Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

4 de agosto de 2015, 16:55 - Por Conteudo Digital

Mestrado da Universidade Ceuma participou de Seminário Viageiro

Mestrado da Universidade Ceuma participou de Seminário Viageiro

Mestrado da Universidade Ceuma participou de Seminário Viageiro

Integrantes reunidos durante o Seminário Viageiro

Os alunos do Mestrado em Gestão de Programas e Serviços de Saúde, da Universidade Ceuma, visitaram a “Estação do Conhecimento” em Arari, a “Casa Familiar Rural (CFR)” em Buriticupu, a Vila Pindaré/Buriticupu com o projeto “Minha Casa Saudável”, e às experiências de “Mulheres do Buritizinho” em Buriticupu e a “Nossa Casa”, em Altamira/ Alto Alegre do Pindaré.

Com o desenvolvimento das atividades do mestrado verificou-se a necessidade do envolvimento dos discentes em realidades de Educação Popular de Qualidade, com transformação social e Desenvolvimento Comunitário Sustentável onde, a partir do objeto “saúde”, dialogam-se distintas disciplinas (Epidemiologia, Pedagogia, Sociologia, Antropologia, Ciências Politicas, Planejamento) que interrogam a saúde por diferentes ângulos, propondo um amplo campo de práticas de saúde e de educação, que tem a sustentabilidade e a permacultura como focos.

Mestrado da Universidade Ceuma participou de Seminário Viageiro

Visita ao Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento

Esse campo de práticas incluiu ações em diferentes organizações, dentro e fora do espaço mais tradicional do “setor saúde” (instituições de saúde), além do estudo da saúde-doença como processo social, a distribuição das doenças e seus determinantes sociais, a discussão sobre território e equidade, além das formas como as comunidades identificam suas necessidades e problemas de saúde e compõem um mosaico de interesses diversificados.

A Casa Familiar Rural (CFR) é uma escola que trabalha com a pedagogia da alternância, no ensino técnico de jovens no segundo grau e que neste momento passa pela discussão de integralizar as disciplinas formais, com visitas a desenvolver o ensino a partir de 3 desafios: autosuficiência hídrica, alimentar, e econômica, no caso ,para jovens do campo no Estado do Ma.

A profa. Cristina Loyola, docente do programa de mestrado, é consultora de saúde da CFR. Ela acompanhou os alunos nessa visita, cujo objetivo foi discutir, na realidade da vida e dos projetos, a abordagem teórica já desenvolvida em sala de aula a respeito dos determinantes sociais em saúde.