Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

28 de setembro de 2016, 17:05 - Por Vera Alice Pereira Moreira Lima

Inovação impulsiona pesquisa com inauguração do Biotério

O tom foi de emoção na inauguração do Biotério Laboratório de Habilidades Cirúrgicas “José Henrique Moreira Lima”. Marca etapa definitiva para a Universidade Ceuma, que já é considerada a maior do Maranhão.

”Representa o quanto temos investido em pesquisa e  o compromisso de transformar nossos alunos”, afirmou o reitor, Professor Me. Saulo Martins, na solenidade da terça- feira, 27 de setembro, no campus Renascença. De improviso e muito emocionados com a inesperada homenagem ao médico José Henrique Moreira Lima, os filhos Bento, Henrique Augusto e Heloísa relembraram episódios emblemáticos da trajetória do gineco-obstetra maranhense, falecido em 1997.

“Encarou a primeira cesariana e a primeira cirurgia de estômago  feitas no Maranhão. Meu pai foi um generalista que foi se especializando porque naquele tempo não tinha quem fizesse, era um apaixonado pela profissão”, disse o também médico Henrique Augusto Moreira Lima, o mais velho dos seis irmãos.

A idealizadora do projeto, profa. Dra. Elizabeth Soares Fernandes, é licenciada pelo Home Office, órgão regulador de experimentação em animais no Reino Unido e capacitada na School of Medicine do King’s College London, uma das 30 melhores escolas de Medicina do mundo. “O Biotério foi estruturado de modo a forma a seguir os princípios da ética experimentação que considera a substituição, a redução e o refinamento dos experimentos, Adotar esses princípios é essencial para o desenvolvimento de pesquisa e ensino da qualidade”, explicou a professora. O Biotério deve entrar em funcionamento em quinze dias. Ocupa aproximadamente 250 metros quadrados divididos em quinze setores entre criação, recuperação, paramentação, autolavagem e apoio.

A inauguração foi prestigiada pelo Presidente José Sarney, pelo senador Mauro Fecury e por outros nomes ilustres:  a presidente da Mantenedora, Sra. Ana Lùcia Fecury, o presidente do Grupo  Educacional Ceuma, Dr. Clóvis Fecury, o vice-presidente do Grupo Educacional Ceuma, José Azzolini, o presidente da Academia Maranhense de Medicina, Dr. José  Márcio Soares Leite, o presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar, o empresário Fernando Sarney, o escritor Ivan Sarney  e por Dr. Alex Oliveira Sousa, presidente da FAPEMA (Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão),parceira na implantação do Biotério. Professores, coordenadores e alunos também compareceram.

O  médico apaixonado José Henrique Moreira Lima

O nome do clínico geral, ginecologista e obstetra está associado à dedicação e à bravura na lida com a Medicina no Maranhão dos anos 40. O filho Bento disse que  a “intuição médica”, os livros e as revistas francesas definiram o talento e a perícia do pai cirurgião.

Poliglota, pianista, esportista amador e político, José Henrique Moreira Lima, nascido em 1911, foi firmando a carreira de renome e competência à base de muito estudo com o facho da lamparina na madrugada, desde quando morava garoto com os pais. Depois foi com a prática. “Ele ia fazendo, tinha que fazer, era corajoso e tinha muita técnica. Foi lutando com a Medicina que  se tornou o médico que foi”, completa Bento.