Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

22 de setembro de 2014, 19:56 - Por Conteudo Digital

Congresso Nacional do Curso de Direito e XXI Jornada Jurídica Acadêmica

Congresso Nacional do Curso de Direito e XXI Jornada Jurídica Acadêmica

Congresso Nacional do Curso de Direito e XXI Jornada Jurídica Acadêmica

Mesa de honra na abertura do Congresso Nacional do curso de Direito

O Congresso Nacional do Curso de Direito & XXI Jornada Jurídica Acadêmica com o tema “O desafio da efetividade constitucional na sociedade contemporânea” foram marcados pela qualidade da programação e pelo sucesso de público. Durante três dias, os participantes puderam ampliar seus conhecimentos por meio de três grandes conferências, duas palestras, uma mesa de diálogo, dez minicursos, lançamento de livros de docentes da Universidade Ceuma, II Mostra de Poesias Jurídicas, III Concurso de Artigos Científicos e III Mostra Científica, com a premiação dos melhores trabalhos acadêmicos. Tiveram como parceiros a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e a Editora Saraiva. Os eventos aconteceram no período de 15 a 17 de setembro, no Rio Poty Hotel.

A abertura, no dia 15, contou com a presença do Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, Dr. Vidal Serrano Nunes Júnior, autor de vários livros, que proferiu a conferência “O desafio da efetividade constitucional na sociedade contemporânea”. Participou ainda desse momento, como presidente de mesa o Prof. Dr. Paulo Roberto Barbosa Ramos, além da presença de autoridades do Poder Judiciário e OAB.

No dia 16, das 9h às 12h, ocorreram a III Mostra Científica do Curso de Direito, III Concurso de Artigos Científicos e a II Mostra de Poesias Jurídicas, além do Seminário de Iniciação Científica – SEMIC. Durante a tarde aconteceram 4 minicursos e a mesa de diálogo sobre o novo CPC. Ainda às 18h ocorreu o lançamento dos livros dos professores, Dra. Edith Maria Barbosa Ramos, intitulado “Obra individual: Universalidade do Direito à Saúde”, Dra. Valdira Barros, intitulado “A verdade quando atira o cartucho vai e vem: itinerários da construção da verdade jurídica em processos criminais”, Me. Murillo Carvalho Pereira Guazzelli, intitulado “O voto como instrumento da ressocialização no Estado Democrático”, Me. Thiago Allisson Cardoso de Jesus e Esp. Hildelis Duarte da Silva Junior, organizadores da obra coletiva “Estudos Atuais de Direito Constitucional”, Me. Alexandre Reis Siqueira Freire também organizador da obra coletiva “Novas tendências do Processo Civil – vols 2 e 3”.

O segundo dia do evento foi encerrado com a Conferência Magna do Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo com Pós- Doutorado pela Universidade de Coimbra, Prof. Dr. Fauzi Hassan Choukr, que tratou do tema “A adaptação do processo penal brasileiro à Convenção Americana de Direitos Humanos”, tendo como presidente de mesa o Prof. Dr. Cláudio Alberto Gabriel Guimarães.

A programação do evento foi encerrada na quarta-feira (17), com a Premiação do III Concurso de Artigos e III Mostra Científica. Em seguida, houve a Conferência “Transformações da sociedade na contemporaneidade: um desafio a ser enfrentado pela perspectiva da modernidade ou pós-modernidade?”, ministrada pelo Doutor em Direito Constitucional pela UFMG, Dr. Bernardo Gonçalves Fernandes (PUC/MG), tendo como presidente de mesa o coordenador geral do curso de Direito, Prof. Me. Silvio Carlos Leite Mesquita.

 O encerramento ainda contou com o show do cantor e compositor Hermes Castro, sendo uma prévia do Festival Limonada que acontecerá no dia 19 de outubro, com as presenças do conhecido cantor Otto, das bandas Loopcinio, Beto Enhongue e Canelas Preta, Hermes Castro, Pedeginja e apresentação do Dj Pedro Sobrinho, com maiores informações no sitewww.limonada.art.br.

Os alunos do 1° período do turno matutino, campus Renascença, Francisco Nascimento, Julia Diniz, Vitória Teixeira e Danilo Gabriel, aprovaram a programação e contaram que depois de participarem de todos os 3 dias, tiveram a certeza da profissão. “As palestras despertaram o desejo de ingressar na carreira, mesmo com a linguagem avançada, consegui entender muitos subtemas abordados e entender mais da realidade do meu país”, disse Francisco. Já Júlia Diniz disse que participou de um minicurso que esclareceu suas dúvidas e ainda despertou mais interesse pela profissão. Vitória Teixeira contou que antes do Congresso não conseguia, de fato, entender a situação do país, mas que após toda a programação, que acompanhou por completo, pode enxergar diversos fatores que precisam ser modificados e as formas de buscar mudanças. E o Danilo Gabriel, líder de turma, afirmou que a atividade extra-curricular ajudou a diferenciar o Direito de senso comum e o Direito que irá estudar.

Claudson dos Santos, 6° período, noturno, do campus Cohama, participou da comissão discente de organização do Congresso pelo segundo ano e mostrou-se gratificado e satisfeito com os resultados. “Foram aprofundados temas tratados em sala de aula e concluímos a atividade com novos conhecimentos e mais esclarecidos, além de felizes pelo sucesso do evento”.

O coordenador geral do curso de Direito da Universidade Ceuma, Prof. Me. Silvio Mesquita, ressaltou a participação de grandes jurisconsultos, tais como Vidal Serrano, Fauzi Hassan e Bernardo Fernandes, bem como a grande relevância jurídica, acadêmica e social dos temas debatidos no Congresso Nacional do Curso de Direito da Universidade CEUMA em conjunto & XXI Jornada Jurídica Acadêmica. “O evento promoveu a reflexão crítica e a atualização do conhecimento, contribuindo efetivamente para a transformação da realidade, a promoção da paz e da justiça social”, definiu.

Estiveram presentes na ocasião o reitor da Universidade Ceuma, Prof. Marcos Barros, o Pró-reitor de Graduação, Prof. Saulo Martins, o Presidente da OAB/Ma, Dr. Mario de Andrade Macieira, o Desembargador do Tribunal de Justiça de Maranhão, Dr. Raimundo Barros, a Promotora de Justiça, Dra Maria da Glória Mafra Silva, que representou a Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão, a Profa Dra Isís Boll de Araújo Bastos, coordenadora do curso de Direito da Faculdade UNDB, bem como discentes, docentes e os coordenadores do Curso de Direito da Universidade Ceuma, Prof. Silvio Mesquita, Profa. Alessandra Moreira, Prof. Rodrigo Almeida, Profa. Symone Pacheco, Prof. Marco Cruz e as Coordenadoras do Núcleo de Atividades Complementares/NAC do Curso de Direito, Profa. Cristiane Caldas e Profa. Débora Oliveira.