Login
Home

Universidade Ceuma

Uma Universidade Completa

12 de março de 2014, 22:50 - Por Assessoria de Comunicação - Ascom da Universidade Ceuma

Inscrições abertas para o Programa de Mobilidade Internacional Bolsas Ibero-Americanas 2014

Bolsa

Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Programa de Mobilidade Internacional Bolsas Ibero-Americanas lançado pelo Banco Santander, através de sua Divisão Global Santander Universidades, até o dia 11 de maio de 2014.

As 141 universidades participantes do Programa de Bolsas Ibero-Americanas serão responsáveis por selecionar os jovens que receberão bolsa auxílio no valor equivalente a 3.000 euros para estudar durante um semestre em um dos países participantes: Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, México, Uruguai, Peru, Porto Rico e Portugal. A bolsa auxílio semestral deverá ser utilizada para cobrir as despesas com hospedagem, alimentação, transporte e outras necessidades durante os estudos.

A Coordenadora do Núcleo de Relações Internacionais da Universidade Ceuma, Profª Drª. Elizabeth Fernandes, ressaltou a importância do Programa para a formação profissional e pessoal dos estudantes de graduação das mais diversas áreas da universidade.

“O programa oferece uma oportunidade única de intercâmbio acadêmico e cultural entre países Ibero-Americanos, pelo qual os alunos selecionados serão capazes de vivenciar a vida acadêmica de uma universidade estrangeira e consequentemente tornar-se-ão disseminadores dos conhecimentos adquiridos no Brasil para o exterior e vice-versa. Além do impacto direto sobre os alunos selecionados, este programa proporciona a propagação de conhecimentos entre professores das instituições envolvidas”, explicou.

Os alunos do curso de Direito, Misael Mendes Rocha Júnior, Bruno Anderson e Denilson Cunha, foram selecionados na 3ª edição, em 2013, do Programa de Mobilidade Internacional Ibero-Americana. Os estudantes estão tendo a oportunidade de estudar durantes seis meses na Universidade de Coimbra, uma das mais antigas do mundo.

O aluno Bruno Anderson, do 8º período, afirmou que ir a Portugal trata-se não apenas de uma viagem, mas de uma oportunidade de representar os estudantes da Universidade Ceuma e que estudar na Universidade de Coimbra é um sonho realizado. “Dentre todas as Universidades portuguesas parceiras do programa, optei, de pronto, por esse tradicional e inigualável Centro Universitário. Afinal, estar entre suas fileiras de alunos, ainda que por um semestre, é algo simplesmente incrível, uma conquista pessoal, valorização como aluno.”, afirmou.

INSCRIÇÕES

Podem participar da iniciativa estudantes matriculados em uma das 141 universidades participantes. A inscrição deve ser feita diretamente no site do Santander Universidades (http://www.santanderuniversidades.com.br/bolsas/Paginas/ProgramadeBolsasIberoAmericanas.aspx) até o dia 11 de maio de 2014. A lista completa das instituições participantes também está no site.

A própria instituição de ensino é responsável por criar seu edital interno, que estabelece os pré-requisitos e processo de seleção para a participação dos universitários. Sendo assim, é necessário seguir os requisitos publicados no edital pela UNICEUMA para que as incrições possam ser deferidas. Dúvidas podem ser esclarecidas através do seguinte e-mail: elizabeth.soares@ceuma.br.

Para saber mais sobre as inscrições, clique aqui e confira o edital.