Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

A Biblioteca

Histórico

A Biblioteca Presidente José Sarney (mais antiga do Grupo CEUMA) faz parte da história da Instituição. Implantada em 1990, juntamente com as Faculdades Integradas do Centro de Ensino Unificado do Maranhão (FICEUMA), foi incorporando, gradativamente, as coleções das Faculdades de Filosofia, Letras, Ciências Contábeis, Econômicas, Ciências Jurídicas e Administrativas, das Faculdades existentes. Desde então, vem acompanhando o processo de expansão da Universidade CEUMA, em todas as suas fases.

Atualmente, a Biblioteca Presidente José Sarney está subordinada à Pró-Reitoria de Graduação, contando com uma Rede de Bibliotecas composta por quatro unidades: Biblioteca Arthur Azevedo (Anil), Biblioteca da unidade Turu, Biblioteca da unidade de Bacabal e Imperatriz. Essas Bibliotecas complementam a estrutura de informação e estão subordinadas, paralelamente, às Coordenadorias Gerais de suas respectivas unidades.
Assim, a Biblioteca Presidente José Sarney volta sua atuação no sentido de facilitar e ampliar o acesso informacional em seus mais variados suportes, com produtos e serviços que promovam e disponibilizem a informação aos discentes, docentes e funcionários da Universidade CEUMA e visitantes.

Quanto aos nomes escolhidos para as Bibliotecas da Universidade CEUMA, são homenagens a alguns maranhenses ilustres. O senador José Sarney, com destacadas atuações políticas, literárias e culturais no cenário nacional, foi Presidente da República do Brasil, em exercício no período de 15 de março a 21 de abril de 1985, efetivo de 21 de abril de 1985 até 1990. Presidente do Senado Federal nas legislaturas de 1995 a 1997 e de 2003 a 2005. Eleito em 17 de julho de 1980 e recebido em 7 de novembro de 1980 pelo acadêmico Josué Montello, na Academia Brasileira de Letras. Gonçalves Dias (Antônio Gonçalves Dias) foi poeta e professor no século XIX, sendo o patrono da Cadeira número 15 da Academia Brasileira de Letras, por escolha de Olavo Bilac, um de seus fundadores. Arthur Azevedo (Arthur Nabantino Gonçalves de Azevedo) foi jornalista, professor, poeta, contista e teatrólogo, pertenceu ao grupo fundador da Academia Brasileira de Letras, onde criou a Cadeira número 29, que tem como patrono Martins Pena.

Missão das Bibliotecas

Cumprem sua missão, oferecendo aos seus usuários o suporte informacional necessário onde selecionam, adquirem, processam, gerenciam e disseminam informações como apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão da IES, por meio de canais formais e informais de informação, visando a transferência de conhecimento para a comunidade acadêmica.

Estrutura Organizacional

As Bibliotecas estão diretamente subordinadas à Pró-Reitoria de Graduação; as Bibliotecas dos Campi Anil, Turu, Bacabal e Imperatriz estão ainda subordinadas, paralelamente, às Coordenadorias Gerais dos seus respectivos Campus.

RENASCENÇA

Sala de Estudo em grupo
Cabines de Estudo individual
Salão Principal
Salão Nobre
Terminais de Consulta
Sala de Intenet
Balcão de Atendimento
Área do Acervo

ANIL

Sala de Estudo em grupo
Cabines de Estudo individual
Salão Principal
Terminais de Consulta
Sala de internet
Balcão de Atendimento
Área do Acervo

TURU

Cabines de Estudo Individual
Salão Principal
Computadores Disponíveis para pesquisa
Balcão de Atendimento
Área do Acervo

BACABAL

Sala de estudo
Cabines de estudo Individual
Terminais de Consulta
Balcão de Atendimento
Área do Acervo

IMPERATRIZ

Sala de Estudo em grupo
Cabines de Estudo individual
Salão Principal
Terminais de Consulta
Sala de intenet
Balcão de Atendimento
Área do Acervo

Equipe Técnica

Coordenadora Geral da Rede de Bibliotecas
Gleice Melo (gleice.melo@ceuma.br);
Bibliotecárias das unidades de São Luís
Michele Silva (michele.silva@ceuma.br)
Verônica Santos (veronica.santos@ceuma.br)
Bibliotecária da unidade de Imperatriz
Marina Carvalho (marina.carvalho@ceuma.br)