Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A MELHOR UNIVERSIDADE DO MARANHÃO, SEGUNDO RANKING DO MEC

26 de julho de 2017, 17:21 - Por Cristina Martins

“Édipo Rei” estreia na quarta, 30 de agosto, no campus Renascença

A montagem itinerante percorre três locações do campus. O Primeiro Ato será  no hall de entrada. De lá, elenco e público seguem até a Praça de Serviço para o Segundo Ato e terminam no Centro Olímpico, palco do Terceiro Ato.A peça começa às seis da tarde e dura 50 minutos. Tem  a participação de vinte alunos-atores e do Coral Ceuma, regido pela Professora Lúcia Alvino.

A PEÇA – Édipo Rei conta a história do filho que mata o pai e se casa com a mãe. A trama mergulha na memória do ser humano  e seus embates com o próprio destino – ou Fortuna –  do qual não escapa. O original data de 427 a.C. e, por alguns registros históricos, foi considerado por Aristóteles o mais perfeito modelo de tragédia grega. É o primeiro da trilogia que forma com “Antígona” e  “Édipo em Colono”.Nessa encenação, a peça tem tradução de Geir Campos e iluminação de Abel Lopes. que

O AUTOR – Sófocles  foi filho de um rico mercador, nasceu em Colono,  perto de Atenas e viveu de 497 a 405 a.C. Foi dos maiores dramaturgos gregos ao lado de Ésquilo e de Eurípedes. Suas peças retratam personagens nobres e da realeza e, por quase meio século, foi o mais celebrado autor em Atenas, onde era comum homenagear  as figuras importantes nas festas religiosas Leneana e Dionísia. Também trabalhou como ator e chegou a ser ordenado sacerdote de Asciépio, o deus da Medicina. Foi eleito duas vezes para a Junta de Generais, que administrava os negócios civis e militares de Atenas. Em suas tragédias, mostra dois tipos de sofrimento: o que decorre do excesso de paixão e o que é consequência de um fato acidental (Fortuna). Sua concepção teatral foi inovadora, reformulou o papel do coro e elevou de dois para três o número de atores na dramaturgia.

A ARTE NA ACADEMIA -Concebido para provocar a reflexão filosófica a partir de fragmentos de textos teatrais, o Projeto marca a inédita parceria entre a Universidade Ceuma e a Coteatro sob a batuta do diretor Tácito Borralho. que tem preparadas algumas indagações a serem lançadas ao público depois do espetáculo, no campus Renascença.A Companhia Oficina de Teatro nasceu em agosto de 1989 para encenar espetáculos que incentivem a formação de plateias, no Maranhão.