Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

28 de abril de 2017, 17:50 - Por Vera Alice Pereira Moreira Lima

Lançado o livro “Maranhão Novo – A Saga de uma Geração”

Foi realizado, na Universidade Ceuma, o lançamento do livro “Maranhão Novo – A Saga de uma Geração”; o evento ocorreu na quarta – feira, 26 de abril, às 18h, no Salão Nobre, campus Renascença. O livro “Maranhão Novo – A Saga de Uma Geração”, de autoria do escritor Eliézer Moreira Filho, aborda a passagem do político e intelectual José Sarney pelo governo do Maranhão no período de 1966 a 1971, o chamado “Maranhão Novo”; a obra busca preencher as lacunas, que foram deixadas pela imprensa, no que tange à unicidade, coerência e visão acerca dos fatos que caracterizam aquele tempo.

 O compromisso de ajudar o Maranhão, naquele período que se iniciava, fez com que vários estudantes maranhenses, que estudavam no Rio de Janeiro, dentre eles Eliézer Moreira, fossem conclamados, pelo então governador, para auxiliar no desenvolvimento do estado e fazer um governo de renovação.

 Eliézer Moreira estava na vida pública desde aquele período, denominado “Maranhão Novo”, do qual fez parte; dali em diante, acompanharia mais nove governos, sendo dez vezes secretário de estado. Em 2002, deixa a vida pública, momento em que surge a ideia de registrar as memórias de todo esse tempo; rememorando o passado, ele lança o primeiro livro: “Histórias que os jornais não contaram”. Esta nova obra, “Maranhão Novo – A Saga de uma Geração”, surge como um extrato do primeiro exemplar, circunscrito apenas ao período do então governador Sarney.

Para completar a cerimônia de lançamento da obra, foi apresentado um vídeo com trechos e fragmentos do período do governo “Maranhão Novo”, em que são mostradas as obras e as ações daquele tempo. Em seguida, o momento foi reservado para a sessão de autógrafos.

O autor falou da satisfação ao lançar a obra. “É uma contribuição muito boa para a historiografia maranhense, pois é uma época em que você só tem notícias esparsas e fragmentadas, não há uma unidade de tratamento do quinquênio do então governador” declarou.

As homenagens ao autor ficaram por conta do presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar, que falou sobre o momento. “O lançamento deste livro é importante, inclusive deveria ter sido lançado antes, pois as novas gerações esperam, com expectativa, uma obra desse porte que retrata uma época muito importante para o Maranhão”,  disse.

 “É um momento de orgulho e realização, foi uma grande luta, ele buscou muitas memórias, escreveu tudo de cabeça. Esta produção é a  realização de um sonho de deixar tudo isso registrado na história; com esta obra, ele só acrescenta mais orgulho à família”.  Declarou a esposa do autor, Maria de Lurdes Itapary.