CD, contendo um terminal de pesquisa.

1.9 Política de Ensino à Distância

Para que haja progresso no desempenho individual e organizacional dentro das Instituições de Ensino Superior é mister refletir sobre a influência da tecnologia nos processos de aprendizagem.

Neste sentido, a Biblioteca do UniCeuma Campus Bacabal busca promover estudos e pesquisas através de seus serviços e produtos, a fim de subsidiar o Ensino à Distância (EAD).

Para tanto, urge destacar os subsídios que contribuem para auxiliar com eficácia na modalidade do serviço de EAD:

* Acesso gratuito a Bibliotecas virtuais;

* Bases de dados;

* Periódicos eletrônicos;

* 7 endereços eletrônicos de e-books;

* 24 links diversos listados na página das bibliotecas da IES, todos de acesso livre.

O usuário disponibiliza, ainda, de serviços eletrônicos de consulta e reserva on-line de títulos. Fisicamente, a Biblioteca dispõe de dois terminais de livre acesso à internet e busca delegada do acervo, no horário de 13:30h às 21:30h. O acervo restrito á comunidade acadêmica compõe 98 títulos referentes a 368 exemplares.

1.10 Considerações Finais

Todo e qualquer processo de seleção traz em si uma forma implícita de censura. Assim sendo, resta à Comissão de Seleção encontrar formas de amenizar tal tendência, com base no compromisso assumido pelo Bibliotecário, quando de sua formação: “Prometo tudo fazer para preservar o cunho liberal e humanista da profissão [...], fundamentado na liberdade de investigação científica e na dignidade da pessoa humana.”Partindo da premissa irrefutável de que a comunidade universitária compõe-se de cidadãos com capacidade crítica e discernimento, o UniCEUMA, como qualquer Instituição de Ensino Superior, deve integrar à sua coleção, publicações que reflitam pontos de vistas diversos e/ou antagônicos, em qualquer aspecto-religioso, político, ideológico, filosófico. Assim procedendo, vai atingir um nível ideal de identificação com o seu público, integrado por pessoas de segmentos sociais, culturais e econômicos diversificados.